Radar Municipal

Projeto de Lei nº 561/2011

Ementa

INCLUI AS BANCAS DE JORNAL COMO PONTOS DE APOIO AO TURISMO, À CULTURA E À CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES PÚBLICAS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Autor

José Américo

Data de apresentação

24/11/2011

Processo

01-0561/2011

Situação

tramitando

Comissões designadas

Tramitação

Encerramento

Processo encerrado em 14/01/2021 (TERMINO DE LEGISLATURA (ART. 275 REG. INT.))

Documentos

Links relacionados

Câmara Municipal de São Paulo (SPLegis)
Câmara Municipal de São Paulo (Biblioteca)

Redação original

INCLUI AS BANCAS DE JORNAL COMO PONTOS DE APOIO AO TURISMO, À CULTURA E À CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES PÚBLICAS NA CIDADE DE SÃO PAULO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DECRETA:

Art. 1º A Prefeitura do Município de São Paulo passa a considerar oficialmente as bancas de jornais e revista como pontos de apoio ao turismo, à cultura e à circulação de informações públicas na cidade de São Paulo.

Art. 2º Será criado pelo poder público municipal um selo para a identificação das bancas que participarem desta parceria. Caberá às bancas-parceiras a prestação de informações públicas, turísticas e culturais aos turistas que visitam São Paulo, de acordo com os termos de convênio estabelecido com a Prefeitura, através da SPTurismo e da Secretaria Municipal de Cultura.

Art. 3º A PMSP, através da SPTurismo e da Secretaria Municipal de Cultura, disponibilizará material informativo de interesse turístico e cultural para as bancas que aderirem a esse projeto.

Art. 4º a adesão das bancas de jornal será em caráter voluntário e gratuito.

Art. 5º O Poder Executivo regulamentará a presente lei no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar de sua publicação.

Art. 6º A execução da presente lei contará com os recursos do orçamento municipal.

Art. 7º Esta lei entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Às Comissões competentes."

"JUSTIFICATIVA

O projeto em tela visa reconhecer e ampliar o que já ocorre na prática, ou seja, os serviços prestados no dia a dia em apoio aos turistas e aos paulistanos em geral pelos funcionários e proprietários das bancas de jornais e revista.

De maneira espontânea, os jornaleiros divulgam e difundem o turismo e as atividades culturais da cidade de São Paulo, além de transmitirem informações públicas fundamentais, como endereço de órgãos municipais, transporte coletivo, telefones de emergência etc.

Por fim, cabe ressaltar que o presente projeto ajuda a democratizar a cultura, o turismo e as informações públicas em São Paulo., já que a Prefeitura nem sempre conta com meios de divulgação adequados, a não ser quando anuncia nos meios de comunicação de massa, sempre muito dispendiosos.