Radar Municipal

Participações no Plenário

144ª Sessão Ordinária (19/05/2010)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Pela ordem, parabeniza o Presidente Lula e toda sua assessoria pelo posicionamento nas negociações com o Irã. Registra o lançamento da pré-candidatura de Paulo Skaf ao Governo do Estado.

141ª Sessão Ordinária (12/05/2010)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Informa que na reunião da Comissão de Administração Pública foi trazida pelo Vereador Penna a necessidade de lei para que o aquecimento da água seja feito por energia solar. Lembra que a distribuição da energia elétrica das usinas e parte da sua transmissão é privatizada e cita a Eletropaulo. Entende que não se conseguirá implantar uma política de utilização da energia solar enquanto o monopólio da distribuição elétrica pertencer a um particular.

137ª Sessão Ordinária (04/05/2010)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Refere-se ao Plano Municipal de Educação e projeto do Executivo que deverá ser enviado à Câmara após a Conferência de Educação e a realização de debates e encontros temáticos pela sociedade civil.

ELISEU GABRIEL (PSB) - Pela ordem, opina que o Vereador Paulo Frange é a pessoa que mais entende e estuda as matérias da Casa, como o Plano Diretor. Esclarece que seu assessor foi confundido com um representante do Governo, mas não houve segunda intenção e que os trabalhos da Comissão devem prosseguir.

136ª Sessão Ordinária (28/04/2010)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Pela ordem, fala do andamento da construção do Plano Municipal da Educação, ao qual o PSB dá pleno apoio. Destaca a possibilidade de participação da população nas plenárias desse debate.

181ª Sessão Solene (16/04/2010)

PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Sessão solene destinada à comemoração dos 80 anos do CPP, Centro do Professorado Paulista, de acordo com o Requerimento nº 55 de 03/03/2010, de autoria deste Vereador. ORADORES: Eliseu Gabriel, Rosely Arrojo, José Maria Cancelliero, Maria Lúcia de Almeida, Silvio dos Santos Martins, Célia Terranova Mauro, Maria Abadia Lemos, Loretana Pancera, Merlúzia Ribeiro Luz Kiryu, Patrícia de Almeida Rangel, Eduardo Césere Baságlia.

178ª Sessão Solene (12/04/2010)

PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Sessão solene destinada à entrega de Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo à Dra. Zilda Arns Neumann, in memoriam, nos termos do Decreto Legislativo nº 8, de 24/03/2010, dos Vereadores Eliseu Gabriel e Gabriel Chalita. ORADORES - Vereador Eliseu Gabriel, Vereador Gabriel Chalita, Vereador Natalini, José de Anchieta Ribeiro Santos, Alberina Luiza Daltrini Felice, Julio Lancellotti e Rogério Arns.

128ª Sessão Ordinária (30/03/2010)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Comenta sua participação no programa Sala de Visita, em que se tratou da sobrecarga de trabalho dos professores em função da informática e de sites de relacionamentos. Defende a remuneração desses profissionais por esse excesso de trabalho. Aborda a falta de condições de trabalho dos professores de escola pública e seus salários achatados. Repudia a prova a que devem ser submetidos.

170ª Sessão Solene (22/03/2010)

PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) -Sessão solene destinada à entrega do Título de Cidadão Paulistano ao Sr. Wilson Hiroshi Tanaka, realizada na Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Rua Dr. Plínio Barreto, 285 Bela Vista, por iniciativa do Vereador Eliseu Gabriel.

166ª Sessão Solene (19/03/2010)

PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Sessão solene destinada a homenagear os 50 anos do Colégio Agostiniano São José, nos termos do Requerimento nº 24, de 04 de fevereiro de 2010, de autoria deste Vereador. ORADORES: Eliseu Gabriel, Javier Garcia Martínez, José Florêncio Blanco, José Carlos Stangarlini, Tarcísio de Oliveira Santos.

86ª Sessão Extraordinária (10/03/2010)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Pela ordem, declara que houve uma vitória importante, mas a luta ainda é muito longa. Convida todos para a audiência pública da Comissão de Administração Pública sobre o PL 46/2010, do Executivo, sobre a GDA.

120ª Sessão Ordinária (03/03/2010)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Afirma que no Brasil não há educação de qualidade por falta de dinheiro e que o sistema financeiro fica com 10% do PIB, enquanto a educação fica apenas com 3%. Considera absurda a legislação que favorece a especulação financeira e permite o contingenciamento dos recursos do setor educacional.

152ª Sessão Solene (25/02/2010)

PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Sessão solene destinada à comemoração dos 125 anos de Pirituba, no Shopping Pirituba, na Av. Benedito de Andrade, 71/81, por iniciativa do Vereador Eliseu Gabriel.

113ª Sessão Ordinária (09/02/2010)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Pela ordem, anuncia os nomes indicados pelo PSB para compor as Comissões Permanentes.

80ª Sessão Extraordinária (15/12/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Pela ordem, em nome do PSB, saúda e agradece aos parlamentares e aos funcionários da Casa, desejando boas festas a todos.

77ª Sessão Extraordinária (15/12/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Pela ordem, parabeniza a todos os membros eleitos. Fala da luta por um Parlamento mais forte.

75ª Sessão Extraordinária (10/12/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Pela ordem, avisa que só aceitará a autoria do projeto se o Vereador Goulart for coautor.

ELISEU GABRIEL (PSB) - Pela ordem, comunica que não reivindicou o projeto e oferece-se para abrir mão de sua autoria em favor do Vereador Goulart.

107ª Sessão Ordinária (09/12/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Pela ordem, defende a elaboração de um plano metropolitano de combate às inundações, pensado de forma global. Volta a defender que a dívida pública do Município com o Governo Federal seja renegociada com taxa de juros praticada agora e agradece aos Vereadores que apoiaram moção de sua autoria nesse sentido.

139ª Sessão Solene (07/12/2009)

PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Sessão solene destinada à comemoração dos 75 anos do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, conforme Requerimento n° 226, de 7 de outubro de 2009, de autoria deste Vereador. ORADORES: José Roberto Cardoso, Manuel Carlos de Lima Rossitto, Luiz Antonio Salata, Jamil Murad, Eliseu Gabriel, Murilo Celso de Campos Pinheiro.

103ª Sessão Ordinária (01/12/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Lembra que, quando Celso Pitta negociou a dívida de São Paulo com o Governo Federal, a taxa de juros no País era maior. Sugere que, na conjuntura atual, a Câmara proponha que o Governo Federal abra mão de parte dos juros da dívida em benefício da construção de linhas de metrô na Cidade.

95ª Sessão Ordinária (11/11/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Comenta que o problema do apagão ocorrido pode ter sido causado por falha na transmissão, mas a questão da privatização das empresas de energia elétrica pode estar por trás do problema. Lembra que a privatização do setor de energia levou o País a uma das piores distribuições de energia do mundo.

94ª Sessão Ordinária (10/11/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Conta que o Brasil já teve grandes oportunidades de se tornar uma grande nação e as perdeu. Cita a revolução de 1930 liderada por Getúlio Vargas. Fala que, para o País não perder essa oportunidade, tem de construir um Plano Nacional de Desenvolvimento.

ELISEU GABRIEL (PSB) - Fala sobre o pré-sal, enaltecendo a descoberta da Petrobras. Atenta para o fato de que a legislação instituída no Governo Fernando Henrique defende o regime de concessão. Aponta algumas questões do projeto de lei do Governo Federal, como: a mudança do atual sistema de concessão para um sistema de partilha; a criação da Petro-Sal, uma empresa 100% estatal; a capacitação do Brasil a ser explorador de derivados de petróleo; e a criação de um Fundo Soberano. Cita a Vale do Rio Doce.

109ª Sessão Solene (22/10/2009)

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Sessão solene destinada à comemoração do 20º aniversário de fundação do Projeto MOVA-SP, conforme Requerimento nº 174, de 12 de agosto de 2009, de iniciativa deste Vereador e do Vereador Chico Macena. ORADORES: Maria Vanda, Ivanir Barros, Iraci Ferreira, Moacir Gadotti, Lutgardes Costa Freire, Pedro Pontual, Alfredinho, Marina, Danilo, Mara, Francisco, Costa Sena, Mauro de Queiroz, Chico Macena, Eliseu Gabriel.

87ª Sessão Ordinária (22/10/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Fala sobre fidelidade partidária e lamenta que o PSDB tenha acionado a Justiça para reaver a vaga do Vereador Gabriel Chalita, que trocou o Partido pelo PSB. Argumenta que a mudança de partido por divergências ideológicas é prevista em lei.

84ª Sessão Ordinária (15/10/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Parabeniza os professores e os profissionais da educação pela passagem de seu dia. Discorre sobre o trabalho do professor e sobre a questão do financiamento da educação.

100ª Sessão Solene (03/10/2009)

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Sessão solene destinada à comemoração do 75º aniversário do Bairro Itaim Bibi, nos termos do Requerimento nº 150, de 30 de junho de 2009, deste Vereador. ORADORES: José Carlos Gueta, Eliseu Gabriel, Paulo Gollart, Gonzalo Ferreyra, Ivone Cyriaco, Marco Antônio Castello Branco, Helcias Bernardo de Pádua, Luiz Dias.

71ª Sessão Ordinária (09/09/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Fala sobre a violência urbana. Comenta as perseguições policiais que vêm ocorrendo na Cidade, atingindo pessoas inocentes com balas perdidas. Cita o caso da adolescente morta por policial municipal na favela de Heliópolis.

65ª Sessão Ordinária (25/08/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Fala do suicídio de Getúlio Vargas. Cita a Lei da Anistia, Arraes e Brizola. Diz que hoje o País é democrático, mas muito ainda não foi resolvido. Informa que haverá um evento, "Brasil 30 anos de Anistia", que contará com a presença do Ministro Paulo de Tarso Vannuchi, do Dr. Luiz Antonio Marrey, da Dra. Terezinha Zerbini, entre outros, realizado em conjunto com o Fórum dos ex-Presos e Perseguidos Políticos. Trata da questão da indenização.

ELISEU GABRIEL (PSB) - Agradece ao Vereador José Américo. Diz que a questão da indenização é fundamental para que o Pode Público possa afirmar-se como democrático. Convida todos para o evento que é uma parceria com diversas entidades.

47ª Sessão Extraordinária (19/08/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Pela ordem, em nome de sua bancada, manifesta sua concordância com o encaminhamento da Mesa Diretora quanto ao PLO 09/2009.

62ª Sessão Ordinária (18/08/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Faz um convite a todos para participarem da Frente Parlamentar em defesa da microempresa, que será instalada na Câmara. Anuncia que após a instalação haverá o Primeiro Seminário do Microempreendedor Individual. Fala sobre o evento que a Comissão de Educação organizou ontem: "O Esporte como Recurso Educacional em São Paulo". Diz que estiveram presentes os Secretários Walter Feldman e Ricardo Montoro, o Deputado Vicente Cândido, o Dr. Egídio Dória, o Sr. Edélcio Paschoalin e os atletas Ana Moser, Raí e a Magic Paula. Salienta que o esporte é tratado como complemento na educação e recebe poucos recursos. Cita o Fundo Municipal de Esportes e o Funcad. Considera que tem de trabalhar para que o esporte tenha um plano municipal.

ELISEU GABRIEL (PSB) - Informa que a Comissão tem de debater para apresentar uma proposta, a fim de avaliar de que forma contribuíram para que o esporte seja um instrumento de educação.

61ª Sessão Ordinária (13/08/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Registra a realização da Conferência Municipal de Educação, organizada em conjunto com a Conferência Nacional e Estadual de Educação, no próximo fim de semana, quando será lançado um documento-base para o debate do Plano Municipal de Educação. Fala do seminário que ocorrerá no dia 17 de agosto, na Câmara, com o tema Esporte como Recurso Educacional em São Paulo, organizado pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes.

46ª Sessão Extraordinária (12/08/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Informa que a Comissão de Educação realizará um evento na CMSP intitulado Esporte como Recurso Educacional na Cidade de São Paulo. Diz que estarão presentes os Secretários Walter Feldman e José Ricardo Franco Montoro, o Deputado Vicente Cândido e professores ligados ao esporte, Magic Paula, Raí e Ana Moser. Convida a todos.

57ª Sessão Ordinária (05/08/2009)

PRESIDÊNCIA DO SR. ELISEU GABRIEL SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - A requerimento do Vereador Police Neto, põe a votos o adiamento dos itens 48 a 57. Aprovado, passa ao item seguinte. "Discussão e votação únicas do VETO TOTAL ao PL 476/2002, do Vereador ANTONIO CARLOS RODRIGUES (PR). Institui a gratificação de produtividade aos servidores integrantes das carreiras de engenheiro, arquiteto e agrônomo da Administração Pública Municipal, e dá outras providências. (DOCREC - 874/06) REJEIÇÃO MEDIANTE VOTO FAVORÁVEL DA MAIORIA ABSOLUTA DOS MEMBROS DA CÂMARA." Abre a discussão. Não havendo inscritos, põe a votos a manutenção do veto total. Aprovada, determina arquivamento do projeto.

56ª Sessão Ordinária (04/08/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Saúda o Sr. Benedito Ribeiro, grande lutador; o Sr. Almino Affonso, que sempre lutou pela justiça social, parabenizando-o; o Sr. Eurípedes Sales, Conselheiro do Tribunal de Contas, e à Vereadora Edir Sales, tendo a certeza de que engrandecerá esta Casa.

52ª Sessão Ordinária (23/06/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Em nome do PSB , registra pesar pelo falecimento do irmão do Vereador Agnaldo Timóteo.

49ª Sessão Ordinária (16/06/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Convida todos a participarem do I Ciclo de Debates do Plano Municipal de Educação, cujo tema é educação integral. Informa que convidaram a Profa. Laurinda, que participou da construção dos CIEPs e a Profa. Cida Perez, que foi Secretária da Educação no Governo Marta. Cita o CEU

48ª Sessão Ordinária (10/06/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Conta que foi até a USP. Declara-se favorável à moção proposta e diz que seu Partido assinará. Lê uma nota oficial à Imprensa feita pelo PSB. Diz que o Partido lamenta e repudia esse tipo de ação policial sem justificativa. Comenta que o diálogo é difícil, mas deve ser buscado.

37ª Sessão Extraordinária (03/06/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Declara que esse é o terceiro grande PL do Executivo em que a participação da sociedade, dos Vereadores e da Liderança foi de grande importância. Fala que, como dizia o Vereador Wadih Mutran, a Câmara não está de joelhos, está praticando a democracia e dando exemplo para o Brasil.

28ª Sessão Extraordinária (05/05/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Cita a Era Vargas. Lamenta que a leitura e o estudo não atraiam a população, muito menos os jovens. Lê um trecho do projeto, dizendo que o objetivo é criar uma semana de incentivo e orientação ao estudo e à leitura. Cita o Presidente Obama. Defende que, para sair da crise, é preciso incentivar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Considera o PAC um programa importante para aquecer a economia, mas lamenta que pouco se fale em investimento maciço em educação no país.

26ª Sessão Extraordinária (28/04/2009)

Eliseu Gabriel (PSB) - Afirma que é direito do cidadão ter segurança no transporte escolar e que o critério de distância para acesso a ele deve ser revisto. Defende o transporte escolar como parte do processo educacional e o transportador como parte do insumo para a educação. Informa que o transporte escolar está incluso no Orçamento obrigatório destinado à Educação.

Eliseu Gabriel (PSB) - Defende que o bullying seja objeto de mobilização da sociedade, não só do ensino municipal, e que a mídia deve entrar na iniciativa, pois trata-se de uma questão mundial: a intolerância.

29ª Sessão Ordinária (22/04/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Salienta que as doações que recebeu em campanha são legais. Explica que apresentou o PL 448/08 para resolver problemas da outorga onerosa em Zepecs. Reclama que, apesar de ter explicado essa proposta para uma jornalista que o entrevistou, a mesma publicou que seu projeto permite construir em áreas tombadas. Diz que a imprensa está desinformando a população.

ELISEU GABRIEL (PSB) - Em comunicado de liderança, registra o apoio do PSB ao Pl 87/2009, do Executivo. Salienta que a Casa tem de se preocupar com a Revisão do Plano Diretor. Explica à jornalista mencionada na sua fala anterior que tombamento de imóvel é diferente de tombamento de bairro.

26ª Sessão Ordinária (15/04/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Critica a terceirização de serviços, pois se perde o controle político. Manifesta-se contra a terceirização da merenda escolar. Cita seu projeto de lei que cria uma empresa pública de transportes coletivos para operar 7% do sistema. Comenta matéria veiculada na Folha de S. Paulo. Lamenta que as empresas vençam os pregões, cumpram parte do contrato e então quebram ou desaparecem, deixando as dívidas para a União ou o Estado. Cita a Controladoria Geral da União.

25ª Sessão Ordinária (14/04/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Associa-se às homenagens aos Srs. Palmiro Mennucci, Carlos Wilson e João Hermann Neto, em nome da sua bancada.

22ª Sessão Ordinária (02/04/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Congratula-se com a inauguração de espaço cultural pela grupo Ibep-Nacional. Apesar de ser a favor do PAC e da construção de um milhão de casas, critica o fato de serem programas emergenciais. Acha que o País precisa de um plano nacional de desenvolvimento. Fala sobre a retomada da elaboração do Plano Municipal de Educação da Secretaria, que enviará projeto à Casa.

14ª Sessão Extraordinária (18/03/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Comenta que o projeto é de interesse para a Educação, porque a descentralizará nas Diretorias de Ensino. Afirma que o PSB é favorável ao PL 263/05.

12ª Sessão Ordinária (04/03/2009)

Eliseu Gabriel (PSB) - Congratula o orador pelo raciocínio. Julga que este é o momento de o País afirmar sua soberania como Nação.

8ª Sessão Ordinária (18/02/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Discorre sobre o que chama de nova globalização, que provocará profundas modificações nos parlamentos. Entende que a crise econômica mundial poderia ter sido evitada se houvesse maior autonomia dos Estados e regulamentação do mercado e do sistema financeiro. Acha que o Brasil precisa se preparar para concorrer internacionalmente desenvolvendo ciência e tecnologia. Expõe suas idéias para o desenvolvimento da Cidade e do País, com maior interferência do Estado.

7ª Sessão Ordinária (17/02/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Refere-se ao incidente ocorrido no Morumbi, no jogo Corinthians e São Paulo, e diz que se deve desenvolver uma cultura da paz e tolerância para coibir a violência entre torcedores. Acredita que a merenda escolar faz parte do processo educacional e não deve ser terceirizada, mas preparada e servida por agentes escolares.

2ª Sessão Ordinária (04/02/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Saúda os Vereadores novos e os reeleitos. Registra sua alegria por ver sancionado o PL 426, de sua autoria, que trata da situação de professores comissionados. Fala da Lei 14.492, de sua autoria, sobre segurança na área escolar e exorta a comunidade a fazer com que seja aplicada.

1ª Sessão Ordinária (03/02/2009)

ELISEU GABRIEL (PSB) - Saúda os colegas novos e os reeleitos, assim como o Conselheiro Braguim, Do Tribunal de Contas. Anuncia que será o novo Líder da Bancada do PSB na Casa. Refere-se à crise econômica como resultado da liberdade dada ao mercado.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo