Radar Municipal

Projeto de Decreto Legislativo nº 98/2011

Ementa

DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DO TÍTULO DE CIDADÃ PAULISTANA A JUVÂNDIA MOREIRA LEITE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS *** SESSÃO SOLENE DE ENTREGA REALIZADA EM 27/08/2012 ÀS 19H NA QUADRA DOS BANCÁRIOS, RUA TABATINGUERA, 192, CENTRO SÃO PAULO - SP ***

Autor

Francisco Chagas

Apoiadores

Alfredinho

Data de apresentação

09/11/2011

Processo

02-0098/2011

Situação

aprovada

Norma aprovada

Decreto Legislativo nº 8, de 11 de abril de 2012

Comissões designadas

Tramitação

Deliberação

Encerramento

Processo encerrado em 11/04/2012 (PROMULGADO)

Documentos

Links relacionados

Câmara Municipal de São Paulo (SPLegis)
Câmara Municipal de São Paulo (Biblioteca)

Redação original

Dispõe sobre a concessão do TÍTULO DE CIDADÃ PAULISTANA a Juvândia Moreira Leite e dá outras providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO decreta:

Artigo 1º - Fica concedido o TÍTULO DE CIDADÃ PAULISTANA a Juvândia Moreira Leite pela sua dedicação aos trabalhos desenvolvidos às causas sociais, políticas, educação e defensora dos direitos humanos na Cidade de São Paulo.

Artigo 2º - A referida Honraria será outorgada em Sessão Solene, previamente convocada pelo Presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Artigo 3º - As despesas decorrentes do presente Decreto Legislativo, correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Artigo 4º. Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação.

Às Comissões competentes."

"JUSTIFICATIVA

É com grande satisfação que temos a honra de propor a entrega do Titulo de Cidadã Paulistana para a primeira presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Senhora Juvândia Moreira Leite, nascida em Nova Soure, agreste baiano. A 04ª de cinco filhos de Nivaldo Moreira Leite e Maria Gonzaga Leite, saiu pela primeira vez de sua terra natal aos 17 anos, quando foi escolhida com mais 21 estudantes da Bahia para participar de intercâmbio cultural no Canadá. Morou por três meses no país aprendendo francês e atuando em projetos sociais. Voltou à Bahia e pouco tempo depois, em 1991, veio para São Paulo, com objetivo de trabalhar e principalmente estudar. Trabalhou no comércio, e sete meses depois, já estava no Bradesco. Entrou no curso de Direito, com o sonho de ser juíza, mas foi na luta coletiva que viu a oportunidade muito maior de fazer justiça social. E formada em direito e pós-graduada em política e relações internacionais.

Funcionária do Bradesco da área de câmbio começou a fazer parte do Sindicato em 1997. Foi diretora de Assuntos Jurídicos, de Organização, além de secretária-geral quando, em maio de 2010, assumiu a direção da entidade. Em junho deste ano, entrou para história ao ser eleita como a primeira presidenta em 88 anos de existência do maior sindicato de bancários e financiários da América Latina. Tal entidade representa 138 mil trabalhadores dos 484 mil de todo o país. Sendo uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, onde atua nas negociações com a federação dos bancos (Fenaban), no âmbito da Campanha Nacional dos Bancários, com o objetivo de ampliar direitos, valorizar salários e melhorar as condições de trabalho da categoria.

E membro da diretoria ampliada da CUT Nacional e do Comitê Executivo da UNI Finanças (Sindicato Global dos Trabalhadores do Setor Financeiro).

É co-autora do livro "Sistema Financeiro e Desenvolvimento no Brasil" e do livro "Saúde dos Bancários"