Radar Municipal

Projeto de Decreto Legislativo nº 112/2011

Ementa

DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO AO "SENHOR AKEO UEHARA YOGUI", E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Autor

Domingos Dissei

Data de apresentação

15/12/2011

Processo

02-0112/2011

Situação

aprovada

Norma aprovada

Decreto Legislativo nº 28, de 25 de abril de 2012

Comissões designadas

Tramitação

Deliberação

Encerramento

Processo encerrado em 13/09/2019 (PROMULGADO)

Documentos

Links relacionados

Câmara Municipal de São Paulo (SPLegis)
Câmara Municipal de São Paulo (Biblioteca)

Redação original

Dispõe sobre a concessão de Titulo de Cidadão Paulistano ao "Senhor Akeo Uehara Yogui" e dá outras providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DECRETA

Art. 1º - Fica concedido ao "Senhor AKEO UEHARA YOGUI", o Título de Cidadão Paulistano.

Art. 2º - A entrega da referida honraria será efetuada em Sessão Solene, a ser previamente convocada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Art. 3º - As despesas decorrentes da execução deste Decreto Legislativo correrão por conta das dotações orçamentárias próprias suplementadas, se necessário.

Art. 4º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala de Sessões, Às Comissões competentes."

"JUSTIFICATIVA

O Senhor AKEO UEHARA YOGUI, nasceu aos 26 de fevereiro de 1944, na Cidade de Paulópolis/São Paulo.

Chegou a São Paulo em 1957, acompanhado de seus pais e irmãos.

Em Julho de 1973 casou-se com a Sra. Maria Hiroko Uehara Yogui e desta união nasceram os seus 03 (três) filhos: Adriano, Lilian e Alan.

Formou-se em 1973 na Faculdade Mauá de Engenharia.

Em 1976 constituiu uma empresa de engenharia, denominada Engenharia e Construtora Obra Geral Ltda, trabalhando no ramo de projetos e construção.

Ocupou ainda, o cargo de Presidente da Associação Okinawa do Brasil, que é composta de 44 (quarenta e quatro) sub sedes, distribuídas em diversas regiões do Estado de São Paulo e do Brasil, durante 06 (seis) anos, sendo que na sua gestão teve a unificação com o Centro Cultural Okinawa do Brasil, outra entidade da Comunidade Okinawa, que durante mais de 35 anos se encontravam em atividades paralelas.

Sempre participou de atividades sociais junto à Comunidade de Bairro de Casa Verde, se destacando dentro da Comunidade Japonesa, ocupando diversos cargos, um deles o de presidente da Associação Cultural e Esportiva Okinawa - Sub sede de Santa Maria, durante 06 (seis) anos e na sua gestão foi responsável pela compra e reforma da sede própria da Associação. Hoje é conselheiro desta entidade.

Participou também como Presidente nas atividades comemorativas dos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, sendo o responsável pela recepção a diversas autoridades vindas do Japão, inclusive o Príncipe Herdeiro, recepcionado no Ibirapuera.

Foi também Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, durante 03 (três) anos, a qual congrega 47 (quarenta e sete) Associações de Províncias.

Desde 1998 foi nomeado Embaixador da Boa Vontade do Governo da Província de Okinawa no Brasil.

Na Beneficência Nipo Brasileira é Diretor desde 2005, presidindo durante 04 anos o Centro de Reabilitação Psíquico Social Yassuragui Home. Atualmente ocupa o cargo de Vice Presidente desta entidade.

Em 2008, recebeu uma medalha do Minitério das Relações Exteriores do Brasil, comemorativa ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em uma cerimônia realizada no Palácio da Alvorada, com a presença do ex Presidente Luis Inácio da Silva - Lula e do Príncipe Herdeiro do Japão.

Também em 2008 até 2010 participou de diversas atividades realizadas no Japão, como um dos representantes da Comunidade Japonesa do Brasil.

Pelos motivos expostos acima, é que este Vereador propõe e entrega do Titulo de Cidadão Paulistano ao nobre Senhor Akeo Uehara Yogui.

Solicito, deste modo, aos nobres pares, a aprovação do presente Projeto de Decreto Legislativo, o que fará justiça ao Homenageado.