Radar Municipal

Projeto de Lei nº 584/2011

Ementa

ALTERA A LEI 14.485, DE 19 DE JULHO DE 2007, PARA OFICIALIZAR AS COMEMORAÇÕES DO DIA DO TRABALHADOR DO CONJUNTO JOSÉ BONIFÁCIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Autor

Sandra Tadeu

Data de apresentação

08/12/2011

Processo

01-0584/2011

Situação

aprovada

Norma aprovada

Lei nº 15.638, de 20 de setembro de 2012

Comissões designadas

Tramitação

Deliberação

Encaminhamento

Encerramento

Processo encerrado em 20/09/2012 (PROMULGADO)

Documentos

Links relacionados

Câmara Municipal de São Paulo (SPLegis)
Câmara Municipal de São Paulo (Biblioteca)

Redação original

Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para oficializar as comemorações do Dia do Trabalhador do Conjunto José Bonifácio, e dá outras providências.

A Câmara Municipal de São Paulo D E C R E T A:

Art. 1º Fica acrescida alínea no inciso LXXIX do art. 7º da Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, com a seguinte redação:

"a Festa do Dia do Trabalhador no Conjunto José Bonifácio;"

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões, às Comissões competentes."

"JUSTIFICATIVA

O presente projeto objetiva instituir no Calendário Oficial do Município de São Paulo os festejos do Dia do Trabalhador que ocorrem no Conjunto Habitacional José Bonifácio, localizado em Itaquera, inaugurado pelo então Presidente João Figueiredo, que ocupou a Presidência da República entre 1979 e 1985.

Quando de sua inauguração, esse conjunto era de difícil acesso, sem transporte coletivo ou infraestrutura apropriados.

Porém, com a perseverança de seus moradores, articulados em associações de amigos de bairro e de síndicos do conjunto, lograram implementar diversas benfeitorias, assim como obter do Poder Público os equipamentos indispensáveis para a manutenção da qualidade mínima de vida, alcançando hoje status de um dos melhores conjuntos habitacionais da região.

Decorrência de seu passado de trabalho e luta, a população local construiu uma consciência cívica vívida, denominando inclusive seu principal local de encontros como Praça Brasil.

Em importantes eventos de cidadania e festas locais, sendo uma delas o Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, a população se articula para a realização dos festejos.

Tendo em vista todo o histórico local, é de se reconhecer o valor da população que soube construir uma identidade, voltada para a participação popular e cívica.

Destarte, diante de todo o esposado, quero contar com o voto favorável dos Nobres Pares para matéria de tal envergadura cívica.