Radar Municipal

Participações no Plenário

145ª Sessão Ordinária (20/05/2010)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Defende o direito de realização da Parada do Orgulho Gay na Avenida Paulista e cita a Marcha para Jesus, referindo-se ao Vereador Carlos Apolinario. Declara-se incomodado com o discurso de liberdade de imprensa e menciona a ironia sofrida na imprensa por padre do Ipiranga.

142ª Sessão Ordinária (13/05/2010)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Pela ordem, comenta debate sobre a violência na Comissão de Direitos Humanos, com a presença do Padre Júlio Lancellotti. Pondera que, por coerência, a suspensão dos policiais deveria recair também sobre o Secretário da Segurança Pública. Relata ocorrência da 14ª Marcha Noturna com o tema "Economia de Comunhão e Vida do Povo Negro". Repassa convite recebido do Professor Marcelo Nerling para um seminário do Curso de Gestão de Políticas Públicas, da ECA-USP.

139ª Sessão Ordinária (06/05/2010)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Em aparte, parabeniza o Vereador Adilson Amadeu pela atuação. Observa que houve queda de qualidade na segunda parte do mandato do Prefeito Gilberto Kassab e credita essa mudança a um boicote que o Prefeito estaria sofrendo dentro de sua própria Administração, sobretudo nas Subprefeituras.

138ª Sessão Ordinária (05/05/2010)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Faz alguns reparos sobre sua intervenção no discurso do Vereador Floriano Pesaro. Discorda da postura do PSDB quando trata da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. Cita a aprovação de 80% da população ao Governo Lula.

ÍTALO CARDOSO (PT) - Pede desculpas ao Vereador Dalton Silvano por alguma agressão que tenha feito, mas não concorda com o desligamento do microfone ao terminar o Grande Expediente. Comenta matéria da Folha de S.Paulo, sobre festa bancada pelo Governo de Santa Catarina para o candidato José Serra. Menciona a entrega de Título de Cidadão Paulistano ao ator Sérgio Mamberti e a entrega de Salva de Prata à FMU, representada pelo professor Edevaldo Alves da Silva. Fala do ato que comemorou 41 anos do Movimento Humanista.

137ª Sessão Ordinária (04/05/2010)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Solicita a palavra por diversas vezes pela ordem, sem ser atendido. Requer verificação de presença.

ITALO CARDOSO (PT) - Pela ordem, diz que não comentará o discurso do Vereador Floriano Pesaro. Protesta por ter sido desligado o seu microfone e questiona a competência do Vereador Dalton Silvano para ocupar a cadeira de presidente. Responde ao Vereador Carlos Apolinario que o projeto do mesmo está na fila, aguardando para ser analisado na Comissão de Constituição e Justiça.

190ª Sessão Solene (03/05/2010)

PRESIDENTE (Ítalo Cardoso - PT) - Sessão solene destinada à entrega de Título de Cidadão Paulistano ao Sr. Sérgio Mamberti, nos termos do Decreto Legislativo nº 63 de 09/12/2009, de autoria deste Vereador. ORADORES: Esther Góes, Raul Cutait, Penna, Chico Macena, Palhaço Tchutchuco, Vicente Cândido, Paulo Teixeira, Maurício Dantas, Cecília Garçoni, Eduardo Suplicy, Ítalo Cardoso, Sérgio Mamberti.

134ª Sessão Ordinária (15/04/2010)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Refere-se ao discurso do Vereador Floriano Pesaro. Ressalta a importância dos partidos na retomada da vida democrática do País. Denota orgulho pela história de seu partido. Fala da postura dos tucanos com relação às chuvas no Rio de Janeiro.

131ª Sessão Ordinária (08/04/2010)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Faz menção à presença do Movimento Garça Vermelha, moradores do Jardim Sertãozinho, região da Represa do Guarapiranga, preocupados com a qualidade de vida e a preservação daquele patrimônio ambiental. Lê requerimento elaborado pelos líderes do Movimento. Exibe imagens de obras e pontos problemáticos e pede providências dos Vereadores e do Ministério Público Ambiental.

128ª Sessão Ordinária (30/03/2010)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Lê manifesto em defesa do Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo. Indaga por que não foi dada posse à Sra. Olga. Defende o respeito ao processo eleitoral do GCMI realizado no mês de dezembro por ter sido justo e legal. Solicita ao Secretário Ricardo Montoro que garanta essa eleição.

127ª Sessão Ordinária (25/03/2010)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Demonstra preocupação com a truculência dos policiais em uma manifestação de professores estaduais em greve. Registra solidariedade aos professores da rede pública estadual e municipal. Fala da falta de cuidado dos dirigentes em tratar a questão da Educação, com dotações orçamentárias cada vez menores. Cita o Executivo municipal, que transfere a terceiros a responsabilidade de educar, como as creches conveniadas. Debate a aprovação do projeto de lei do Vereador Carlos Apolinario, que altera a Lei do Psiu. Cita matéria dos jornais, com o título "Cidade Limpa 2 estreia na Av. Paulista". Comenta sobre os Ecopontos e sobre o roubo de fios telefônicos nos bairros da Cidade.

126ª Sessão Ordinária (24/03/2010)

ITALO CARDOSO (PT) - Defende GDA para todos. Critica inauguração de placa em antigo sacolão de Cidade Ademar e corredor da região. Parabeniza o Vereador Francisco Chagas e o Deputado Rui Falcão pelo seu trabalho na Vila Bela. Cita realização de audiência pública do projeto de horário de jogos de futebol e congratula-se com o Presidente Antonio Carlos Rodrigues por sua convocação. Cita sua entrevista sobre o projeto do Psiu e comentário do jornalista Milton Jung sobre seu voto a esse projeto.

121ª Sessão Ordinária (04/03/2010)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Denota sua preocupação com a falta de repasse de verbas pela Prefeitura às creches e entidades que prestam serviços sociais. Registra realização de uma plenária pelo Sitraemfa, que encaminhou ofícios ao Ministério Público, à Prefeitura, ao COMAS e ao Sindfir relatando as dificuldades por que passam os trabalhadores do setor. Discorre sobre a decisão de um Juiz em embargos de declaração, por sua inclusão entre os Vereadores cassados desta Casa, por ter recebido contribuição da AIB durante a campanha eleitoral. Apela às direções partidárias que exijam que se faça logo o julgamento final do mérito do processo de cassação de todos os envolvidos.

ÍTALO CARDOSO (PT) - Saúda a Professora Márcia, Vice-Prefeita de Taboão da Serra. Ressalta o resultado favorável ao seu recurso à condenação de perda de seu mandato. Fala do processo de decisão por que passa o Governador do Estado de São Paulo sobre sua candidatura à Presidência da República. Cita a necessidade de se estruturar a segurança pública no Estado.

110ª Sessão Ordinária (02/02/2010)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Avalia que, apesar da quantidade excessiva de chuvas, o problema das inundações se deve ao despreparo das cidades e, no caso de São Paulo, dos governantes, que não utilizaram os recursos destinados à prevenção de enchentes.

75ª Sessão Extraordinária (10/12/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Pela ordem, manifesta sua preocupação com a irregularidade observada no PL 433/09. Elogia a postura do Presidente da Casa em defesa do Legislativo; o Vereador Jooji Hato, autor da lei que seria alterada, se aprovado o PL 433/09; e o Vereador Police Neto, Líder do Governo, por ter se manifestado contra o Projeto. Sugere que o Governo envie um pedido de desculpas à Casa.

107ª Sessão Ordinária (09/12/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Afirma que não se trata de atribuir culpa pelas tragédias causadas pela chuva de ontem, mas de avaliar a responsabilidade de cada um, do Executivo e do Legislativo, pelas fragilidades e insegurança que há na Cidade.

74ª Sessão Extraordinária (09/12/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Pela ordem, ressalta a história do homenageado, Sérgio Mamberti.

103ª Sessão Ordinária (01/12/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Reitera a necessidade de combater o preconceito contra portadores de HIV-Aids e saúda os vereadores que se manifestaram sobre o tema. Defende que se cobre mais IPTU nos bairros nobres e dos especuladores imobiliários para não penalizar os comerciantes do Centro e os moradores dos bairros mais pobres da Cidade.

101ª Sessão Ordinária (25/11/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Parabeniza o Vereador Donato, eleito Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Reconhece o trabalho do Vereador José Américo, atual Presidente. Fala da candidata Dilma Roussef, cada dia em melhores condições nas pesquisas. Diz que o quadro nacional já mostra o ex-Senador José Eduardo Dutra como novo Presidente do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Registra a volta, à direção do Partido, de José Dirceu. Saúda Edinho, eleito para mais um mandato no Diretório Estadual. Declara que a história do PT assemelha-se à do Presidente Lula, que consolidou a democracia no País e reequilibrou as desigualdades gigantescas que existiam.

65ª Sessão Extraordinária (18/11/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Em encaminhamento de votação, registra que o PL 339/09 foi inspirado por ativistas da ONG Observatório Ambiental, que acompanha a questão da contaminação do solo na região de Jurubatuba.

96ª Sessão Ordinária (12/11/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Pela ordem, dirige-se ao Vereador Celso Jatene para dizer que o que aconteceu não é o normal na Comissão de Justiça e não aceita dizerem que está com excesso de zelo ou com muito poder. Diz ao Vereador Antonio Carlos Rodrigues que não tem motivos para querer prejudicá-lo.

ÍTALO CARDOSO (PT) - Fala sobre a CPI das áreas contaminadas e declara que, se houvesse mais um ano de trabalho, não chegariam perto do que existe na Cidade em termos de áreas contaminadas. Conta que o Vereador Juscelino Gadelha está preparando um relatório, mas ainda ficará muita coisa a ser tratada. Não concorda com a atitude da Oposição em relação ao apagão. Diz que os Tucanos se solidarizaram com a ex-Prefeita Luiza Erundina, mas não foi dito que o PSDB foi o mentor da denúncia. Cita os Secretários Walter Feldman e Arnaldo Madeira. Desmente notícia publicada no Jornal da Tarde sobre uma suposta briga entre o Presidente da Casa, o Vereador João Antônio e ele próprio. Sugere que se façam dois relatórios da CPI: um mostrando até onde a Comissão chegou e outro daquilo que ficou por fazer. Lembra que o Sindicato dos Químicos e Farmacêuticos poderá ajudar no processo.

ÍTALO CARDOSO (PT) - Pela ordem, diz concordar com parte do que o Vereador Antonio Carlos Rodrigues falou. Diz que, se o Colégio de Líderes decidir, não terá problemas em convocar uma nova reunião extraordinária da Comissão para resolver o problema.

95ª Sessão Ordinária (11/11/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Fala da privatização das empresas de energia, ocorrida no Estado de São Paulo. Ressalta a falta de estrutura nas subprefeituras.

119ª Sessão Solene (04/11/2009)

O SR. PRESIDENTE (Ítalo Cardoso - PT) - Sessão solene destinada à entrega do Título de Cidadão Paulistano ao Sr. Carlos Marighella, "in memoriam", nos termos do Decreto Legislativo, de autoria deste Vereador. ORADORES: Idibal Piveta, Leinad Ayer, Hector Fraginals, Aton Fon Filho, Augusto Chagas, Esther Góes, Socorro Gomes, João Miguel, Antonio Candido, Paulo Abrão, Douglas Belchior, Clara Charf, Carlos Augusto Marighella, Ítalo Cardoso.

58ª Sessão Extraordinária (14/10/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Fala que a I Marcha Mundial pela Paz é iniciativa de entidades de direitos humanos no mundo inteiro. Expõe que na Cidade a iniciativa é de jovens ativistas de vários partidos. Diz que a pretensão da Frente Parlamentar é passar informes de onde a marcha se encontra e a situação política que vive a região. Agradece a compreensão e o voto dos Vereadores.

93ª Sessão Solene (28/09/2009)

O SR. PRESIDENTE (Ítalo Cardoso - PT) - Sessão solene destinada à entrega da Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo à Sra. Maria Amélia de Almeida Teles, nos termos do Memorando nº 363, de 7 de dezembro de 1987, de autoria do ex-Vereador Walter Feldman e por iniciativa deste Vereador. . ORADORES: Idibal Piveta, Ítalo Cardoso, Alda Marco Antonio, Margareth Rago, Mariana Arantes Nasser, Magali Mendes, Walter Feldman, Laura Petit, Eleonora Menecucci, Juliana Cardoso, Adriano Diogo, Maria Amélia de Almeida Teles.

68ª Sessão Ordinária (02/09/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Pela ordem, como Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, relata que foi pedido o comparecimento a esta Casa dos dirigentes do Cedeca Interlagos para esclarecer notícias veiculadas sobre o acompanhamento por essa ONG, da medida de intervenção para tratamento de saúde do jovem Champinha.

47ª Sessão Extraordinária (19/08/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Pela ordem, ressalta que estava falando de política ao mencionar o Vereador Floriano Pesaro. Pede desculpas se este sentiu-se ofendido pessoalmente por suas palavras.

Ítalo Cardoso (PT) - Em aparte, defende a discussão de projeto de aumento de salário para a GCM e não gratificação, conforme fala do Vereador Wadih Mutran. Fala sobre o PLO 09/2009; lembra que o Vereador Floriano Pesaro foi Secretário do Governo municipal.

46ª Sessão Extraordinária (12/08/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Diz que verificou-se descaso do Secretário Edsom Ortega em relação à GCM. Solicita a presença do Secretário para explicar a disparidade salarial na GCM e quando virá o projeto. Destaca a importância de o projeto incluir a Polícia Civil. Conta que o Líder de Governo não conseguiu responder qual será o impacto no orçamento dessa gratificação para a PM. Levanta a necessidade de fornecimento de dados antes de acordarem o voto da Bancada do PT.

56ª Sessão Ordinária (04/08/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Em nome da bancada do PT, externa seus votos de pesar aos Vereadores Carlos Apolinario e Penna e a suas famílias.

41ª Sessão Extraordinária (24/06/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Em função da alta demanda de projetos na pauta, alguns projetos da Casa e do Executivo ficaram sem serem apreciados, por isso, como Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, convoca reunião extraordinária para o dia seguinte às 11h30min no Auditório Sérgio Vieira de Melo.

40ª Sessão Extraordinária (17/06/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Na condição de vice-presidente da Comissão dos Direitos Humanos, anuncia a morte de Marcelo Campos Barros, morador da Vila Madalena, que foi espancado ao final da Parada do Orgulho GLBT. Afirma que a intolerância é uma marca da violência que precisa ser investigada e combatida. Cita a investigação sobre quem jogou uma bomba, que feriu diversas pessoas, no encerramento da Parada.

ÍTALO CARDOSO (PT) - Parabeniza a categoria. Diz que quando se fala em Dia do Transportador Escolar, cria-se uma referência. Afirma que o Vereador José Olímpio será lembrado por muito tempo pela apresentação desse projeto que será aprovado e muito comemorado pela categoria. (Aplausos).

48ª Sessão Ordinária (10/06/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Informa que esteve na inauguração do ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transsexuais, na Rua Santa Cruz. Conta que o Centro será coordenado pelos Drs. Maria Clara Gianna e Artur Kalichman. Fala sobre o limite do vale-transporte por 30 minutos entre uma passagem e outra e sobre o bilhete só poder ser usado pelo trabalhador. Pede explicação ao Vereador Wadih Mutran por, no mesmo dia, inaugurar um Centro de Saúde de primeiro mundo e tomar essa decisão. Conta que integrantes da CPI dos Danos Ambientais foram à Bayer buscar informações sobre quem fazia o transporte dos produtos perigosos. Diz que foi constatado que a transportadora não tinha cadastro na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e na Secretaria de Transporte, o que é Lei. Declara não existir na Cidade empresas com o cadastro. Lamenta, pois cargas acabam caindo na Marginal e indo para os Rios Pinheiros e Tietê.

50ª Sessão Solene (02/06/2009)

SR. PRESIDENTE (Ítalo Cardoso - PT) - Sessão solene destinada à comemoração do Dia Internacional do Orgulho LGBT, nos termos do Requerimento 102, de 5 de maio de 2009. ORADORES: Sr. Presidente Ítalo Cardoso, Márcia Balades, Julian Rodrigues, Esper Kallás, Alexandre Santos, Dimitri Sales, Franco Reinaudo, César Xavier, Regina Faccini, Paulo Giacomini, Denise Coelho, Lula Ramires.

45ª Sessão Ordinária (02/06/2009)

Ítalo Cardoso (PT) - Cobra a instalação de um Poupatempo no Jardim Miriam, conforme placa colocada pelo Governo Serra há mais de um ano em área do Jardim Miriam. Pede que o orador tenha um discurso coerente.

Ítalo Cardoso (PT) - Quanto à manifestação do Vereador Frange, acrescenta que somente depois de requerimento feito pela CPI foram colocadas placas indicativas de área contaminada na região da antiga Nuclemon.

35ª Sessão Extraordinária (27/05/2009)

Ítalo Cardoso (PT) - Ressalta que é preciso melhorar alguns pontos do projeto 558, como a questão da participação popular e a tarifa social.

Ítalo Cardoso (PT) - Fala da saturação do ar e da qualidade de vida na região de Santo Amaro, citada pelo Vereador Floriano Pesaro. Discorre sobre a importância da coleta seletiva do lixo, condição importante para o sucesso do PL 530/08.

Ítalo Cardoso (PT) - Defende que o contrato a ser firmado com a Sabesp deve dar garantia de que será investido percentual na melhoria do serviço na Cidade. Cita o exemplo de Diadema, que adquiriu sua autossuficiência criando uma empresa municipal de água e esgoto.

39ª Sessão Ordinária (19/05/2009)

Ítalo Cardoso (PT) - Fala que milhares de jovens tiveram acesso à cartilha. Pergunta como os Vereadores Tucanos estariam se o ocorrido tivesse sido na gestão do /partido dos Trabalhadores. Salienta que o artista disse: "não fiz para esse público, fiz para outro público". Avalia que o problema é o descaso. Cita a demissão da outra Secretária.

Ítalo Cardoso (PT) - Fala que o Vereador Floriano conseguiu diminuir a relevância da denúncia feita pelo Vereador João Antônio. Alega que com seu discurso o Parlamentar deu a entender que todos os Vereadores têm ótimas condições ou que recebem o Bolsa-Família. Afirma que não corrobora com os desvios e que se existem, devem ser coibidos.

32ª Sessão Extraordinária (19/05/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Sugere que seja dito quanto foi gasto com os livros distribuídos na rede pública de ensino, com conteúdo inadequado, pois, além de descuido pedagógico, foi descuido com a verba pública. Justifica que, como o Vereador Floriano Pesaro apoiou-se no Tribunal de Contas, apoia-se em dados mencionados na revista Isto É e no jornal Folha de S. Paulo.

ÍTALO CARDOSO (PT) - Não aceita que a Comissão seja cobrada pelo seu posicionamento histórico pregresso. Considera prudente o Presidente dar acolhimento a todos os recursos trazidos a Plenário, mas isso não pode impedir a Comissão de manter sua postura. Afirma que, se há discordância, é preciso discutir o Regimento Interno e a Lei Orgânica. Cita o Vereador Floriano Pesaro, a elaboração da Lei Orgânica, o Vereador Claudio Fonseca e a Secretaria do Bem-Estar Social. Declara acreditar na Comissão, que tem a contribuição dos Vereadores Chalita, João Antônio, Jatene, Agnaldo Timóteo e José Olimpio. Diz que a decisão quanto ao projeto da Vereadora Mara Gabrilli foi pensada e dura, mas pautada na orientação da Assessoria Técnica da Casa.

ÍTALO CARDOSO (PT) - Conta que a Comissão de Constituição e Justiça fez uma reunião, com a presença das Procuradoras da Câmara que a assessoram. Diz que analisaram o cuidado na elaboração do projeto da Vereadora Mara Gabrilli, levando em consideração que têm de obedecer ao Regimento Interno, à Lei Orgânica e às Constituições Estadual e Federal. Explica que, muitas vezes, os projetos atendem a um clamor popular, prescindindo dos requisitos legais. Cita o debate sobre aborto, promovido pelo Vereador Jamil Murad. Expõe o novo procedimento da Comissão de Constituição e Justiça. Afirma que ficou clara a alternativa concedida pelo artigo 79 aos Vereadores. Lembra que o Plenário pode acatar um projeto considerado ilegal, mas a sanção do Prefeito não elimina a inconstitucionalidade, caso ela exista; qualquer pessoa do povo ou o Ministério Público poderá arguir sobre a inconstitucionalidade de uma lei aprovada e sancionada. Dá razão ao Presidente da Câmara quando diz que a votação deve ser nominal.

38ª Sessão Ordinária (14/05/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Manifesta satisfação com a TV Câmara São Paulo, pois os trabalhos têm chegado aos lares e a população tem se interessado. Observa que o Vereador Floriano Pesaro foi preconceituoso, pois afirmou que quem recebe auxílio do Governo não pode ser candidato. Afirma que o Vereador Floriano acha que todos os Vereadores do País têm as mesmas condições que os de São Paulo. Conta que insistiu para que a CET o acompanhasse ao Jardim Miriam, onde a população exigia a instalação de um farol; quando o instalaram, complicaram a situação. Por isso, não concorda com o Vereador Floriano Pesaro quanto ao Bolsa-Família, mas quanto à CET, concorda.

37ª Sessão Ordinária (13/05/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Cumprimenta o Vereador Netinho de Paula pelo seu discurso sobre o dia 13 de Maio. Registra que acompanhou a 13ª Marcha Noturna Pela Democracia Racial, realizada em São Paulo. Parabeniza as entidades Educafro e o Instituto Negro Padre Batista pela organização da marcha. Parabeniza os membros da CPI de Danos Ambientais, que conseguiram impedir que um crime continuasse a ocorrer, impedindo o tombamento de uma área na região da Lapa, localizada no antigo pátio da Cooperativa Agrícola de Cotia. Comenta notícia divulgada na Imprensa, de que o Promotor Maurício Ribeiro Lopes abriu mão de representar contra a AIB - Associação Imobiliária Brasileira, por achar difícil ganhar o processo.

34ª Sessão Ordinária (06/05/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Saúda a nação corintiana pelo título ganho. Fala da discussão sobre o Estádio do Pacaembu que contou com a presença do Secretário Walter Feldman. Menciona que há uma pressão em ceder o espaço para um clube, especificamente o Corinthians. Informa que há toda uma estrutura poliesportiva e que foi perguntado ao Secretário se a população carente tem acesso a esses serviços. Cita o Museu do Esporte.

ÍTALO CARDOSO (PT) - Fala da satisfação de a Cetesb reconhecer que a água Petrópolis está comprometida com excesso de flúor. Conta que a Petrópolis tem laudos assinados por técnicos da Cetesb onde não constam problemas com aquela água. Espera que os técnicos da Cetesb não voltem atrás falando que a água Petrópolis está em boas condições. Fala que há diferenças entre as águas Petrópolis e Cristalina, apesar da proximidade. Fala do solo contaminado pelo excesso de cola Araldite pela antiga unidade da Novartis. Cita o ocorrido no Senac. Afirma que sem o comprometimento da Cetesb, Sabesp, DAE, DNPM e da Vigilância Sanitária do Município ficará difícil corrigir o problema.

27ª Sessão Extraordinária (29/04/2009)

Ítalo Cardoso (PT) - Destaca a importância que escolas, entidades ambientalistas e outros setores têm nesse processo, pois a Câmara e o Governo, sozinhos, não absorveriam todo esse aprendizado e prática. Defende que sua posição não é para que se crie uma "Secretaria da Questão Ambiental", mas que faça-se uma uma discussão mais profunda sobre a questão ambiental.

20ª Sessão Ordinária (31/03/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Declara-se frustrado com a explicação do Plano de Metas. Reclama do Governo Brasileiro por não ter aberto, definitivamente, os arquivos da Ditadura. Lembra do importante papel desempenhado pela Câmara com a CPI das Ossadas de Perus. Comemora o fato relatado pelo Vereador José Américo de que, em El Salvador, o povo elegeu um governo democrático. Cita o Chile e a Argentina. Parabeniza o Vereador Gabriel Chalita pela aprovação da subcomissão que irá acompanhar o processo de abertura definitiva dos arquivos da Ditadura.

17ª Sessão Extraordinária (31/03/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Agradece e pede que incorpore a brilhante observação do Vereador Carlos Alberto Bezerra Jr. em seu pronunciamento.

ÍTALO CARDOSO (PT) - Saúda o Deputado Federal Roberto Santiago. Conta com o apoio de todas as bancadas para a aprovação do PL 192/02, que pertence a uma trilogia, visando possibilitar o conhecimento da quantidade de mulheres, idosos, e agora, crianças que chegam ao serviço público de saúde com hematomas.

18ª Sessão Ordinária (25/03/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Fala das audiências públicas que convocou, na Comissão de Justiça, para tratar da constitucionalidade do projeto de concessão urbanística e do Plano Diretor Estratégico. Critica a forma como o projeto Nova Luz foi votado. Torce para que se cumpra o compromisso de realizar audiências públicas em cada distrito da Cidade para tratar do Plano Diretor.

16ª Sessão Extraordinária (25/03/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Comenta com o Vereador Natalini que o Prefeito não enviaria à Casa uma proposta somente para agradar aos Vereadores, mas por saber que incorreu em um erro. Afirma que o Parlamentar não tinha entendido o debate travado na Comissão de Constituição. Expõe o parecer do Vereador João Antônio. Parabeniza o Vereador José Police Neto pela condução dos trabalhos.

13ª Sessão Ordinária (10/03/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Critica o trabalho do Executivo na área da educação. Afirma que o Secretário de Educação desconhece a realidade do Município e da sua pasta. Aborda o problema da contaminação de solo na Cidade. Exorta a Câmara, a imprensa, autoridades e população a ficarem atentas à CPI sobre o tema, presidida pelo Vereador Goulart.

9ª Sessão Ordinária (19/02/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Questiona sobre a fala do Vereador Agnaldo Timóteo ser considerada comunicado de liderança e se o Presidente acha que seria o caso do Vereador Agnaldo pedir reparo ao chamar um cidadão, que envia e-mail ao seu gabinete, de "vagabundo". Pede ao Presidente que retire ou solicite ao Vereador, a substituição o termo "vagabundo", para, "cidadãos que se manifestem".

1ª Sessão Ordinária (03/02/2009)

ITALO CARDOSO (PT) - Apela aos defensores do segmento evangélico que estendam o interesse às religiões de matriz africana.

ITALO CARDOSO (PT) - Faz seu discurso de saudação e manifesta alegrai por estar de volta à Casa. Agradece à equipe técnica que deixou seu gabinete em condições de uso.

1ª Sessão Extraordinária (03/02/2009)

ÍTALO CARDOSO (PT) - Chama o Vereador Wadih Mutran de sofista e fala da confiança que o nobre Vereador tem na saúde pública ao falar dos três cartões de convênio médico. Diz que o debate deve questionar a qualidade da Saúde. Fala de projetos que não deram certo e dos que deram certo e que devem ser sanados os problemas na saúde, pois ainda existem falhas.

ÍTALO CARDOSO (PT) - Insiste não ter chamado o nobre Vereador de mentiroso. Desculpa-se.

ÍTALO CARDOSO (PT) - Diz não ter chamado o nobre Vereador Wadih Mutran de mentiroso.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo