Radar Municipal

Projeto de Lei nº 553/2011

Ementa

DENOMINA "PRAÇA DOUTOR ALGIS WALDEMAR ZUCCAS" O LOGRADOURO PÚBLICO INOMINADO LOCALIZADO ENTRE A RUA JUVENTUS E A RUA CELSO DE AZEVEDO MARQUES, NO DISTRITO DA MOOCA

Autor

Gilson Barreto

Data de apresentação

22/11/2011

Processo

01-0553/2011

Situação

tramitando

Comissões designadas

Tramitação

Encaminhamento

Encerramento

Processo encerrado em 25/05/2012 (RETIRADO PELO AUTOR)

Documentos

Links relacionados

Câmara Municipal de São Paulo (SPLegis)
Câmara Municipal de São Paulo (Biblioteca)

Redação original

Denomina "Praça Doutor Algis Waldemar Zuccas" o logradouro público inominado localizado entre a Rua Juventus e a Rua Celso de Azevedo Marques, no Distrito da Mooca.

A Câmara Municipal de São Paulo decreta:

Art. 1º - Fica denominado "PRAÇA DOUTOR ALGIS WALDEMAR ZUCCAS" o logradouro público inominado, localizado na confluência da Rua Juventus (codlog 112658) e Rua Celso de Azevedo Marques (Codlog 047325), Distrito da Mooca.

Art. 2º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões, em Às Comissões competentes".

"JUSTIFICATIVA

Algis Waldemar Zuccas nasceu em 06 de julho de 1929, na Maternidade da Bela Vista. Quando criança vivia na Bela Vista, especificamente na Rua Barata Ribeiro 22, onde seu pai tinha uma farmácia. Foi no mesmo bairro que o jovem Algis fez seus primeiros estudos no Grupo Escolar Julio Ribeiro.

Mudou-se para o Alto da Mooca em 1938, bairro em que sua família vive até hoje. Após um difícil vestibular, ingressou na Escola Paulista de Medicina em 1948, onde terminou o curso de residência médica em 1953.

Seu dom era tão visível que a sua mãe Aldina Zuccas sempre o incentivou a fazer medicina, pois percebia que ele adorava ajudar o pai na farmácia, fazendo purgantes, sal amargo, cápsulas antigripais etc, pois antigamente, os médicos receitavam e os farmacêuticos produziam as fórmulas especificadas nas receitas.

Em 1956, o amor bateu em sua porta e sete anos mais tarde casou-se com Leila, sua companheira de toda vida. Tiveram três filhos: Ana Maria, Miguel e Marcelo. Dr. Zuccas também foi avô de cinco netos: Guilherme, Renata, Caroline, Giovanna e Erica.

Na carreira profissional trabalhou durante doze anos na Creche Catarina Lebouré no bairro do Ipiranga, onde era nomeado Médico Pediátrico do Serviço do Município. Nessa creche teve a oportunidade de realizar vários trabalhos científicos, inclusive o primeiro teste de vacina contra sarampo no Brasil, conjuntamente com o Professor Ricardo Veronesi, que resultou praticamente na erradicação da doença na cidade.

Ainda trabalhou durante vinte anos como Diretor Geral do Departamento de Saúde Pública do Município. Depois assumiu a chefia de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde do então Secretário Professor Veronesi, na gestão do Prefeito Jânio Quadros.

Continuou trabalhando em seu consultório e em 2003 recebeu do Conselho Regional de Medicina o Diploma de Boa Conduta e tica Profissional, pelos relevantes serviços prestados ao povo paulista em trabalhos médicos.

Recebeu diversas honrarias, dentre elas o Título de Cidadão Mooquense do Alto da Mooca, foi sócio fundador do Rotary Club de São Paulo Alto da Mooca, sendo presidente do clube na gestão 1992-83, era companheiro Paul Harris e Sócio Benfeitor do Rotary International.

Durante sua juventude, foi membro da comunidade de Vila Bertioga, que reivindicava várias melhorias pelo bairro, sem conotação política, visando apenas o bem estar da comunidade.

Sem dúvida a medicina era um doa amores do Dr. Zuccas, mas ele jamais deixou de relatar em suas mensagens e ações, seu amor pela Mooca e pela sua família.

Com esta proposta de denominação deste logradouro público com seu nome, a comunidade pretende honrar a memória e prestar justa homenagem ao DOUTOR ALGIS WALDEMAR ZUCCAS, respeitadíssimo médico e conhecido pela comunidade como "O doutor da Mooca", que dedicou sua existência para servir e transformou sua vida em operosidade, amizade e honradez.