Radar Municipal

Participações no Plenário

145ª Sessão Ordinária (20/05/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Em aparte, esclarece não estar se posicionando contra a Parada Gay, e sim contra o local de sua realização. Declara-se contra a construção, pelo Prefeito, de um Casarão para os gays. Afirma sofrer discriminação por ser evangélico.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, congratula-se com a Vereadora Sandra Tadeu pela representação na OIT, em nome da Bancada.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Prognostica resultados das próximas eleições. Reporta-se à lei da Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação de que participou concedendo liberdade total à imprensa, porém, também responsabilização pelos erros cometidos. Afirma que a moção de apoio ao Estadão pela Câmara não basta e pede aos vereadores, imprensa e população que se manifestem contra a censura aos veículos de comunicação.

144ª Sessão Ordinária (19/05/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Comenta notícia divulgada no Diário Oficial da Cidade, sobre a reforma de casarão na Rua Frei Caneca, destinado a ser referência aos gays. Defende que o mesmo poderia ser referência para todos que visitam a Cidade e não apenas um espaço gay.

142ª Sessão Ordinária (13/05/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Apela para que o Vereador Dalton Silvano não se transforme em dono e defensor do projeto. Alega que alguns prédios não têm condições de acessibilidade e continuarão irregulares.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Afirma a necessidade de uma lei enxuta para facilitar a regularização do comércio e indústria. Entende que não adianta a criação de licença provisória, do projeto do Vereador Dalton Silvano, para quem estiver irregular. Diz necessário se pensar separadamente em licença para a atividade e licença para o prédio. Lembra a burocracia que há na Prefeitura para regularizar imóveis.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Em aparte, acrescenta que a CPI das Antenas ensejou a criação de lei para regularização das antenas.

141ª Sessão Ordinária (12/05/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Aborda a grande porcentagem de estabelecimentos irregulares. Afirma que o projeto do Vereador Dalton Silvano das licenças de funcionamento não atende o comerciante e apenas transforma decretos antigos em projeto de lei. Opina que o projeto deve ser retirado de pauta para discussão de um novo projeto.

140ª Sessão Ordinária (11/05/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Felicita a Vereadora Mara Gabrilli pela entrevista à revista Veja a respeito de deficientes físicos. Agradece a revista pela matéria.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, queixa-se de que seu projeto que trata dos eventos autorizados na Avenida Paulista ainda não recebeu relator na Comissão de Constituição e Justiça. Como forma de protesto, solicita verificação de presença.

138ª Sessão Ordinária (05/05/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Em aparte, dá seu testemunho das qualidades do ex-Presidente.

137ª Sessão Ordinária (04/05/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, manifesta ao Vereador Dalton Silvano que o considera um dos melhores Vereadores da Casa, inclusive na presidência da sessão.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Considera os benefícios do projeto aprovado na Câmara e vetado pelo Prefeito, que determina o término dos jogos de futebol às 23h15min. Protesta contra comentário da Rádio Jovem Pan de que os Vereadores teriam voltado atrás por não derrubarem o veto e manifesta que, apesar de favorável à sua derrubada, está considerando a possibilidade de votar contra devido à postura da rádio. Apela aos Vereadores para que o assunto seja discutido no dia determinado e que votem com coragem.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, parabeniza o Santo André pela atuação no campeonato paulista e os santistas pela vitória.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, defende o direito do Vereador Ítalo Cardoso à palavra para criticar o PSDB.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, informa que venceu prazo para designação de relator de seu projeto sobre eventos na Avenida Paulista, na Comissão de Constituição e Justiça, e questiona que providências o Presidente ou a Mesa Diretora pode tomar neste caso.

136ª Sessão Ordinária (28/04/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, declara lamentável que um Vereador leia, no plenário, uma carta anônima e peça que seja publicada no Diário Oficial. Solicita seja indeferida a transcrição dessa carta nos Anais.

95ª Sessão Extraordinária (20/04/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Em aparte, parabeniza o Vereador Aurélio Miguel pela aula que está dando sobre o projeto que será votado. Concorda que esteja no projeto a obrigação da realização de determinadas obras e diz acreditar que cobrar um percentual é a melhor fórmula. Sugere a possibilidade de o empreendedor ter uma noção dos valores das contrapartidas antes de começar o empreendimento.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, informa que não pedirá votação nominal.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Em encaminhamento de votação, lamenta que a Imprensa não dê a conotação de que o Legislativo teve a capacidade de construir, com o Executivo, um projeto de consenso, que atende aos interesses da Cidade. Faz uma observação em relação ao artigo 2º, alínea e.

93ª Sessão Extraordinária (13/04/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, sugere que sejam delegados à Comissão de Política Urbana os 24 projetos da pauta para a elaboração de pareceres.

129ª Sessão Ordinária (31/03/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, manifesta importância do requerimento em virtude das inúmeras audiências públicas realizadas e da votação do Plano Diretor.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, cita reunião da Comissão de Administração Pública com presença do Secretário Ronaldo Camargo para falar sobre bancas de jornais.

128ª Sessão Ordinária (30/03/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Comenta matéria paga pelo Secovi, veiculada no jornal O Estado de S.Paulo, denominada "Plano Diretor Estratégico e o Destino da Cidade de São Paulo". Cita audiências públicas realizadas para o plano Diretor e menciona postura de entidades como Nossa São Paulo e Defenda São Paulo. Sustenta que essas entidades trabalham contra a discussão do Plano Diretor para defender interesses privados. Considera importante ouvir todos os lados, inclusive o Secovi, na revisão do Plano Diretor. Menciona reunião para exposição do Vereador José Police Neto sobre parecer relativo ao Plano Diretor.

126ª Sessão Ordinária (24/03/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Manifesta-se favorável à GDA. Explica por que entrou na vida pública. Declara seu desânimo com a vida pública e expõe o motivo. Comenta decisão do Tribunal de aprovação de suas contas e critica a imprensa por não noticiar. Condena postura do jornalista Milton Jung de não lhe dar direito de resposta. Defende que vereadores possam divulgar seus trabalhos com recursos da Câmara. Trata do projeto Psiu e de projeto sobre eventos na Paulista. Refere-se a matéria veiculada sobre ele.

125ª Sessão Ordinária (18/03/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Agradece o aparte do Vereador Celso Jatene e encoraja os Colegas a discutir os grandes temas da Cidade.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Comenta a derrubada do veto às mudanças que propôs à Lei do Psiu, de que a denúncia não pode mais ser anônima, pois a medição tem de ser feita na moradia do reclamante; que a multa seja proporcional ao número de pessoas no local objeto de denúncia e que os fiscais primeiro orientem os infratores e multem apenas na reincidência. Relata que somente 0,7% das reclamações terminam em multas. Informa que foi presidente da Comissão de Política Urbana em 2009 e realizou reuniões em toda as regiões da Cidade. Fala que o Plano Diretor não é da Situação ou da Oposição, é da Cidade, foi e será discutido até haver um consenso. Diz que os empresários da construção estão satisfeitos como Plano Diretor atual.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Diz que os Vereadores estão perdendo a oportunidade de serem lembrados por boas iniciativas.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Lembra que o Vereador Celso Jatene teve um veto derrubado, o das locadoras de automóveis.

88ª Sessão Extraordinária (17/03/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, pondera não concordar com a inclusão de itens como pé de pauta e requer o adiamento do requerimento.

122ª Sessão Ordinária (10/03/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, indica a Vereadora Marta Costa para Vice-Líder da bancada.

86ª Sessão Extraordinária (10/03/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, diz que há condições de se votar a inversão, o item invertido e, em seguida, de se realizar o que o Líder do Governo solicita.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, lembra que esta matéria já foi aprovada e sancionada no Governo da Prefeita Marta, porém o Ministério Público entendeu que era inconstitucional. Solicita o voto "sim".

85ª Sessão Extraordinária (03/03/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, avalia que a matéria deveria ser de iniciativa da Mesa Diretora.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, diz que concordará com a inclusão, mas manifesta-se contra o procedimento.

116ª Sessão Ordinária (23/02/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, refere-se a artigos publicados na imprensa sobre a cassação do mandato de Gilberto Kassab.

114ª Sessão Ordinária (10/02/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, lê artigo publicado no Diário do Comércio, de Evandro Mesquita, ex-deputado estadual, cujo título é Alerta Geral.

113ª Sessão Ordinária (09/02/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Dá por cumprida a sua missão no que tange ao Plano Diretor. Agradece aos membros da Comissão de Política Urbana que o ajudaram na realização das audiências públicas e diz que, agora, a aprovação e a implementação do Plano dependem da Casa e do Executivo.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, faz as indicações da sua bancada para a Corregedoria e para as Comissões.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Fala das audiências públicas sobre a revisão do Plano Diretor, realizadas em 2009. Reclama que várias ONGs compareceram às reuniões centrais apenas para criticar, mas não sugeriram nada de concreto para ser aprovado na Casa. Acusa essas organizações de defender interesses do setor imobiliário. Diz que a imprensa não participou das audiências e publicou somente a opinião das ONGs. Afirma que não sente, por parte da Casa, vontade de votar a revisão do Plano Diretor. Informa ao Plenário que a bancada do DEM indicou o Vereador Dissei para presidir a Comissão de Política Urbana.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Faz votos de que o Vereador José Police Neto continue Líder do Governo e também Relator do Plano Diretor.

111ª Sessão Ordinária (03/02/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, registra a indicação dos Vereadores do Democratas para as Comissões . Em seguida, ressalta a atitude da Administração Municipal, de fechar a Igreja Mundial do Poder de Deus, por falta de documentação necessária, de alvará de funcionamento, de vistoria do Contru e demais órgãos da Prefeitura. Defende a fiscalização de todos os estabelecimentos irregulares da Cidade, como shopping centers, bares, restaurantes, hotéis, motéis, obras.

110ª Sessão Ordinária (02/02/2010)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, informa que a bancada do Democratas indica o Vereador Milton Leite para compor a Comissão de Finanças e Orçamento.

80ª Sessão Extraordinária (15/12/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, pede ao Vereador Police Neto que retire o pedido de verificação nominal de votação, para que os Vereadores analisem sem pressa as contas do Executivo de 2008.

77ª Sessão Extraordinária (15/12/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, parabeniza o Presidente pela recondução ao cargo de Presidente desta Casa. Indica para 2º Secretário o Vereador Milton Leite.

108ª Sessão Ordinária (10/12/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Em comunicado de liderança, afirma que o Prefeito Kassab se preocupa com a Cidade e tem feito as obras necessárias, mas pondera que, com a quantidade atípica de chuva dos últimos dias, nenhum governo conseguiria evitar o desastre. Defende a instalação de piscinas em todas as novas construções da Cidade para contenção e posterior reúso da água pluvial.

75ª Sessão Extraordinária (10/12/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, defende o início de um diálogo entre as bancadas e, se necessário, o adiamento da votação do Orçamento para permitir a votação do PL 712/09. Pede ao Presidente que não convoque sessão para amanhã, pois não há acordo sobre a matéria.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, afirma que, mesmo sendo Líder do DEM, partido do Governo, não é favorável ao PL 433/09. Elogia e ratifica o pronunciamento do Vereador Police Neto.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, adverte que configuraria irresponsabilidade e prevaricação a Câmara não cumprir a Lei Orgânica do Município nem a Constituição Federal e não votar o Projeto.

73ª Sessão Extraordinária (08/12/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, fala de sua solicitação par que o Plano Diretor Estratégico fosse discutido a partir de hoje e, se possível, votado; porém, alguns Líderes discordaram. Destaca o desejo de realizar a votação ainda este ano e deseja que a Casa se disponha a iniciar o debate.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, diz que a Bancada do Democratas entende que se deve votar essa proposta em 1º turno e, assim, apoiar o que vem sendo feito pelo Vereador Milton Leite.

105ª Sessão Ordinária (03/12/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pede a todos os Vereadores que, na próxima terça-feira, se possa chegar a um entendimento para a votação, em primeira discussão, do Plano Diretor Estratégico.

70ª Sessão Extraordinária (01/12/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Diz que o projeto atingiu um nível possível e reconhece a sensibilidade do Prefeito Gilberto Kassab e do Executivo diante das preocupações do PSDB, do Vereador Claudio Fonseca e do Democratas. Agradece aos Vereadores Marco Aurélio Cunha, Marta Costa, Ushitaro Kamia, Domingos Dissei e Sandra Tadeu.

69ª Sessão Extraordinária (25/11/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Em encaminhamento de votação, manifesta-se favorável à aprovação da revisão da Planta Genérica de Valores, cuja arrecadação irá se reverter em benefícios para a Cidade.

99ª Sessão Ordinária (19/11/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Em metade do tempo cedido pelo Vereador Juscelino, esclarece que a revisão da Planta Genérica de Valores não é aumento de imposto, mas atualização do IPTU para imóveis que tiveram valorização. Pede coerência aos partidos de Oposição para votar a favor do projeto, pois não há como administrar a Cidade sem dinheiro.

65ª Sessão Extraordinária (18/11/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, pede que os PLs 86/2009, 428/2009, 437/2009, 422/2008, que interferem no Plano Diretor Estratégico, nos Planos Regionais e no Zoneamento sejam retirados do Congresso de Comissões, até que o Plano Diretor Estratégico seja votado nesta Casa.

97ª Sessão Ordinária (17/11/2009)

Carlos Apolinario (DEM) - Em aparte, defende a revisão da Planta Genérica de Valores, pois uma forma de justiça social é fazer com que as pessoas paguem imposto proporcional ao tamanho de sua riqueza.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Ressalta que o Sr. Prefeito irá enviar projeto de atualização da Planta Genérica de Valores, que atingirá os proprietários de grandes imóveis comerciais e residenciais. Lembra que o projeto irá aumentar o índice de isenção de pagamento de IPTU para pequenas construções.

94ª Sessão Ordinária (10/11/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Agradece aos Vereadores Floriano Pesaro e Eliseu Gabriel. Tece comentários sobre o Plano Diretor Estratégico. Conta que pela primeira vez foram realizadas audiências públicas e mais cinco devolutivas. Expõe que a Sra. Lucila Lacreta, Presidente do Movimento Defenda São Paulo, ficou difamando a Câmara. Pergunta qual seu interesse em não votar o PDE. Diz que a entidade mudou de nome para "Acusa São Paulo".

62ª Sessão Extraordinária (04/11/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Conta que o Presidente Antonio Carlos Rodrigues perguntou a um técnico da Casa se o projeto do Tribunal era diferente do projeto aprovado para a Câmara. Fala que o técnico disse que o projeto era 100% igual ao projeto aprovado em 2003 para a Casa. Posiciona-se favoravelmente ao projeto e espera que este seja votado de forma simbólica.

90ª Sessão Ordinária (29/10/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Comenta as meias verdades divulgadas pelo jornalista Diego Zanchetta em relação à fala deste Vereador sobre compromisso de sua bancada de votar o projeto do Vereador José Police Neto. Ressalta o compromisso de seu partido de votar o projeto do Vereador na próxima votação.

89ª Sessão Ordinária (28/10/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Fala do Plano Diretor. Declara que as audiências públicas foram experiências muito ricas e serviram para discutir assuntos além do Plano Diretor. Informa que ainda serão realizadas cinco audiências. Conta que todas as informações estão disponíveis no site da Câmara.

87ª Sessão Ordinária (22/10/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Faz breve relato dos debates sobre a revisão do Plano Diretor Estratégico. Critica ONGs que não compareceram às audiências realizadas em locais distantes do Centro.

86ª Sessão Ordinária (21/10/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Informa que a Comissão de Política Urbana promoveu 38 audiências públicas para tratar do Plano Diretor Estratégico, decidindo por cinco reuniões devolutivas. Conta que tem a manifestação do Juiz Marco Antonio Martin Vargas que aprovou suas contas. Fala sobre a discussão das doações da AIB - Associação Imobiliária Brasileira. Diz que os Vereadores são a parte mais fraca por não terem imunidade parlamentar. Expõe que sua religião, evangélica, foi relacionada com o seu nome como cassado. Requer ao Presidente que determine à Taquigrafia a publicação, na íntegra, da aprovação de suas contas.

84ª Sessão Ordinária (15/10/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Comenta que nenhum Prefeito terá condição de resolver o problema do trânsito no centro da Cidade. Defende a criação do pedágio urbano para a melhoria do meio ambiente, do trânsito e do transporte coletivo.

52ª Sessão Extraordinária (16/09/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Em aparte, considera o debate oportuno. Pondera que os Vereadores devem apoiar as boas iniciativas do Executivo e questionar os seus erros, mas sempre a favor da Cidade.

51ª Sessão Extraordinária (16/09/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, em nome do Democratas, declara-se contra a proposta de CPI, pois não há denúncia de corrupção.

68ª Sessão Ordinária (02/09/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, homenageia o Sr. Luiz Antonio Fleury Filho, ex-Governador de São Paulo.

65ª Sessão Ordinária (25/08/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, diz que não podem reclamar do Secretário Rodrigo Garcia, pois ele tem direito a dar sua opinião. Lembra que a Mesa Diretora é a responsável por decidir o valor dos aumentos e que o primeiro passo é apenas saber se o aumento deve ou não ser concedido.

64ª Sessão Ordinária (20/08/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) Diz concordar com o Presidente, pois comunicado de liderança não é para contestação do orador anterior, o que se tornou uma prática de todos. Lembra que sempre há um período de sessão pela frente após a Ordem do Dia, sugere que seja feito como no Congresso Nacional: fica ou o Presidente efetivo, ou o Vice, ou outro Vereador na presidência e então é possível falar por mais duas horas até o encerramento da sessão. Comenta uma manchete de jornal que diz: "Cidade Limpa, menos nas eleições". Declara que é contra a proibição de colocar faixas para divulgação de candidato, pois eleição não é sujeira.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Alega estarem politizando um assunto para qual deveriam procurar solução. Diz que o Secretário está disposto a discutir com o Governo Federal para mudar a fórmula e fazer com que esse dinheiro realmente venha para São Paulo. Pede apoio aos Vereadores Antonio Carlos Rodrigues e João Antônio para impedirem que esse tipo de assunto seja discutido em programas de rádio. Solicita ao Presidente que coíba o tipo de atitude que tiveram os Vereadores Celso Jatene e Floriano Pesaro ao apresentarem falas de terceiros. Afirma que não adianta o Secretário criticar e não resolver o problema da sala de aula.

47ª Sessão Extraordinária (19/08/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, defende o Vereador Abou Anni por permitir o adiamento da matéria.

Carlos Apolinario (DEM) - Em aparte, cita fala do Vereador João Antônio acerca do jetom pago aos secretários municipais; fala dos jetons pagos em Brasília. Cita o acordo do Prefeito Kassab de melhora do salário da GCM ainda neste ano.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Pela ordem, ressalta a vontade de todos os partidos de dar aumento aos secretários e que não sejam mais pagos jetons quando participarem de conselhos municipais.

57ª Sessão Ordinária (05/08/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Manifesta-se contra a aprovação do serviço de mototáxi em São Paulo por temer o aumento do número de acidentes com vítimas fatais, assim como dos assaltos praticados por pessoas nas garupas das motocicletas.

56ª Sessão Ordinária (04/08/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Cumprimenta o ex-Ministro, Dr. Almino Affonso, o ex-Presidente da Câmara, Eurípedes Sales e o Sr. Benedito Ribeiro, marido da Sra. Edir Sales. Em nome da bancada do Democratas dá as boas-vindas à Vereadora, dizendo ter certeza de sua contribuição para a cidade de São Paulo. Comenta que a Parlamentar poderá ser efetivada em breve, pois alguns Colegas sairão candidatos a deputado.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Anuncia o falecimento do pai do Vereador Penna. Lembra que é tradição da Casa suspender a sessão pelo falecimento de pais de Parlamentares. Presta homenagem a sua mãe, Sra. Minervinha Eugenio Apolinario, falecida sexta-feira passada.

40ª Sessão Extraordinária (17/06/2009)

CARLOS APOLINÁRIO (DEM) - Diz que a Bancada do Democratas soma-se ao Vereador Floriano Pesaro nas palavras ditas em homenagem ao Vereador Chalita.

39ª Sessão Extraordinária (16/06/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Diz que a agenda da Comissão de Política Urbana prevê a realização de seis audiências públicas ainda este semestre. Convida todos para a primeira, que contará com a presença dos Vereadores da Comissão, do Prefeito Gilberto Kassab e de alguns Secretários.

47ª Sessão Ordinária (09/06/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Divulga que por acordo de Lideranças da Casa será votado o projeto original da LDO em primeira discussão, e as mudanças apresentadas por todos os vereadores e pelo relator, Vereador Milton Leite, serão votadas na segunda discussão.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Registra que o relator do substitutivo ao PL 243/09, Vereador Milton Leite, concordou com a idéia de que o substitutivo não avançasse e não fosse aprovado.

43ª Sessão Ordinária (27/05/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Diz aos manifestantes presentes na galeria que os Vereadores vão discutir o que é melhor para a Cidade e para a categoria.

41ª Sessão Ordinária (21/05/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Discorre sobre o valor das multas para empresas de telefonia que instalam antenas irregulares na Cidade. Exorta os colegas a elaborar legislação para punir essas empresas.

33ª Sessão Extraordinária (20/05/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Reconhece que o projeto não está maduro para ser votado. Diz que as lideranças precisam ler melhor o substitutivo e chegar a um senso comum. Solicita ao Vereador João Antônio o prolongamento da discussão da matéria por mais uma hora e a discussão do projeto de mudanças climáticas, para que não aleguem que não houve discussão.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Manifesta decepção com o Vereador João Antônio. Discorda de fazer um novo projeto, gostaria de derrubar o veto, ver as empresas entrarem na justiça e, se o Poder Judiciário disser que é inconstitucional, fazer uma nova lei. Afirma que 500 mil reais de multa, de acordo com o valor da antena, não é confisco. Manifesta o desejo de saber se o Judiciário está em defesa da população ou das multinacionais. Comenta a proposta do Vereador José Police Neto de cortar a energia elétrica que chega na antena. Conta que instalaram uma antena em cima de sua casa, que fica em frente ao Hospital São Camilo, demonstrando a falta de preocupação das empresas. Cita Europa e Estados Unidos. Afirma que a antena é uma necessidade moderna, sendo necessário equilíbrio entre o seu funcionamento e o desenvolvimento econômico das empresas. Diz que, se não querem a culpa inteira, os Vereadores devem assumir pelo menos parte dela, pois podem elaborar leis para punir irregularidades, mas ficam culpando o Poder Executivo.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Reconhece que o Secretário Andrea Matarazzo faz um grande trabalho em São Paulo.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Manifesta sua satisfação com as discussões dos projetos do Executivo, com mudanças de concessões das partes. Diz que, até quando vota contra, a Oposição participa do debate até o fim. Declara acreditar que esse projeto será construído em conjunto.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Fala que está no relatório da CPI os lugares onde foram colocadas antenas irregulares e cita-os. Lamenta que as empresas consigam instalar antenas irregulares em edifícios públicos. Diz que preferia derrubar o veto, mas aprendeu que, em política, deve-se trabalhar com as realidades. Comenta o entendimento feito de votar do jeito que está em primeira votação e, depois, construir um substitutivo.

39ª Sessão Ordinária (19/05/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Posiciona-se sobre matéria que tem sido veiculada a respeito da casa do Vereador Kamia. Diz que houve uma falha, mas que o Parlamentar foi a Receita Federal e apresentou suas declarações de Imposto de Renda. Relata que os Vereadores são perseguidos pela imprensa. Fala das doações feitas às campanhas eleitorais durante anos pela AIB, e que agora são proibidas.

36ª Sessão Ordinária (12/05/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Discorre acerca das doações de campanha da AIB. Avisa que publicou uma nota em seu site questionando por que só os Vereadores são suspeitos, assim como uma relação de candidatos que também receberam doações. Considera injusto que as empreiteiras sejam anistiadas e os Vereadores punidos.

23ª Sessão Extraordinária (15/04/2009)

Carlos Apolinario (DEM) - Acredita que, quando o Governo envia uma projeto à Casa, deve-se pensar primeiro na Cidade. Diz que o Líder do Governo, nunca se negou a ouvir nenhum setor da comunidade; todos os representantes da Santa Ifigênia, que estiveram nas audiências públicas, tiveram oportunidade de falar. Conta que o Vereador José Police Neto, desde o início, mostrou sua disposição em interceder pela Santa Ifigênia junto ao Governo e assumiu com os pseudolíderes da região a colocação de suas reivindicações no PL.

20ª Sessão Extraordinária (07/04/2009)

CARLOS APOLINÁRIO (DEM) - Lembra que o Vereador que apresenta um PL deve justificar-se na hora da votação e que, na ausência do autor, a Liderança pode encaminhar em seu nome. Explica que o Vereador Ushitaro Kamia está ausente, mas tem em mãos a justificativa do autor e a lê.

22ª Sessão Ordinária (02/04/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Elucida que os Vereadores Donato e José Police Neto publicaram suas contas antes da decisão coletiva da Casa e não há o que corrigir nessa atitude.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Explica que as despesas dos Vereadores são publicadas na Internet. Acha que, se a Mesa decidir assim, todos os Vereadores devem divulgar seus gastos e o CNPJ dos fornecedores contratadas pelos mesmos. Exorta os colegas a defender a Instituição Câmara Municipal de São Paulo.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Atribui aos próprios vereadores a culpa pelas críticas da imprensa à Câmara Municipal. Cita matéria jornalística sobre a Nova Luz, em que alguns vereadores alegaram que o projeto mal chegara à Casa e já estava sendo votado. Conclama os vereadores a defender a instituição.

19ª Sessão Extraordinária (01/04/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Informa que, daqui para frente, fará o mesmo.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Informa que pediu o adiamento por solicitação do próprio Vereador Domingos Dissei. Afirma que não adiar um item a pedido do autor o faz sentir-se desrespeitado como Líder de bancada. Discorda do Vereador João Antônio.

18ª Sessão Extraordinária (01/04/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Fala em nome da Liderança dos Democratas que não estão de acordo com o requerimento por não ver necessidade, já que o Secretário Municipal de Saúde determinou abertura de sindicância e tomou todas as providências necessárias. Concorda que a Câmara tem de ter informações sobre o caso e sugere que, para isso, se faça um requerimento. Entende que o requerimento em questão estaria atropelando a Comissão de Saúde da Casa.

20ª Sessão Ordinária (31/03/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Alega que o número de ruas e avenidas na Cidade não comporta o número de automóveis. Defende que a construção de corredores resolve somente o problema do transporte coletivo. Lembra que apresentou o projeto do pedágio urbano, que incentivaria as pessoas a usarem o transporte coletivo. Com a cobrança, seriam possíveis melhorias nos ônibus e metrôs e, com a esperada diminuição do trânsito, a poluição e a saúde melhorariam. Cita Adilson Amadeu. Lamenta que o Prefeito Kassab tenha prometido não criar o pedágio.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Comunica a realização da primeira audiência pública referente ao PL 158/2009, que trata da Concessão Urbanística Nova Luz.

16ª Sessão Extraordinária (25/03/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Expõe que vários Vereadores, como Jamil Murad, Celso Jatene e João Antônio, se opuseram à tramitação conjunta dos dois projetos modificados pelo Prefeito Gilberto Kassab. Informa que, como os Vereadores entenderam que o projeto caminharia melhor separadamente, o Prefeito se comprometeu com o líder do Governo, Vereador José Police Neto, que encaminharia em separado o projeto Nova Luz à Câmara.

15ª Sessão Ordinária (17/03/2009)

Carlos Apolinario (DEM) - Faz um apelo para que sua bancada apóie a derrubada do veto ao projeto de lei do Vereador Jooji Hato. Diz que não tem problemas em derrubar vetos, desde que não seja contra o Governo.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Registra que o Prefeito Gilberto Kassab está fazendo o prometido em campanha, não aumentando o valor da passagem de ônibus. Defende o subsidio tirado dos impostos, pois todos pagam, e as pessoas menos favorecidas são as que usam o transporte coletivo, sendo assim o Prefeito está fazendo em São Paulo justiça social.

13ª Sessão Extraordinária (17/03/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Diz que, se for inconstitucional, a Justiça pode revogar a lei. Encaminha pela derrubada do veto por entender que o projeto é bom e vai salvar vidas.

14ª Sessão Ordinária (11/03/2009)

Carlos Apolinario (DEM) - Diz que é favorável ao projeto da moto sem garupa. Fala que apresentou uma lei quando era Deputado Estadual que proibia a venda de bebida alcoólica nas estradas de São Paulo; cita a aprovação na Casa de um projeto apresentado por um Vereador sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança. Comenta sobre um costume da Casa ao qual é contrário, que, para derrubar o veto do projeto de um Parlamentar, tem se que derrubar também o veto do projeto do Parlamentar que o ajudou.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Rebate as críticas do Vereador Tatto sobre as creches perguntando por que a ex-prefeita Marta Suplicy não resolveu o problema durante a sua gestão.

11ª Sessão Extraordinária (10/03/2009)

Carlos Apolinario (DEM) - Adverte que o projeto deve conter artigo que cancele o convênio e os investimentos voltem a ser de propriedade do Município, caso a Sabesp seja privatizada.

8ª Sessão Extraordinária (26/02/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Esclarece que evangélicos não participam do Carnaval, porém, reconhecendo o direito dos que gostam da festa, informa que não criarão obstáculo à aprovação do projeto.

8ª Sessão Ordinária (18/02/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Considera injusta a crítica do Vereador ao Prefeito Kassab, que administra a Cidade como um todo e não é responsável pelas fiscalizações realizadas em determinadas regiões, que são de iniciativa das subprefeituras.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Queixa-se de que vereadores usem questão de ordem ou comunicado de liderança para fazer críticas ao Governo Kassab. Como Líder do DEM, julga-se na obrigação de usar o mesmo artifício para defender o Governo. Sugere que se realize o Pequeno e o Grande Expedientes, que cada Líder tenha cinco minutos para falar, que se passe à Ordem do Dia e, em seguida ao "pinga-fogo" até 22h, como acontece no Congresso Nacional.

7ª Sessão Ordinária (17/02/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Indica o Vereador Marco Aurélio Cunha para compor a CPI.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Orienta sua bancada a votar "sim". Reclama do fato de o Colégio de Líderes ter deliberado ferir o Regimento e agora os SRs. Vereadores transformarem questão de ordem em outro debate.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Indica a Vereadora Marta Costa.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Discordando do Líder do PT, acha desnecessário instalar CPI da merenda escolar, pois o assunto já está sendo investigado pelo Ministério Público. Julga que as denúncias não apontaram nenhuma irregularidade do Executivo.

4ª Sessão Ordinária (10/02/2009)

CARLOS APOLINARIO - Comenta a morte do Sr. Ângelo Salton. Solicita um minuto de silêncio.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Manifesta posição contrária à CPI da merenda escolar. Diz que o Ministério Público afirma ser melhor o Governo reassumir a confecção da merenda escolar, mas a Casa concluiu que o modelo de terceirização era o mais apropriado. Discorre sobre o fato de não haver denúncia contra o Governo e que o Sr. Cláudio Lembo dá impressão de que houve irregularidades por parte das empresas.

3ª Sessão Ordinária (05/02/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Observa que a matéria da Folha de S. Paulo não justifica a instalação de uma CPI; que a reportagem não faz nenhuma denúncia contra a Administração nem contra o Prefeito Kassab, mas contra representantes de empresas fornecedoras de merenda escolar.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Considera que a matéria jornalística não trouxe fato novo; que o assunto já está sendo examinado pela Polícia e pelo Ministério Público e só resta verificar se há envolvimento de funcionário do Executivo. Reitera que o Democratas não vai concordar com a CPI, embora respeite a posição do PT.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Refere-se à matéria jornalística sobre merenda escolar, mencionada pelo Vereador João Antônio. Alega que não houve nenhuma denúncia contra a atual Administração. Julga não haver necessidade de outra CPI, pois o assunto já foi investigado, encaminhado ao Ministério Público e as providências foram tomadas.

1ª Sessão Ordinária (03/02/2009)

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Insiste que a CPI não é necessária e que a legislação deve ser atualizada, dando prazo para regulamentação.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Por cessão de tempo dos Vereadores Adolfo Quintas e Agnaldo Timóteo, fala que a maioria dos estabelecimentos da Cidade está irregular. Manifesta-se contra a CPI. Acha que a imprensa deveria mostrar também o lado bom das igrejas evangélicas.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Manifesta alegria por rever os colegas reeleitos e dá boas-vindas aos novos Vereadores. Atenta para o fato de ser a primeira vez que um Presidente da Casa se reelege pela terceira vez consecutiva. Desejando um mandato profícuo ao Presidente e boa sorte aos membros da nova Mesa Diretora. Dá boas-vindas ao Presidente do Tribunal de Contas do Município.

CARLOS APOLINARIO (DEM) - Esclarece que não quer isentar as igrejas de fiscalização e que se mandato não defende irregularidades. Acha que CPI não resolverá o problema porque os empreendimentos não cumprem as leis, e que a Câmara deveria facilitar a regularização, dar prazo para as adaptações e depois fiscalizar rigorosamente.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo