Radar Municipal

Projeto de Decreto Legislativo nº 100/2011

Ementa

DISPÕE SOBRE A OUTORGA DO TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO AO DR. ERNST WOLFGANG HAMBURGUER *** SESSÃO SOLENE DE ENTREGA REALIZADA EM 02/12/13 ÀS 19H NO SALÃO NOBRE ***

Autor

Eliseu Gabriel

Apoiadores

Noemi Nonato

Data de apresentação

24/11/2011

Processo

02-0100/2011

Situação

aprovada

Norma aprovada

Decreto Legislativo nº 9, de 11 de abril de 2012

Comissões designadas

Tramitação

Deliberação

Encerramento

Processo encerrado em 11/04/2012 (PROMULGADO)

Documentos

Links relacionados

Câmara Municipal de São Paulo (SPLegis)
Câmara Municipal de São Paulo (Biblioteca)

Redação original

"Dispõe sobre a outorga do Título de Cidadão Paulistano ao Dr. Ernst Wolfgang Hamburger".

A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO decreta:

Art. 1º - Fica concedido ao Dr. Ernst Wolfgang Hamburger, o Título de Cidadão Paulistano.

Art. 2º - A entrega da referida honraria será efetuada em Sessão Solene, a ser previamente convocada pelo Presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Art. 3º - As despesas decorrentes da execução do presente correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 4º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões, Às Comissões competentes."

"JUSTIFICATIVA

Dr. Ernst Wolfgang Hamburger, nasceu em Berlim, Alemanha em 8 de junho de 1933, emigrou para o Brasil com seus pais aos três anos de idade. Estudou física na Universidade de São Paulo (USP), graduando-se em 1954, com doutorado na Universidade de Pittsburgh, EUA, em 1959.

Atualmente é professor titular aposentado, tendo sido chefe do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Pesquisador em Física Nuclear Experimental, publicou em revistas internacionais e nacionais artigos sobre reações nucleares e a estrutura do núcleo atômico.

Como professor do IFUSP reorganizou o ensino de Física Geral e Experimental, ampliou os laboratórios didáticos. Dirigiu filmes didáticos para acompanhar os cursos. Propôs e dirigiu, nos anos iniciais, uma área interdisciplinar de pós-graduação dedicada ao Ensino da Física e das Ciências, pioneira no país, que hoje já formou centenas de mestres. Coordenou o Projeto de Ensino de Física, que desenvolveu um novo currículo de física para o ensino médio, publicado nos anos 1975 pela FENAME, do Ministério da Educação.

Na TV Cultura, na época canal 2, supervisionou a elaboração de vídeos para ensino de Física, dentro do Programa "Colégio 2". Coordenou o conteúdo da série "Minuto Científico" em 1995.

No Programa Telecurso 2000, patrocinado pela Fundação Roberto Marinho e Federação das Indústrias de Estado de São Paulo, FIESP, foi supervisor do Curso de Física de 2º. Grau. Foram publicados pela Editora Globo dois volumes com total de 50 capítulos, e produzidos 50 vídeos correspondentes, levados ao ar pela TV Globo e TVs Educativas, inclusive TV Cultura.

Em anos recentes dedicou-se principalmente à pesquisa e desenvolvimento em educação em física e ciências, divulgação e popularização da ciência, inclusão social. Foi diretor da Estação Ciência, Centro de Divulgação Científica da USP, onde renovou as exposições científicas e atividades educacionais. Foi diretor e/ou conselheiro de associações profissionais como SBF, SBPC, ADUSP, ABCMC. É membro da Academia Brasileira de Ciências, Comendador da Ordem Nacional de Mérito Científico do Brasil e recebeu distinções de Divulgação Científica nacional (Prêmio José Reis, do CNPq) e internacionais (Prêmio Kalinga, da UNESCO e Prêmio Latino Americano da Red Pop e UNESCO).

Foi casado com a física Amélia I. Hamburger, sua colega na universidade, recentemente falecida, com quem teve cinco filhos e tem seis netos.