Radar Municipal

Projeto de Lei nº 75/2012

Ementa

DENOMINA PRAÇA PADRE JOSÉ RADICI, O LOGRADOURO PÚBLICO INOMINADO, LOCALIZADO NA BIFURCAÇÃO DA RUA ITÁ, NO DISTRITO DO TREMEMBÉ

Autor

Eliseu Gabriel

Data de apresentação

06/03/2012

Processo

01-0075/2012

Situação

aprovada

Norma aprovada

Lei nº 15.756, de 16 de maio de 2013

Comissões designadas

Tramitação

Deliberação

Encaminhamento

Encerramento

Processo encerrado em 16/05/2013 (PROMULGADO)

Documentos

Links relacionados

Câmara Municipal de São Paulo (SPLegis)
Câmara Municipal de São Paulo (Biblioteca)

Redação original

Denomina PRAÇA PADRE JOSÉ RADICI, o logradouro público inominado, localizado na bifurcação da Rua Itá, no distrito do Tremembé.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO decreta:

Art. 1º - Fica denominada Praça Padre José Radici, o logradouro público inominado, localizado na confluência das ruas Pedro Vidal (CADLOG 094153), Distrito de Tremembé, São Paulo.

Art. 2º - A presente propositura encontra amparo legal na Lei nº 14.454, de 27 de junho de 2007, Capítulo II, que disciplina sobre a Denominação das Vias e Logradouros Públicos Municipais.

Art. 3º - As despesas decorrentes da implantação desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 4º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões, às Comissões competentes."

"JUSTIFICATIVA

O presente projeto visa denominar o logradouro público inominado, localizado na bifurcação da Rua Itá no Distrito de Tremembé, Zona Norte da Capital.

José Radici é o nome pelo qual o padre era conhecido por todos em seus tempos de dedicação à comunidade. Preocupava-se não apenas com a alma humana, mas também com os animais e a natureza, tanto que celebrou termo de cooperação para cuidar da praça que deve receber seu nome.

Batizado como RADICI GIUSEPPE, Padre José era natural de Telgate, Bergamo-italia. Nascido em 08 de setembro de 1924, ingressou no seminário em 14 de setembro de 1937, tendo sido ordenado sacerdote em 25 de junho de 1950 da Congregação dos Padres Missionários de Nossa Senhora Consolata.

Como Missionário embarcou para o Brasil em 19 de setembro de 1950, aos 26 anos, aqui chegando em 04 de outubro de 1950, há 57 anos.

Desembarcou em Santos e seguiu viagem até o Rio D'Oeste, Santa Catarina, onde atuou na formação de Seminaristas e como Vigário das Capelas Rurais, percorrendo de charrete até 50 Km, para assistência religiosa.

Permaneceu de 1950 a 1956 em rio D'Oeste, onde construiu sua primeira obra, a Igreja da Comunidade Santa Catarina.

No dia 1º de fevereiro de 1956 a janeiro de 1963 cumpriu sua missão na Cidade de Três de Maio no Rio Grande do Sul, onde construiu o Seminário N. Sra de Fátima para atendimento às Comunidades Rurais.

Como vigário da Roça, deu assistência Religiosa, a princípio, para 16 Comunidades, ampliadas logo no primeiro ano para 36, as quais uma vez por mês, utilizando um velho jeep 1950, percorria os 125 km de distância entre as Capelas.

Quanto às obras, lançou a pedra fundamental da Igreja N. Sra da Saúde em 20 de janeiro de 1957, inaugurada no mesmo ano em 25 de novembro de 1957 (festa de N. Sra da Saúde, há 50 anos).

Lançou a campanha para construção do seminário N. Sra de Fátima, inaugurada em 12 de fevereiro de 1961.

Como Missionário, nas 36 comunidades rurais, desencadeou a Campanha Vocacional, com as famílias comprometendo-se a rezar o terço, todas as noites, "Pelos sacrossantos mistérios da Redenção Humana, daí-nos Santos Sacerdotes ó Senhor e tende Piedade do Vosso Povo".

A Campanha deu frutos e o Seminário foi inaugurado com 50 Seminaristas, todos de Três de Maio.

Dentre esses seus Discípulos podemos destacar o atual Superior Geral da Congregação dos Padres Missionários da Consolata. Padre Aquileo Fiorentini, o primeiro não italiano, eleito em 2006, no capitulo Geral da Congregação realizada em São Paulo.

Ainda são frutos desse Seminário o Padre Elio Rama, atual Diretor do Seminário Teológico Internacional do Ipiranga - São Paulo, e o Padre José Tolfo, atual Superior do Centro de Animação Missionária José Allamano, em São Paulo / SP.

Em 1963 deixou Três de Maio e assume a Paróquia de São Manuel /São Paulo, onde permanece até 1973, onde construiu: a Creche Dona Leonor Mendes de Barros; Educandário Santa Constança (orfanato); Escola de Aprendizagem Industrial; Compra e monta o "Carro Capela" para assistência religiosa às fazendas da região.

Em janeiro de 1970, residindo sempre em São Manuel assume o cargo de Vice Superior Provincial da Congregação, ficando no mesmo até outubro de 1973.

Diante de tudo quanto exposto, espero contar com o apoio de meus nobres pares na aprovação do presente Projeto de Lei.