Radar Municipal

Participações no Plenário

142ª Sessão Ordinária (13/05/2010)

ALFREDINHO (PT) - Discorre sobre as dificuldades dos conselheiros tutelares. Afirma que a Câmara pode ajudar cobrando da Secretaria de Gestão e Parceria a solução para a situação salarial dos conselheiros. Relembra visita do Secretário à Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente e o falecimento do conselheiro tutelar Índio.

140ª Sessão Ordinária (11/05/2010)

ALFREDINHO (PT) - Afirma que o trânsito está insuportável e solidariza-se com moradores de Cocaia, Grajaú e Cantinho do Céu pelo trânsito da Av. Belmira Marin. Lembra a existência de emenda ao Orçamento de 2009 para obra na região. Denuncia que o sistema das creches conveniadas em breve estará falido devido ao não repasse de verbas e cobra explicação do Secretário de Educação.

ALFREDINHO (PT) - Declara que São Bernardo do Campo prepara festa para receber a volta de Lula. Manifesta seu orgulho pelas origens de Lula. Compara taxas de juros dos Governos Lula e de FHC e lembra a recuperação do salário-mínimo.

ALFREDINHO (PT) - Parabeniza o Presidente Lula pelo fim da dívida externa, a criação de empregos, a superação da crise internacional, a criação de escolas técnicas e do ProUni. Critica situação da Educação no Estado.

138ª Sessão Ordinária (05/05/2010)

ALFREDINHO (PT) - Fala da necessidade de o Executivo enviar projeto de valorização da carreira da Guarda Civil Metropolitana. Cita os salários baixos e a complementação por meio da bolsa do Pronasci; comenta o aumento dos pedidos de exoneração.

188ª Sessão Solene (30/04/2010)

PRESIDENTE (Alfredinho - PT) - Sessão solene destinada à entrega do Título de Cidadão Paulistano ao Sr. Joaquim Cavalcanti de Oliveira Lima Neto, nos termos do Decreto Legislativo 1/10, de autoria do Vereador Alfredinho. ORADORES - Vereador Alfredinho, Enivaldo Santos do Vale, Aparecido Luiz da Silva, Rubens de Oliveira Lima e Joaquim Cavalcanti de Oliveira Lima Neto.

136ª Sessão Ordinária (28/04/2010)

ALFREDINHO (PT) - Diz que a Cidade ainda não entrou na normalidade após as chuvas. Declara que a população espera muito dos Vereadores, mas, na maioria das vezes, o poder a as ferramentas para a solução estão nas mãos do Executivo. Lembra que há uma lei determinando que todas as crianças têm de estar na escola, porém o Executivo não a cumpre. Sugere a presença do Secretário da Educação para explicar a situação e responder a outras questões.

133ª Sessão Ordinária (14/04/2010)

ALFREDINHO (PT) - Alega que não houve apagão no Governo Lula e sim blecaute por falha técnica, mas houve apagão no Governo FHC pelo racionamento e falta de infraestrutura. Lembra que Lula está fazendo investimentos no setor. Refere-se à diferença entre os modos de governar tucano e do PT e à necessidade de debater programas de governo.

ALFREDINHO (PT) - Afirma que está havendo preconceito na disputa eleitoral, a exemplo do que ocorreu com Lula no passado. Argumenta que Dilma Rousseff possui experiência administrativa e política.

ALFREDINHO (PT) - A favor de Dilma Rousseff, compara as realizações do Governo Lula com as do governo do PSDB citando programas como o ProUni, Luz Para Todos, PAC e Bolsa-Família. Fala da necessidade de discutir o programa de privatizações do PSDB.

127ª Sessão Ordinária (25/03/2010)

ALFREDINHO (PT) - Fala da falta de soluções para os problemas da Saúde na Cidade. Cita a demora para realização de exames de especialidades na rede municipal de saúde. Reclama de um convênio para a realização de exames com o Hospital Unisa, na zona Sul, que foi rompido e até hoje não foi retomado. Comenta a falta de atendimento dos Vereadores pelos Subprefeitos e Secretários municipais.

125ª Sessão Ordinária (18/03/2010)

ALFREDINHO (PT) - Diz que é difícil ser Vereador em São Paulo porque a cobrança é muito grande. Relata que esteve em reunião do Conseg e ouviu muitas reclamações. Menciona que os subprefeitos não atendem Vereadores da Oposição. É aparteado fora do microfone e responde que pode mostrar os ofícios que encaminha às subprefeituras, mas que sobram apenas migalhas para a Oposição. Na reunião para discutir segurança acabaram discutindo o hospital de Parelheiros. Observa o esforço do Prefeito, mas questiona seus auxiliares.

123ª Sessão Ordinária (16/03/2010)

ALFREDINHO (PT) - Comenta que o debate eleitoral começou de forma indevida. Considera o momento ideal para a discussão da Previdência, do salário-mínimo, do emprego e do crescimento econômico do País.

Alfredinho (PT) - Em aparte, parabeniza o Vereador Claudio Prado pelo pronunciamento. Defende 40 horas semanais de trabalho.

121ª Sessão Ordinária (04/03/2010)

ALFREDINHO (PT) - Pela ordem, rebate discurso do Vereador Floriano Pesaro sobre a falta de grandes obras no Governo Federal. Citando obras realizadas pelo Governo Lula. Cita o crescimento do PIB no Governo atual. Fala do equívoco do Vereador Floriano Pesaro ao confundir o Fies com o ProUni.

120ª Sessão Ordinária (03/03/2010)

ALFREDINHO (PT) - Cobra do Executivo compromisso de enviar à Casa projeto de reestruturação salarial da Guarda Civil Metropolitana. Diz que a Guarda tem sido desprestigiada pelos baixos salários e pela perda de funções para a Polícia Militar.

119ª Sessão Ordinária (02/03/2010)

ALFREDINHO (PT) - Manifesta-se favorável à luta empreendida pelos trabalhadores em bancas de jornal e revistas da Cidade, pela manutenção das mesmas no Centro. Comenta sobre a importância do programa Bolsa-Família.

118ª Sessão Ordinária (25/02/2010)

ALFREDINHO (PT) - Fala da proposta de criação de uma comissão para acompanhar a discussão de cargos e carreira da Guarda Civil Metropolitana. Conta do convênio com a Polícia Militar para cuidar das áreas de risco, deixando a GCM de fora. Lembra que São Paulo oferece os menores salários para a GCM. Comenta a demissão dos agentes da dengue. Conta da visita que fez a algumas UBSs. Chama a atenção do Secretário Municipal da Saúde para que resolva os problemas na periferia da Cidade.

117ª Sessão Ordinária (24/02/2010)

ALFREDINHO (PT) - Fala do Congresso do PT em que foram tomadas decisões para o programa de governo do Partido e para a candidata à Presidência, Dilma Rousseff. Informa que haverá um debate comparativo entre os dois governos. Conta que o povo nordestino tem avaliado positivamente o Governo Lula, bem como o Governador do Piauí, do PT. Esclarece que neste ano a população terá oportunidade de participar e debater sobre o rumo do País.

116ª Sessão Ordinária (23/02/2010)

ALFREDINHO (PT) - Estranha que o Governo Municipal tenha anulado, sem justificativa, a eleição do Conselho Municipal do Idoso ocorrida no ano passado. Pede apoio da Comissão Extraordinária do Idoso para discutir o assunto. Relata falta de médicos nas UBS. Diz que o Programa de Saúde da Família está praticamente paralisado porque não há médicos para acompanhar as equipes.

Alfredinho (PT) - Em aparte, afirma que o povo brasileiro está amadurecido e politizado para escolher o próximo governo. Diz que o Vereador Floriano Pesaro critica a proposta de jornada de 40 horas porque nunca trabalhou numa fundição ou numa cabine de pintura e pensa como os patrões.

114ª Sessão Ordinária (10/02/2010)

ALFREDINHO (PT) - Registra a passagem dos 30 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. Fala da história do PT.

112ª Sessão Ordinária (04/02/2010)

ALFREDINHO (PT) - Fala da responsabilidade do Poder Público na prevenção de enchentes. Defende a realização de ações emergenciais efetivas para o combate às enchentes que ocorrem na Cidade. Cita a demora no atendimento dos desabrigados pelas enchentes. Comenta o pedido de CPI do Rio Tietê, que irá analisar as medidas de combate às enchentes.

110ª Sessão Ordinária (02/02/2010)

Alfredinho (PT) - Em aparte, afirma que as obras de canalização de córregos na zona Sul foram mal feitas. Defende que se discutam projetos de infraestrutura para áreas de risco e de combate a enchentes, em vez de ficar acusando governantes.

73ª Sessão Extraordinária (08/12/2009)

Alfredinho (PT) - Em aparte, declara que a Subprefeitura de Parelheiros é a mais discriminada de todas.

72ª Sessão Extraordinária (03/12/2009)

ALFREDINHO (PT) - Em comunicado de liderança reporta-se à fala do Líder do Governo para informar que a discussão salarial da GCM não evolui, que apenas se discutem gratificações específicas para algumas funções.

70ª Sessão Extraordinária (01/12/2009)

Alfredinho (PT) - Em aparte, comenta que na CPI do IPTU constatou que grandes empresas e clubes sonegam impostos, sendo que eles é que têm de pagar; não o povo da periferia. Sugere que a Prefeitura aumente a margem de isenção. Afirma que o discurso de que quem vai pagar são os ricos está errado, a proposta também atingirá a parte pobre da população.

Alfredinho (PT) - Em aparte, diz que São Paulo não precisa do aumento do IPTU do tamanho que consta na proposta do Governo. Declara discordar dos argumentos e justificativas do Vereador Milton Leite.

102ª Sessão Ordinária (26/11/2009)

ALFREDINHO (PT) - Fala que os debates do aumento do IPTU giraram em torno de itens técnicos dificultando o entendimento da população. Diz que a periferia média sofrerá com esse aumento. Lembra que a Prefeita Marta teve a coragem de dizer para onde iam os recursos das taxas. Cobra da atual gestão as promessas feitas.

100ª Sessão Ordinária (24/11/2009)

ALFREDINHO (PT) - Ressalta o problema da merenda escolar na Cidade. Fala das licitações suspeitas realizadas para aquisição da merenda e dos locais inadequados nas escolas para armazenagem da merenda. Cita a entrega, pelos Correios, do programa Leve-Leite.

65ª Sessão Extraordinária (18/11/2009)

ALFREDINHO (PT) - Em encaminhamento de votação, pede apoio dos Vereadores para aprovação do PL 224/09, que dará garantia à água mineral consumida na Cidade.

97ª Sessão Ordinária (17/11/2009)

ALFREDINHO (PT) - Pela ordem, rebate as declarações dos Vereadores do PSDB acerca do Governo Lula.

ALFREDINHO (PT) - Comenta a reação de Vereadores da Oposição diante do apagão ocorrido na semana passada.

94ª Sessão Ordinária (10/11/2009)

ALFREDINHO (PT) - Comenta que as entidades que prestam serviço social na Cidade estão reclamando do repasse insuficiente recebido da Secretaria de Assistência Social. Expõe que a Comissão da Criança e do Adolescente não consegue falar com a Secretária Alda Marco Antonio. Fala que a Prefeitura faz propaganda de que o leite do Programa Leve-Leite é entregue pelos Correios, quando na verdade as pessoas têm de buscá-lo na Subprefeitura.

91ª Sessão Ordinária (03/11/2009)

ALFREDINHO (PT) - Comenta as discussões desta terça-feira da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente. Comenta a falta de aproveitamento da verba do Pró-Jovem na Cidade.

116ª Sessão Solene (28/10/2009)

O SR. PRESIDENTE (Alfredinho - PT) - Sessão solene in memoriam destinada à comemoração ao 30º aniversário de morte de Santo Dias da Silva, nos termos do Requerimento nº 176, de 12 de agosto de 2009, de autoria deste Vereador. ORADORES: Ana Dias, Jaime Crowe, Mauricio Faria, Odete Maria Marques, Luiz Giuliani, Luciana Dias da Silva, Donato, Ronaldo Oliveira da Silva, Alfredinho.

89ª Sessão Ordinária (28/10/2009)

ALFREDINHO (PT) - Pela ordem, faz um convite para a sessão solene em comemoração aos 30 dias da morte do metalúrgico Santos Dias da Silva.

ALFREDINHO (PT) - Concorda com o Vereador Adilson Amadeu e diz que não se veem os funcionários da CET nas ruas. Lamenta a atitude do Secretário da Habitação, que cancelou diversas audiências não querendo discutir os problemas que atingem a Cidade. Conta do levantamento que fez e mostrou que há mais de 130 pessoas sob o Viaduto Alcântara Machado. Declara que, apesar do Orçamento previsto, não vê casas populares sendo construídas. Cita exemplos de Campo Limpo e Grajaú. Exibe uma cartilha de informações do PAC e solicita que os críticos do Programa leiam o material e falem a verdade.

88ª Sessão Ordinária (27/10/2009)

ALFREDINHO (PT) - Fala das críticas feitas pela Oposição na época do Governo Marta Suplicy. Registra que solicitou cinco audiências com o Secretário Municipal da Habitação, Sr. Elton Santa Fé, para tratar da situação nas regiões das Represas Guarapiranga e Billings, relativamente aos programas Córrego Limpo e Defesa das Águas, mas as mesmas foram canceladas.

87ª Sessão Ordinária (22/10/2009)

ALFREDINHO (PT) - Lembra dos trinta anos da anistia política no País e da morte do metalúrgico Santo Dias da Silva. Convida todos para as sessões solenes de abertura da Semana Santo Dias da Silva, a serem realizadas na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa. Aborda a situação do Hospital da Unisa que, por problemas burocráticos, teve suspenso o convênio com a rede municipal para atendimento de especialidades. Anuncia as providências da Comissão de Saúde para restabelecer o convênio.

86ª Sessão Ordinária (21/10/2009)

ALFREDINHO (PT) - Tece comentários sobre as obras da Marginal. Fala que os Vereadores do PSDB dizem que vão ampliar o metrô e, com isso, resolverão o problema de trânsito na Cidade, mas que a média de quilômetros construídos pelos tucanos é insuficiente. Conta que, na Capela do Socorro, brigaram durante muito tempo pela alternativa de uma terceira ponte por causa do trânsito e, agora, já reivindicam a quarta. Relata que não há renovação das frotas de ônibus; que a construção dos corredores está paralisada e o investimento em linhas do metrô é pequeno. Lembra que a zona Sul praticamente não tem metrô.

ALFREDINHO (PT) - Tece comentários sobre a saúde na Cidade, reconhecendo os investimento dos municípios. Diz que o Governo Federal tem repassado a verba prevista para o Estado de São Paulo. Cita o Programa de Planejamento Familiar. Expõe que ainda não sabem se o Hospital de Parelheiros será uma ampliação da UBS Balneário São José ou se será construído um prédio próprio. Espera esclarecimento do Secretário de Saúde sobre as situações do hospital e do convênio da Universidade Santo Amaro. Lamenta que a Gestão atual tenha desmontado toda a estrutura das subprefeituras criadas na Gestão Marta. Pede aos Vereadores para não atenderem à proposta do Prefeito de diminuir o orçamento das subprefeituras.

83ª Sessão Ordinária (14/10/2009)

ALFREDINHO (PT) - Lembra de quando o PSDB aprovou a CPMF. Diz parecer um favor o Estado colocar os 12% na Saúde, mas é obrigação, não favor. Afirma saber que a União investe muito dinheiro, o problema é saber como os recursos serão gerenciados. Cita o Hospital M'Boi Mirim e o discurso da Vereadora Sandra Tadeu. Trata da renovação das frotas de ônibus, uma obrigação que não está sendo cumprida.

80ª Sessão Ordinária (06/10/2009)

ALFREDINHO (PT) - Reitera as afirmações da Vereadora Juliana Cardoso. Refere-se a fatos estranhos que presenciou durante a eleição do Conselho. Acha que, se o jogo fosse limpo, a esquerda teria conseguido eleger mais que seis representantes. Não acredita que as pessoas que ficaram horas na fila para votar no Governo estavam ali de graça.

ALFREDINHO (PT) - Nega ter dito que as pessoas se venderam, mas sustenta que um jornalista do Agora São Paulo colheu depoimentos de pessoas que alegaram ter recebido para votar. Reafirma e viu e ouviu coisas estranhas e que, se tivesse provas, levaria o problema à Justiça.

ALFREDINHO (PT) - No restante do tempo cedido pelo Vereador Senival Moura, concede aparte ao Vereador Pesaro.

75ª Sessão Ordinária (22/09/2009)

ALFREDINHO (PT) - Questiona afirmação feita pelo Vereador Police Neto, na semana passada, de que no Governo não está tirando verba da limpeza pública nem da merenda escolar. Diz que está sendo feita uma pesquisa entre as mães para que escolham qual refeição deixará de ser servida nas escolas. Informa que protocolará requerimento na Comissão de Educação convidando o Sr. Secretário para dar explicações. Adverte que o Governo cortou convênio com Hospital Unisa, na região de Interlagos, e que os hospitais da região não têm capacidade para cuidar do número de usuários que ficarão sem atendimento.

89ª Sessão Solene (18/09/2009)

O SR. PRESIDENTE (Alfredinho - PT) - Sessão solene destinada à entrega da IV Edição do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal, nos termos da Resolução da CMSP nº 3, de 11/08/1998, de autoria do Vereador Vicente Cândido da Silva. ORADORES: Alfredinho, Lutgardes Freire, Salete Valesan Camba, Vicente Cândido, Carlos Giannazi, Claudio Fonseca, Carlos Alberto Mendes de Lima.

67ª Sessão Ordinária (01/09/2009)

ALFREDINHO (PT) - Pela ordem, cumprimenta a comunidade corintiana e o clube pela passagem do 99º aniversário do Sport Clube Corinthians. Defende uma negociação entre a Prefeitura e o Sindicato para encerrar a greve da Guarda Civil Metropolitana.

ALFREDINHO (PT) - Ressalta a necessidade de valorização do funcionalismo público municipal. Cita a greve da Guarda Civil Metropolitana, que poderia ter sido evitada se houvesse negociação anterior. Comenta a entrega de diplomas de ensino fundamental do programa Projovem, ocorrida hoje na Câmara.

65ª Sessão Ordinária (25/08/2009)

ALFREDINHO (PT) - Diz que é responsabilidade da Casa discutir e decidir a estrutura salarial para GCM. Alega que São Paulo tem a maior corporação de guardas do Brasil e um dos menores salários. Alerta ainda para a falta de equipamentos. Apela ao Prefeito e ao Secretário da Guarda que abram diálogo com o Sindicato. Diz que não adianta argumentar que não há dinheiro, pois os primeiros seis meses de balanço da arrecadação mostraram crescimento.

64ª Sessão Ordinária (20/08/2009)

ALFREDINHO (PT) Declara que o Vereador Francisco Chagas disse a verdade ao falar sobre as CPIs. Cita os Senadores Renan Calheiros e Antonio Carlos Magalhães e o caso do Senador José Sarney. Sugere uma conversa com os Líderes sobre mudanças propostas, como a questão dos comunicados de lideranças.

47ª Sessão Extraordinária (19/08/2009)

ALFREDINHO (PT) - Pela ordem, defende a discussão dos projetos em pauta, mas afirma que o PT não irá aceitar provocações.

61ª Sessão Ordinária (13/08/2009)

Alfredinho (PT) - Parabeniza o Vereador Claudio Fonseca pela iniciativa de custeio dos CDCs.

ALFREDINHO (PT) - Registra a posse do Conselho Municipal da Juventude, ocorrida hoje nesta Casa, que conta com a Vereadora Juliana Cardoso e o Vereador Floriano Pesaro, representantes da Comissão da Criança, Adolescente e Juventude. Diz que a função desse conselho é fiscalizar, cobrar do Município, da União e dos Estados políticas para a juventude na Cidade.

ALFREDINHO (PT) - Rebate discurso do Vereador Floriano Pesaro de que o Governo Federal só distribui dinheiro sem criar programas em prol da geração de renda. Cita o Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o ProJovem e o Luz para Todos.

46ª Sessão Extraordinária (12/08/2009)

ALFREDINHO (PT) - Concede aparte ao Vereador Abou Anni.

ALFREDINHO (PT) - Lembra que na Gestão Marta Suplicy a cidade estava dominada pelos chamados clandestinos, pois o transporte coletivo era de péssima qualidade, o que continuou e motivou o aumento de fretados. Fala que a Prefeita criou cooperativas. Relata que o Executivo deveria encaminhar à Câmara um projeto sobre o fretado, que teve sua origem em um artigo que o restringia na Lei do Meio Ambiente. Alerta os sindicalistas a não dividirem o movimento em benefício de alguns.

ALFREDINHO (PT) - Expõe que alguns Vereadores se acham heróis. Enaltece a atitude do Presidente da Casa em chamar todos os Vereadores para discutir o projeto. Responsabiliza o Executivo pela situação dos fretados, mencionando que há decretos e portarias que regulamentam esse serviço. Alega que jogaram a opinião pública contra os fretados dizendo que esses eram clandestinos.

ALFREDINHO (PT) - Fala que, assim como o Secretário, não conhecia as questões específicas da categoria, que passou a conhecer nas audiências públicas. Conta que não sabia que a portaria atingiria os ônibus fretados da Ford, da Volkswagen e da Mercedes-Benz. Diz que é metalúrgico e recebeu dos trabalhadores do ABC pedido para que fosse resolvido o problema. Informa que na área de restrição não foram determinadas as paradas para pegar os trabalhadores. Comenta da questão dos fretados eventuais que precisam de licença para poder circular, mas que os trabalhadores e proprietários disseram não conseguirem se cadastrar contradizendo o que havia falado o Secretário.

57ª Sessão Ordinária (05/08/2009)

ALFREDINHO (PT) - Protesta contra a portaria que proibiu os ônibus fretados, que considerou ditatorial. Rechaça a insinuação feita pelo Secretário, no programa Roda Viva, de que os profissionais do setor fazem lavagem de dinheiro.

56ª Sessão Ordinária (04/08/2009)

ALFREDINHO (PT) - Comenta sobre a publicação de alguns jornais sobre o balanço do primeiro semestre de mandato dos Vereadores. Explica que o Jardim Novo Pantanal, zona Sul, está sendo regularizado por isso apresentou 34 projetos de lei de denominação de ruas. Agradece ao Prefeito Kassab e ao Líder do Governo na Casa, pois agora os promotores de espetáculos públicos terão que colocar banheiros químicos adaptados para deficientes físicos. Fala que o projeto do fretado pegou os Parlamentares de surpresa. Critica o Secretário Municipal dos Transportes.

49ª Sessão Ordinária (16/06/2009)

ALFREDINHO (PT) - Discorre sobre as obras que a Prefeitura executa na Cidade, constatando os investimentos do PAC e contrariando o que dizem alguns Vereadores, principalmente do PSDB. Relembra que, no Governo Fernando Henrique Cardoso, havia discriminação na Cidade na gestão da Marta Suplicy, o que não acontece no Governo Lula; cita uma inauguração de obra com a presença da Ministra Dilma Rousseff e do Governador José Roberto Arruda, do DEM. Cita obra na região do Grajaú. Relata que o PIB não foi tão negativo como alguns previam. Menciona a crise e o desemprego.

45ª Sessão Ordinária (02/06/2009)

ALFREDINHO (PT) - Diz que a lei estadual relativa à Represa Billings, que está sendo debatida em audiências públicas na Assembleia, deve incluir uma proposta de moradia. Avalia que o Bolsa-Aluguel, adotado pela Prefeitura, não resolve o problema das pessoas retiradas das margens da represa. Acha que o programa de construção de casas populares do Governo Federal deveria cadastrar prioritariamente essas famílias.

48ª Sessão Solene (29/05/2009)

SR. PRESIDENTE (Alfredinho - PT) - Sessão solene destinada à Comemoração dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, de acordo com o Requerimento 113, de 14 de maio de 2009, de autoria deste Vereador. ORADORES: Jamil Murad, José Lopes Feijó, Vicente Candido, Walmir Marques da Silva, Francisco Chagas, Alfredinho, Rafael Marques da Silva Junior.

44ª Sessão Ordinária (28/05/2009)

ALFREDINHO (PT) - Pede apoio ao requerimento apresentado por S. Exa. e pelo Vereador Donato para realização na próxima quarta-feira de uma sessão solene em solidariedade às vítimas das chuvas no Nordeste do País.

43ª Sessão Ordinária (27/05/2009)

ALFREDINHO (PT) - Solidariza-se com os profissionais do setor de fretamento e acha que o artigo 47 deve ser retirado do projeto para não prejudicá-los. Não entende o nervosismo de alguns Vereadores diante da manifestação dos moradores de rua. Não acredita na alegação da Secretária Alda Marco Antônio de que parte dos usuários de albergues mil reais. Adverte que mandar os moradores de rua para a periferia não é uma boa política. Acusa o Governo Municipal de boicotar programas sociais do PT.

39ª Sessão Ordinária (19/05/2009)

ALFREDINHO (PT) - Fala que, em visitas às subprefeituras, constatou que elas voltaram a ser as antigas administrações regionais, zeladorias, pois não há articulação com as Secretarias, evidenciando uma centralização. Defende a descentralização. Conta que a população procura os Vereadores na esperança de que, esses possam ajudar, mas que, pelo tratamento que recebem dos Secretários, é difícil.

37ª Sessão Ordinária (13/05/2009)

Alfredinho (PT) - Concorda com o Vereador João Antônio sobre as subprefeituras. Fala da TLP - Tabela de Lotação de Pessoal, que considera ideal um certo número de clínicos gerais em cada UBS, o que não é cumprido.

ALFREDINHO (PT) - Convida todos para participar da homenagem, dia 29, na Câmara, dos 50 anos da fundação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, comemorado ontem. Cita dados com relação às AMAs e às UBSs da região do Grajaú e à situação da saúde na região Sul da Cidade. Comenta o déficit, segundo a OMS, de unidades de saúde na zona Sul do Município. Fala da ampliação do PS Municipal Balneário São José.

36ª Sessão Ordinária (12/05/2009)

Alfredinho (PT) - Afirma que a realidade dos hospitais não condiz com a imagem de Primeiro Mundo que o orador tenta passar.

ALFREDINHO (PT) - Solidariza-se com o Vereador Tatto e seu Chefe de Gabinete, Sr. Osvaldir Freitas, que considera pessoas sérias. Informa que a Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude vai convocar Secretários para explicar por que a Prefeitura devolveu recursos federais destinados ao ProJovem, prejudicando os jovens carentes.

33ª Sessão Ordinária (05/05/2009)

ALFREDINHO (PT) - Defende o programa Minha Casa, Minha Vida como forma de suprir a falta de política de moradia na Cidade. Critica os Governos do Estado e do Município por não aderirem ao programa alegando que não há áreas disponíveis nem infraestrutura. Sugere que se façam desapropriações. Repudia as alternativas oferecidas às pessoas despejadas, como o cheque-despejo.

30ª Sessão Ordinária (28/04/2009)

Alfredinho (PT) - Pondera que apresentou projeto de mesmo teor, que foi julgado inconstitucional pela Comissão de Justiça. Pede ajuda ao orador para aprovar o projeto.

29ª Sessão Ordinária (22/04/2009)

ALFREDINHO (PSDB) - Defendendo que o critério seja igual para todos os Vereadores, pede a palavra, com a anuência do seu Líder. Conta que o programa da construção do Hospital de Parelheiros foi uma conquista do movimento de saúde da região. Embora a construção do Hospital conste do Plano de Metas, o assunto não está claro, porque o orçamento prevê uma ampliação no Balneário São José. Defende que o hospital tenha de 150 a 250 leitos porque a região tem mais de 200 mil habitantes.

ALFREDINHO (PT) - Registra seu protesto pelo fato de o Secretário Alexandre Schneider não enviar informações solicitadas pela Comissão de Educação sobre demanda de vagas na rede escolar e disponibilizá-las num site pessoal. Informa que entidades ligadas aos movimentos de Educação farão um ato no NAE pedindo providências sobre a falta de vagas nas creches, escolas de educação infantil e de ensino fundamental.

25ª Sessão Ordinária (14/04/2009)

ALFREDINHO (PT) - Não entende por que há recorde de arrecadação na Cidade e não se investe no setor de transporte coletivo. Acha justo repor as perdas salariais dos trabalhadores da área. Reclama do que chama de "terrorismo" de funcionários da Prefeitura contra donos de bares e de lojas de material de construção na região de Parelheiros e Vargem Grande, sob a alegação de que não se pode vender bebida alcoólica em área indígena nem material de construção em área de proteção ambiental. Pede sensibilidade da Administração na regularização na regularização do bairro.

22ª Sessão Ordinária (02/04/2009)

ALFREDINHO (PT) - Discorre sobre problemas na área da saúde, tias como equipamentos em péssimas condições, mau atendimento, falta de médicos nas equipes de Programa de Saúde da Família, baixos salários para médicos da periferia. Reclama que o Hospital de Parelheiro será construído em local distante e defende que o assunto seja discutido com os conselheiros de saúde da região.

20ª Sessão Ordinária (31/03/2009)

ALFREDINHO (PT) - Fala do problema no Jardim das Imbuias, onde fica o 101º DP, que não possui mais carceragem. Relata que recebeu a notícia de que os presos retornarão a essa Delegacia e que a comunidade mobilizou-se contrariamente. Informa que foram sugeridos outros lugares, como Santo Amaro. Declara que haverá um ato da população em frente à delegacia. Expõe que o delegado da sexta Seccional afirmou não haver saída, apesar de concordar com a população. Informa já ter enviado ofícios para o "Secretário de Insegurança" do Estado e ao Deputado Enio Tatto.

17ª Sessão Extraordinária (31/03/2009)

ALFREDINHO (PT) - Diz que o projeto em questão é o primeiro que dá entrada na Casa. Afirma que, apesar de simples, o projeto é de grande importância, pois dá condições de vida normal para pessoas com deficiência física. Conta que em sua observação de acessibilidade percebeu que não há banheiros químicos com rampas. Cita a Vereadora Mara Gabrilli. Pede a aprovação do projeto, afirmando que não há gastos para o Município.

19ª Sessão Ordinária (26/03/2009)

ALFREDINHO (PT) - Nota que os trabalhos do Projeto em Defesa das Águas e dos parques lineares são bons, mas não solucionam o problema de moradia da população humilde que habita margens de represas e córregos. Cobra do Prefeito a construção do Hospital de Parelheiros, como prometido na campanha eleitoral.

Alfredinho (PT) - Volta ao tema da comparação entre os Governos de FHC e de Lula. Critica os tucanos por não realizarem programas sociais.

17ª Sessão Ordinária (24/03/2009)

ALFREDINHO (PT) - Menciona a preocupação de comerciantes e população em relação ao Projeto Nova Luz. Diz que o projeto está no Plano Diretor da Cidade. Afirma que o Vereador José Police Neto, líder do Governo, não tem clareza sobre o que será este Projeto. Cita a Santa Ifigênia, onde haverá concessão urbanística e licitações às quais concorrerão empresas privadas.

Alfredinho (PT) - Declara estar acompanhando o trabalho de recuperação das margens da Represa de Guarapiranga. Propõe que sejam discutidos projetos de moradias para as pessoas que serão desapropriadas. Lembra que a Prefeitura já usa a alternativa do Bolsa Aluguel, mas é preciso mais. Cita as intervenções em áreas de Cidade Ademar, na região de Billings, de Grajaú e Capela do Socorro.

16ª Sessão Ordinária (18/03/2009)

ALFREDINHO (PT) - Em cessão do restante do tempo do Vereador Claudio Fonseca, diz que não se pode culpar a natureza pelas enchentes e pede fiscalização no horário da coleta de lixo. Aborda o problema das creches e afirma que a Comissão de Educação não tem seus requerimentos atendidos pelos Secretários. Informa que funcionários de alguns Crecas estão há meses sem receber. Pede que cópias de seu discurso sejam enviadas aos Secretários das áreas pertinentes.

12ª Sessão Extraordinária (11/03/2009)

ALFREDINHO (PT) - Avalia que as subprefeituras estão mais próximas da solução dos problemas da Cidade e que a participação democrática do povo ajuda a fazer funcionar melhor os serviços públicos.

13ª Sessão Ordinária (10/03/2009)

ALFREDINHO (PT) - Critica o congelamento de verbas do Governo, que atinge principalmente algumas Subprefeituras da periferia, que têm maiores demandas, má qualidade ou ausência de serviços públicos e alto índice de mortalidade infantil. Menciona o problema da merenda escolar de má qualidade e a notícia de que a quantidade de leite distribuído nas escolas vai diminuir.

10ª Sessão Ordinária (26/02/2009)

ALFREDINHO (PT) - Conta que o Governo do Estado eliminou um turno escolar no Jardim Monte Verde, alegando superlotação de salas, e transferiu alunos para outras unidades da rede, obrigando-os a percorrer longas distâncias e a viajar em ônibus velhos e superlotados. Pede ao Secretário de Estado da Educação uma solução urgente para o problema.

8ª Sessão Ordinária (18/02/2009)

ALFREDINHO (PT) - Esclarece que participou de reuniões com comerciantes da Santa Ifigênia e percebeu que há muita desinformação sobre o Projeto Nova Luz. Informa que há uma reunião marcada com o Líder do Governo para que este explique a situação aos comerciantes. Julga necessário criar uma comissão para tratar com a Emurb e com a Subprefeitura sobre o assunto. Afirma que o Prefeito é o comandante da Cidade e não se pode isentá-lo das responsabilidades.

5ª Sessão Ordinária (11/02/2009)

ALFREDINHO (PT) - Diz que não está otimista como o Vereador Adilson Amadeu e acha que "coronel" é sinônimo de autoritarismo. Atribui o problema das enchentes à falta de planejamento. Fala sobre as CPIs da merenda e das licenças. Acredita que o problema dos empreendimentos irregulares se deve à legislação, que alguns usam para criar dificuldades e para vender facilidades.

Alfredinho (PT) - Informa que na última quinta-feira houve pontos de alagamento no Cantinho do Céu e na Cocaia porque a atual gestão não faz limpeza do local.

2ª Sessão Ordinária (04/02/2009)

ALFREDINHO (PT) - Diz que a Prefeita Marta Suplicy é muito criticada na Casa, mas os projetos iniciados por ela foram tão bons que tiveram continuidade na atual gestão. Acha que o governo deve fazer um plano de habitação para as pessoas que serão atingidas pelo projeto de despoluição das represas Billings e Guarapiranga. Fala sobre a responsabilidade da Prefeitura em ajudar a resolver o problema da crise.

ALFREDINHO (PT) - Aborda o problema da falta de vagas nas escolas e de transporte escolar.

1ª Sessão Ordinária (03/02/2009)

ALFREDINHO (PT) - Em seu discurso inaugural, agradece a todos pelos votos recebidos e reafirma o compromisso, assumido durante a campanha, de lutar pelos mais carentes e pela periferia, fazendo uma oposição responsável. Discorre sobre sua origem operária e participação na fundação do PT. Elogia o trabalho da GCM e da Guarda Ambiental nas regiões de mananciais e quer conhecer a fundo o projeto do Executivo sobre o tema.

1ª Sessão Extraordinária (03/02/2009)

ALFREDINHO (PT) - Diz que o problema da saúde hoje é responsabilidade do governo atual e as principais reclamações da periferia são: saúde, transporte, pavimentação e outras. Fala que a AMA não resolve os problemas de saúde na Cidade.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo