Radar Municipal

Projeto de Decreto Legislativo nº 111/2011

Ementa

DISPÕE SOBRE A ENTREGA DE "TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO" PARA O DR. EDUARDO BLANCO CARDOSO *** SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DE HONRARIA REALIZADA EM 17/04/2012 ÀS 19H NO SALÃO NOBRE ***

Autor

Senival Moura

Data de apresentação

14/12/2011

Processo

02-0111/2011

Situação

aprovada

Norma aprovada

Decreto Legislativo nº 11, de 11 de abril de 2012

Comissões designadas

Tramitação

Deliberação

Encerramento

Processo encerrado em 11/04/2012 (PROMULGADO)

Documentos

Links relacionados

Câmara Municipal de São Paulo (SPLegis)
Câmara Municipal de São Paulo (Biblioteca)

Redação original

Dispõe sobre a entrega de "Título de Cidadão Paulistano" para o Dr. Eduardo Blanco Cardoso.

Art. 1.º - Fica concedido para Dr. Eduardo Blanco Cardoso, o Título de Cidadão Paulistano.

Art. 2.º - A entrega do referido Título será efetuada em Sessão previamente convocada pelo presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Art. 3.º - As despesas decorrentes do presente decreto correrão dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 4º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, em Às Comissões competentes".

"JUSTIFlCATIVA

Dr. Eduardo Blanco Cardoso nasceu em Montevidéu - Uruguai, em 28 de junho de 1957, sendo filho do Dr. Olívio Germán Blanco Bresque, advogado, e da Profa. Maria Esther Cardoso Cuenca, educadora. Procedente de uma família cristã, recebeu de seu pai lições diárias de cultura, de civismo, de amor e respeito à pátria. De sua mãe, uma esmerada educação e os princípios de retitude, tolerância e solidariedade para com o próximo. Com seis anos de idade ingressa na Escola Pública, e aí recebe educação científica, moral, democrática e ética, assim como o conhecimento pleno de seus deveres e direitos de cidadão, que lhe acompanharão na vida adulta. Recebe-se de médico com distinção e louvor, orientando-se ao exercício da Obstetrícia e Ginecologia. Depoimentos de amigos da época, destacam que o Dr. Blanco "sempre manteve um trato cortês e atento, disposto a apreender sempre algo de seu semelhante, independentemente do lugar social que este ocupasse". Seu ecletismo, o leva a estudar e a interessar-se por tudo, especialmente pela condição sanitária da mulher na América Latina, que o conduziria inexoravelmente à maior autoridade na matéria: o saudoso Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti.

Assim, com uma carta de apresentação do Prof. Dr. Roberto Caldeyro Barcia, iminente cientista uruguaio, único uruguaio a ser nomeado para o Prêmio Nobel, com quem Dr. Blanco conviveu na condição de amigo e aluno, passou a realizar em São Paulo, um estágio de três meses, inicialmente no Hospital Pérola Byington e posteriormente, no Hospital das Clínicas, na Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), sob orientação do próprio Prof. Pinotti e da Profa. Dra. Angela Maggio da Fonseca. Nesta breve passagem, o Dr. Blanco demonstrou habilidades técnicas, morais e éticas que o fizeram, por oposição e mérito, ser escolhido para uma das vagas no Curso de Pós-Graduação da Cátedra de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP, constituindo-se no primeiro latino-americano a cursar Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado na referida Especialidade. Durante esse tempo, o Dr. Blanco foi bolsista de Instituições de porte como CAPES e FAPESP, demonstrando a idoneidade acadêmica do candidato. O Dr. Blanco na sua permanência no Hospital das Clínicas desenvolve uma profícua produção intelectual nas áreas de climatério e menopausa, câncer ginecológico e mamário e imagenologia feminina. Esta última, o leva a realizar um segundo Doutorado no Departamento de Radiologia da FMUSP sob-orientação do Prof. Dr. Ayrton Roberto Pastore.

Nos meios universitários, mostrou-se sempre um homem disciplinado, com grande domínio de si mesmo, cérebro e vontade, transformando o pensamento em obra como o demonstram os numerosos prêmios e trabalhos registrados no Currículo Lattes, que pode ser consultado por todos na internet (http://lattes.cnpq.br/4076182146933990).

Levado pelo virtuosismo humano do Dr. Pinotti, onde a "principal ciência a ser cultivada é a do bem", percorre ao seu convite um novo universo, o público-institucional, representado pelas Secretarias: Municipal de Saúde, Municipal de Educação, de Ensino Superior e a recentemente extinta, Secretaria Especial da Mulher do Município de São Paulo.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Dr. Blanco, nos anos de 2010 e 2011, destacam-se vários cursos de capacitação envolvendo mais de 4.000 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) procedentes das regiões Norte e Sul do Município. Focados na promoção da saúde, prevenção e detecção precoce das principais doenças femininas, visaram maximizar as competências dos ACS relacionadas com a atenção primária na sua vertente mais individualizada: educação.

Certamente, "é a ciência do bem que auxilia, a que restitui, a que alivia, a que faz surgir a força no músculo do trabalhador e o equilíbrio no obreiro intelectual, sem distinção, e a que faz retumbar os ecos harmoniosos da alegria de viver".

Procedente desse "caldo de cultivo fértil", o Dr. Blanco desenvolve desde 2004, voluntariamente, inúmeros cursos e palestras para educadores, alunos e comunidade das escolas públicas municipais e estaduais, abordando temas como saúde sexual e reprodutiva, DST/HIV/AlDS, álcool e drogas, câncer e saúde da mulher, entre outros. Este pioneirismo constitui um compromisso na vida do Dr. Blanco, em reconhecimento aos seus princípios alimentados pela obra ilustre do Prof. Pinotti, seu mestre, que entre demonstrações públicas de afeto e reconhecimento, chegou a manifestar em uma das suas dedicatórias datada em 29/09/2004: "Ao Dr. Blanco, presente de meu amigo Caldeyro Barcia, e eminente ginecologista. Com minha admiração e agradecimento pelo excelente trabalho em pró das mulheres pobres de São Paulo!" Esta frase resume a vida de dedicação e serviço que o Dr. Blanco tem assumido com a população do Estado de São Paulo e da cidade paulistana.

Consultando seu currículo, além dos inúmeros aportes científicos registrados em congresso, simpósios, prêmios e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, destacam-se, particularmente na área da educação, inúmeros eventos, cursos e palestras proferidas nos locais mais remotos do estado, e em horários muitas vezes adversos ao conforto pessoal. Viajar pelas páginas que compõem sua vasta súmula curricular no país, nos faz experimentar o sentimento de reconhecimento a uma vida exemplar. "As palavras são pequenas, mas os exemplos são gigantes" e é isso o que se recolhe de seu trabalho primoroso, abnegado, desprendido de todo interesse pecuniário e dedicado essencialmente à mulher brasileira, a essa "heroína" da cidade de São Paulo e a sua família.

Diante de todo exposto, o vereador Senival Moura (PT/SP) propõe que a Câmara Municipal de São Paulo conceda ao Dr. Eduardo Blanco Cardoso o honroso título de Cidadão Paulistano. Para o vereador, essa é uma homenagem justa ao orientador, cientista e educador Dr. Blanco que, sem dúvida, honrará muito esse título que receberá com justo merecimento por sua contribuição dada à cidade de São Paulo e pelo muito que ainda fará pelo engrandecimento do Brasil.