Radar Municipal

Participações no Plenário

185ª Sessão Solene (26/04/2010)

PRESIDENTE (Gabriel Chalita - PSB) - Sessão solene destinada à entrega da Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao Maestro João Carlos Martins, nos termos do Decreto Legislativo nº 53, de 18 de novembro de 2009, de autoria deste Vereador. ORADORES: Ruy Martins Altenfelder Silva, Jorge Chammas, Rogério Gandra Martins, José Renato Nalini, Fernando Figueiredo, Alda Marco Antonio, Gabriel Chalita, João Carlos Martins.

124ª Sessão Ordinária (17/03/2010)

GABRIEL CHALITA (PSB) - Fala sobre projeto de lei, de sua autoria e do Vereador Celso Jatene, que dispõe sobre registro fotográfico de crianças para auxiliar a polícia em caso de desaparecimento.

143ª Sessão Solene (10/12/2009)

PRESIDENTE (Gabriel Chalita - PSB) - Sessão solene destinada à realização da II Conferência Municipal de Direitos Humanos, conforme Resolução nº 01, de 10 de abril de 2008, e Requerimento nº 263, de 1º de dezembro de 2009, por iniciativa do Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, nobre Vereador Antonio Carlos Rodrigues, da Mesa Diretora e da Comissão Extraordinária Permanente de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo. ORADORES: Ítalo Cardoso, Gabriel Chalita, José Gregori, Eduardo Bittar, Julio Lancellotti, Gisele, Alda Marco Antonio, Maria Luiza Eluf, Emilia Cipriano, Alexandre, Sérgio Shimura, Emira Raci, Alexandre Oliveira, Talito, Stefano Costa, Saulo, Jonas Oliveira da Silva, Valdemir, Tatiana Rodrigues, Wagner Balera.

108ª Sessão Ordinária (10/12/2009)

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Informa sobre conferência realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos para celebrar os 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ressalta a importância do tema para construção da paz, do respeito às diferenças e para a erradicação do preconceito.

105ª Sessão Ordinária (03/12/2009)

GABRIEL CHALITA (PSB) - Discorre sobre o PL 164/2009, de sua autoria, que trata do convênio da Prefeitura com instituições de ensino para que se possa abrir mais vagas de creches.

103ª Sessão Ordinária (01/12/2009)

GABRIEL CHALITA (PSB) - Discorre sobre ética na política, cidadania, preconceito contra portadores de HIV-Aids e sobre o aumento abusivo do IPTU.

101ª Sessão Ordinária (25/11/2009)

GABRIEL CHALITA (PSB) - Fala do trabalho da Aliança da Misericórdia, voltado à população de rua de São Paulo. Diz que esse trabalho social é um grande exemplo de que é possível fazer o bem, independentemente da política.

69ª Sessão Extraordinária (25/11/2009)

Gabriel Chalita (PSB) - Em aparte, defende que o trabalhador já paga muitos impostos. Acredita ser necessário discutir o que é essencial para a população.

99ª Sessão Ordinária (19/11/2009)

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Critica a política do Governo José Serra em relação aos professores. Considera cruel o projeto, aprovado na Assembleia Legislativa, que exige que os educadores se submetam a uma prova para obter reajuste salarial.

65ª Sessão Extraordinária (18/11/2009)

GABRIEL CHALITA (PSB) - Em encaminhamento de votação, informa que o PL 164/09 tenta corrigir a falta de vagas em creches na Cidade.

93ª Sessão Ordinária (05/11/2009)

GABRIEL CHALITA (PSB) - Fala do espancamento de presos em Santa Catarina. Conta que, na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, refletiram sobre o que seria uma sociedade de paz. Declara ser lamentável propagar uma Constituição que defende a dignidade da pessoa humana e, ao mesmo tempo, conviver com violências feitas pelo próprio Estado. Destaca que a violência não deve acontecer em meio algum.

87ª Sessão Ordinária (22/10/2009)

GABRIEL CHALITA (PSB) - Argumenta que, se o PSDB recebeu parlamentares de outros partidos, deve aceitar que pessoas deixem o Partido. Lembra que o Vereador William Woo trocou o PSDB pelo PPS e o Partido não reivindicou o seu mandato. Diz que não é hipócrita e não quer apoiar candidatos do partido do qual diverge nas questões educacionais. Relata as melhorias que obteve à frente da Secretaria de Educação e considera que o Vereador Claudio o tratou de forma deselegante ao criticar o seu trabalho.

GABRIEL CHALITA (PSB) - Em comunicado de liderança, relata sua trajetória no PSDB e como educador. Acha que o Partido não lhe deu espaço para, com sua experiência, colaborar com o Governo na elaboração de política educacional; e que nunca foi ouvido por causa de sua ligação com Geraldo Alckmin. Nega a alegação do Presidente do PSDB de que pediria a sua vaga por S.Exa. ter criticado o Governador José Serra. Anuncia que lutará para continuar seu trabalho como Vereador e para honrar os seus eleitores.

85ª Sessão Ordinária (20/10/2009)

GABRIEL CHALITA (PSB) - Ressalta a iniciativa tomada pelo Governo do Estado para resolver a violência escolar, com o desenvolvimento de cartilhas para distribuição aos alunos. Pondera que a cartilha não resolverá o problema da violência escolar; fala da redução em quase 80% do índice de violência com o programa Escola da Família em São Paulo. Cita o problema de falta de vagas nas creches da Prefeitura. Ressalta que apresentou projeto criando um programa de parceria entre as faculdades de Pedagogia e a Prefeitura, para que as faculdades ofereçam creche, sem necessidade de se construir novos prédios para isso.

103ª Sessão Solene (07/10/2009)

O SR. PRESIDENTE (Gabriel Chalita - PSB) - Sessão solene destinada à comemoração aos 100 anos da Academia Paulista de Letras, nos termos do Requerimento Nº 204, de 16 de setembro de 2009, deste Vereador. ORADORES: José Renato Nalini, Gabriel Chalita, Karen Gabriele Javé, Cristiana Lembo, Julia Salgado Felix, Andréia Pimentel de Miranda, Graciele.

69ª Sessão Ordinária (03/09/2009)

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Faz homenagem ao Sr. Andrea Matarazzo, que deixou o cargo de Secretário de Coordenação das Subprefeituras. Fala da reunião de hoje da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania.

67ª Sessão Ordinária (01/09/2009)

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Comenta reportagens dos jornais a respeito da avaliação feita pelo Ministério da Educação sobre os cursos das faculdades no Brasil. Fala da declaração do Ministro da Educação com relação ao problema do ensino médio no Brasil. Cita a necessidade de melhoria dos ensinos fundamental e médio nas escolas brasileiras.

47ª Sessão Ordinária (09/06/2009)

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Ressalta que pediu a retirada do artigo 6º de projeto de lei de sua autoria que tramita nesta Casa e que diz respeito ao fenômeno bullying, por ter havido polêmica, por matéria de um jornalista, de que seria feita e divulgada lista dos alunos que houvessem praticado agressão a outros alunos.

30ª Sessão Ordinária (28/04/2009)

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Aproveita o Dia da Educação para refletir sobre a importância dos educadores. Compara a situação dos professores em vários países para dizer que no Brasil há pouco investimento em educação continuada desses profissionais. Relata evento realizado na Câmara, ontem, por iniciativa do Vereador Ítalo, na Comissão de Direitos Humanos, em que se formou uma subcomissão para acompanhar a abertura dos arquivos da ditadura. Presta homenagem ao educador Paulo Freire.

26ª Sessão Extraordinária (28/04/2009)

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Conta que, no Brasil, crianças já morreram por causa de bullying. Acredita ser obrigação da escola refletir sobre a questão da convivência e do respeito às diferenças. Diz que o projeto visa ajudar a Secretaria de Educação, diretores e professores a construírem a percepção de onde nasce o bullying e como combatê-lo. Comenta casos do Rio de Janeiro, como em Cidade de Silva Jardim e em São Paulo.

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Concorda que as crianças levam sequelas para toda vida. Diz que a prática acontece em todas as classes sociais por descuido do processo educativo. Cita os quatro olhares da Unesco para o projeto educativo. Alega que o grande problema do bullying são as vítimas silenciosas.

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Deseja ver a evolução da questão e que todos aprendam a conviver uns com os outros.

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Finaliza dizendo que é essencial educar as crianças para a compreensão, o respeito e o desenvolvimento crítico.

26ª Sessão Ordinária (15/04/2009)

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Conta da visita que fez, juntamente com os Vereadores Ítalo Cardoso, Juscelino Gadelha e Jamil Murad, aos moradores de rua do centro da Cidade. Lamenta que uma cidade com a importância de São Paulo não saiba tratar seus moradores de rua. Afirma que a solução da questão não é papel apenas da Prefeitura ou da Secretaria, é da Comissão de Direitos Humanos e do povo.

20ª Sessão Extraordinária (07/04/2009)

Gabriel Chalita (PSDB) - Cumprimenta o Vereador Carlos Alberto Bezerra Jr. pela iniciativa. Concorda que a participação popular ajuda na percepção dos reais problemas e na descoberta de possíveis soluções.

20ª Sessão Ordinária (31/03/2009)

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Menciona a manifestação que debateu o aborto, planejada junto ao Cardeal-Arcebispo de São Paulo, D. Odilo Pedro Scherer, que teve a participação de líderes de várias religiões. Conta que foi mostrada a Constituição Federal, levantando a questão de que o aborto é inconstitucional. Ressalta a importância de o eleitor saber o que pensam seus representantes. Declara-se um grande defensor do direito à vida e cita outras questões como eutanásia, ortotanásia e distanásia.

18ª Sessão Ordinária (25/03/2009)

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Informa que apresentará projeto para autorizar a Prefeitura a firmar convênio com faculdades de pedagogia para instalar creches e minimizar o problema de falta de vagas. Argumenta que as faculdades têm profissionais de gabarito e o projeto poderia também auxiliar os estudantes em fase de estágio.

12ª Sessão Ordinária (04/03/2009)

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Informa que o tema de seu primeiro projeto de lei é o bullying, agressão praticada nas escolas e na Internet, causando depressão, mortes e suicídios entre estudantes. Menciona dados da Unesco e formas de prevenir o problema.

7ª Sessão Ordinária (17/02/2009)

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Elogia o encontro realizado pela Associação dos Moradores Sem-Terras, com o Deputado Marcos Zerbini e Cleusa Ramos, para refletir sobre o acesso dos jovens à universidade. Como educador, vê com tristeza a polêmica dos "professores nota zero", que estigmatiza a importante classe de profissionais que constrói e edifica a sociedade.

2ª Sessão Ordinária (04/02/2009)

GABRIEL CHALITA (PSDB) - Agradece à população de São Paulo pela confiança depositada na sua pessoa. Discorre sobre a educação, que julga ser a única forma de minimizar a desigualdade social. Fala sobre a média de permanência da criança na escola nos diferentes países. Conclama todos a fazer da educação a bandeira para uma mudança real da sociedade.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo