Radar Municipal

Participações no Plenário

140ª Sessão Ordinária (11/05/2010)

ARSELINO TATTO (PT) - Relata sua participação no II Congresso do PDT com os pré-candidatos Aloizio Mercadante e Marta Suplicy. Critica o PSDB pela quantidade de pedágios no Estado e pela incompetência nos projetos do metrô. Comenta volta do Secretário Paulo Renato de Souza depois de 27 anos, sem melhora da Educação.

138ª Sessão Ordinária (05/05/2010)

ARSELINO TATTO (PT) - Registra seu apoio ao projeto de lei do Vereador Abou Anni, de reajuste para a Guarda Civil Metropolitana. Relata visita ao Terminal Varginha, onde constatou a situação precária do transporte. Comenta a falta de investimentos em transporte público, como o metrô, durante 27 anos de Governo do PSDB no Estado. Fala da candidatura de Aloizio Mercadante ao Governo do Estado.

ARSELINO TATTO (PT) - Em aparte, ressalta seu respeito ao Vereador Jamil Murad. Fala que o PSDB tem vergonha do ex-Presidente Fernando Henrique. Refere-se ao apoio da população ao Presidente Lula, ovacionado por milhares de pessoas na festa do 1º de Maio.

137ª Sessão Ordinária (04/05/2010)

ARSELINO TATTO (PT) - Pela ordem, cumprimenta o Grêmio pelo campeonato gaúcho de futebol, elogia o Santos pela vitória e lamenta fraude da bandeirinha contra o Santo André no campeonato paulista.

136ª Sessão Ordinária (28/04/2010)

ARSELINO TATTO (PT) - Fala da campanha do Jornalista Flávio Prado que diz "Não vá ao estádio". Diz não se interessar, pois é uma briga entre Jovem Pan e Rede Globo. Declara estar preocupado com questões como a construção do Hospital Parelheiros, a volta do Psiu à Cidade, a situação das famílias acampadas no Viaduto do Chá, o zoneamento, o Plano Diretor, a Educação e a criação de escolas profissionalizantes na periferia.

133ª Sessão Ordinária (14/04/2010)

ARSELINO TATTO (PT) - Defende o projeto que ressuscita a Lei do Psiu. Discorre sobre os efeitos da poluição sonora. Apela para que o projeto entre na pauta dos debates.

114ª Sessão Ordinária (10/02/2010)

ARSELINO TATTO (PT) - Rebate discurso do Vereador Natalini acerca da limpeza de bocas de lobo e coleta de lixo. Ressalta que o Executivo rompeu contrato com empresas encarregadas da limpeza dos piscinões pelo serviço mal executado. Fala da limpeza malfeita da calha do Rio Tietê e da obra de alargamento da Marginal do Tietê, responsabilidade do Governo do Estado. Responsabiliza o Governo do Estado pelas enchentes na região da várzea do Tietê. Cita a falta de água na Favela Paraisópolis. Parabeniza o PT pelos 30 anos de fundação e o Vereador Donato pela eleição à presidência do Diretório Municipal.

112ª Sessão Ordinária (04/02/2010)

ARSELINO TATTO (PT) - Comenta que o responsável pelas enchentes no Rio Tietê é o Governo do Estado de São Paulo. Defende a aprovação de uma CPI da Calha do Tietê para investigar os recursos do Governo do Estado utilizados naquele rio.

107ª Sessão Ordinária (09/12/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Pela ordem, contesta os oradores que o antecederam. Diz que as causas das inundações não são o El Niño, a chuva frontal, o alto índice pluviométrico, mas a incompetência do Governo PSDB-DEM e a malversação de dinheiro público.

69ª Sessão Extraordinária (25/11/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Em encaminhamento de votação, manifesta-se contrário à aprovação do projeto que propõe a revisão da Planta Genérica de Valores. Propõe a elaboração de um substitutivo que tire todo e qualquer aumento do IPTU.

97ª Sessão Ordinária (17/11/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Ressalta a falta de responsabilidade do Governo tucano na execução da obra do Rodoanel Sul, e na queda de viaduto sobre a Rodovia Régis Bittencourt. Fala da pressa do Governador Serra em querer entregar essa obra perto das eleições presidenciais; lembra do acidente com a Linha 4 do Metrô. Cita o escândalo da Alston e a empresa Engeterra, responsável por obras do Governo estadual. Comenta o aumento do IPTU para o próximo ano.

89ª Sessão Ordinária (28/10/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Trata de matéria da Folha de S. Paulo sobre a retomada da área pública ocupada pelo Clube Tietê, pela Secretaria de Esportes. Parabeniza o Secretário Walter Feldman. Lembra da CPI que investigou áreas públicas ocupadas por empresas e clubes sem nenhuma contrapartida para a Prefeitura. Cita algumas dessas áreas. Apela ao Prefeito e ao Ministério Público que retomem essas áreas ou cobrem contrapartida. Expressa o desejo de que algum Vereador do DEM ou do PSDB comente o problema das enchentes. Trata de alguns bairros que estão abandonados e questiona o que têm feito os Subprefeitos. Declara que alguns trabalham e têm vontade, mas não têm verba. Lamenta o estado que se encontra a Cidade.

83ª Sessão Ordinária (14/10/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Pela ordem, trata da compra de um equipamento de ressonância magnética para o Hospital Campo Limpo, no Governo Serra, que ainda não foi instalado. Declara que a saúde em São Paulo é a pior do Brasil e que o Secretário da Saúde é incompetente.

71ª Sessão Ordinária (09/09/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Discorre sobre a saída do Sr. Andrea Matarazzo da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. Fala das chuvas de ontem e das enchentes ocorridas por falta de limpeza das bocas de lobo e dos piscinões. Fala da obra de limpeza do Rio Tietê, que já dura 15 anos. Critica o corte de verbas do Orçamento para prevenção de enchentes, varrição da Cidade.

ARSELINO TATTO (PT) - Pela ordem, rebate declarações do Vereador Natalini a respeito da enchente de ontem. Cita o ex-Secretário Andrea Matarazzo. Fala da falta de manutenção dos piscinões.

65ª Sessão Ordinária (25/08/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Trata da ação de despejo na região de Capão Redondo. Discute a razão de o Poder Público não ter encontrado uma alternativa de moradia para as famílias. Lembra de um caso parecido, na década de 90, no Jardim Vera Cruz. Questiona por que a Prefeitura não resolveu o problema das famílias, o que está fazendo o Secretário da Habitação e que medidas serão adotadas pelo PSDB.

43ª Sessão Ordinária (27/05/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Diz que o projeto que acaba com serviço de frete não será votado hoje. Acha que o assunto deve ser tratado em projeto específico e debatido em audiências públicas.

42ª Sessão Ordinária (26/05/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Lembra que ontem, na zona Sul, nove ônibus foram depredados por pessoas revoltadas com o transporte público, que piorou na gestão tucana e do DEM. Critica o aumento da verba de publicidade ao mesmo tempo em que faltam vagas nas creches. Avisa que votará favoravelmente ao projeto sobre meio ambiente apenas se o artigo relacionado aos ônibus fretados for retirado; acha que os tema dos ônibus fretados deve ser tratado em lei específica.

34ª Sessão Extraordinária (26/05/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Diz tratar-se de questão de saúde pública, principalmente das crianças, que são estimuladas ao consumo excessivo de determinados alimentos. Declara que a atitude fere o Código de Defesa do Consumidor.

36ª Sessão Ordinária (12/05/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Esclarece que as contas da sua campanha eleitoral de 2008 foram aprovadas pelos órgãos competentes. Desmente a afirmação de que a empresa Pró-Result não prestou serviços e emitiu notas fiscais falsas. Avisa que, assim que receber manifestação do Promotor de Justiça Eleitoral, exercerá seu direito de defesa.

33ª Sessão Ordinária (05/05/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Comenta matéria jornalística sobre diminuição de público nos eventos dos CEUs durante a gestão Kassab. Acusa o Governo "demotucano" de desativar a proposta de inclusão social implementada pelo PT.

28ª Sessão Extraordinária (05/05/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Diz ao Vereador Claudio Fonseca que jamais se furtou de debater qualquer projeto. Equipara esse projeto ao Renda Mínima e ao Programa Bolsa Família. Cita a gestão de Marta Suplicy. Expõe o objetivo do projeto de dar direito a vaga a crianças que se encontram na fila de creches. Afirma que a Prefeitura não tem condições de construir novas creches, mas há um mecanismo, por meio do Orçamento, de convênios com os Governos Estadual e Federal, para destinar verba a essas famílias e, assim, solucionar a questão. Cita Grajaú, Cantinho do Céu, Capão Redondo, Campo Limpo, Jardim Vera Cruz e Parelheiros. Propõe aprovação desse projeto em primeira votação para posteriores debates e audiências públicas, com a presença de mães. Manifesta o desejo de preparar um substitutivo tratando da necessidade da busca de recursos, pela Prefeitura, com os Governos Estadual e Federal.

29ª Sessão Ordinária (22/04/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Cobra do Prefeito as promessas feitas em campanha. Diz que pediu informações sobre as obras viárias no Grajaú e do Hospital de Parelheiros e, como não teve resposta, acha que talvez seja o caso de começar a obstruir os trabalhos da Casa ou encaminhar as reivindicações ao Ministério Público.

26ª Sessão Ordinária (15/04/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Afirma que o pronunciamento do Vereador Dalton Silvano deixou clara a intenção da Comissão de favorecer o Corinthians. Conta que presidiu a CPI das Áreas Públicas, na qual foram levantadas mais de 150 áreas públicas utilizadas de forma indevida. Diz que duas dessas áreas são ocupadas pelo Corinthians: uma em Itaquera e outra é um terço do estacionamento do Parque São Jorge. Cita outras áreas da Prefeitura que são usadas por times de futebol. Acredita que essa discussão se desvia dos problemas reais da Cidade.

ARSELINO TATTO (PT) - Deseja participar da Comissão. Defende que o Pacaembu é do povo, é um patrimônio histórico e que o Corinthians deve devolver a área de Itaquera e parte do estacionamento do Parque São Jorge, que são da Prefeitura ou deve haver alguma contrapartida.

21ª Sessão Ordinária (01/04/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Em comunicado de liderança, elogia a exposição do orador anterior e sugere que a Casa convoque o Secretário de Saúde para prestar esclarecimentos. Fala do descontentamento da população do Jardim das Imbuias com a intenção da Secretaria de Segurança Pública de transferir presos das delegacias de bairros nobres para o 101º Distrito Policial. Informa que haverá um ato de repúdio em frente ao DP.

18ª Sessão Ordinária (25/03/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Pede ao Líder do Governo informações sobre a construção do Hospital de Parelheiros, como foi prometido durante a campanha eleitoral. Informa que na próxima sexta-feira haverá um ato público na região a favor da construção do hospital.

17ª Sessão Ordinária (24/03/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Agradece ao Prefeito Kassab, ao Secretário de Esportes, Walter Feldman e ao Secretário de Participação e Parceria, Ricardo Montoro por viabilizarem a construção do CDM da Mocidade Ativa Cristã, na região da Capela do Socorro, Jardim das Imbuias. Cobra a solução da falta de vaga nas creches e escolas, principalmente na região Sul. Pede apoio ao projeto de lei da Bolsa Creche. Reprova o projeto encaminhado pelo Governo Municipal, que prevê mais 30 anos de concessão para a Sabesp, sem contrapartida para o município. Cita as regiões de Marsilac, Barragem e Embu. Considera a situação uma preparação para a possível privatização da Sabesp.

16ª Sessão Ordinária (18/03/2009)

Arselino Tatto (PT) - Corrobora a crítica da oradora e cobra do Governo uma política pública emergencial para resolver o problema. Apregoa o pagamento de "bolsa-creche" para mães que não conseguem vagas para suas crianças.

14ª Sessão Ordinária (11/03/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Cobra do Prefeito uma solução para a falta de vagas nas creches. Rebate crítica feita a projeto de sua autoria, que prevê pagamento para famílias que não conseguem vaga nas creches da rede pública, e pede a seus críticos que apresentem alternativas. Acusa os tucanos de incompetência administrativa.

13ª Sessão Ordinária (10/03/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Dá razão ao Vereador Alfredinho quanto à mortalidade infantil e à má qualidade da merenda escolar. Fala do déficit de vagas nas creches e escolas públicas. Informa que apresentou projeto de lei instituindo o Programa Auxílio-Creche, para famílias que não conseguem matricular suas crianças na rede pública, e conclama os Vereadores a aprová-lo imediatamente.

ARSELINTO TATTO (PT) - Refuta a comparação de sua proposta com idéias adotadas por Maluf ou por neoliberais. Pede que o PPS explique por que Roberto Freire recebe salário de 12 mil reais sem trabalhar na Cidade.

3ª Sessão Ordinária (05/02/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Pede um minuto de silêncio pelo falecimento do Deputado Federal Adão Pretto, do Rio Grande do Sul. - Minuto de silêncio.

Arselino Tatto (PT) - Considera incrível que o orador não seja a favor de CPI, já que a notícia deixa claro que agentes públicos receberam propina. Lembra que Vereadores do PSDB fizeram parte de Comissão de Estudos, presidida por Paulo Fiorilo, cujo resultado foi encaminhar relatório ao MP e à Câmara, que tem obrigação de abrir CPI para investigar. Diz que o PSDB tem medo de CPI e que a Casa tem de investigar também o problema das construções irregulares e dos shopping centers.

1ª Sessão Ordinária (03/02/2009)

ARSELINO TATTO (PT) - Reitera a necessidade da participação dos munícipes nos debates sobre a revisão do Plano Diretor. Critica o fato de Roberto Freire, Presidente Nacional do PPS, receber da Prefeitura para ser conselheiro de duas empresas municipais. Acha que a Casa deve criar CPI para investigar os shoppings que funcionam de forma irregular na Cidade. Pergunta onde estavam o Governador e o Secretário de Segurança ontem, enquanto o bairro Paraisópolis era uma praça de guerra. Lamenta que o PCC tenha surgido durante o Governo de Geraldo Alckmin, do PSDB.

ARSELINO TATTO - Parabeniza o Sr. Presidente pelo eleição para o terceiro mandato consecutivo. Deseja um ótimo mandato ao Presidente do Tribunal de Contas do Município, assim como aos Vereadores reeleitos e recém-eleitos. Anuncia o Vereador João Antônio como o novo Líder da Bancada do PT na Casa, cargo do qual se despede agradecendo a todos pelo apoio recebido.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo