Radar Municipal

Participações no Plenário

145ª Sessão Ordinária (20/05/2010)

JAMIL MURAD (PC DO B) - Relata diligência da Comissão de Saúde a uma organização social do Jardim Três Corações, constatando a falta de médicos e de UBSs. Informa índice de mortalidade materna na zona Sul. Mostra haver contradição entre denúncia da TV Globo e a propaganda do Governo sobre a saúde.

143ª Sessão Ordinária (18/05/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Destaca a vitória diplomática de Lula ao intermediar acordo de energia nuclear com o Irã.

JAMIL MURAD (PC DO B) - Em aparte, afirma que a política externa do Brasil é de paz e derrotou a política da guerra.

144ª Sessão Ordinária (13/05/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, convida todos para o lançamento da pré-candidatura do Vereador Netinho de Paula a Senador pelo Estado.

99ª Sessão Extraordinária (11/05/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, registra seu protesto e indignação à atuação de membros da Polícia Militar, que mataram dois jovens, agredidos por quem recebe do Estado para proteger a sociedade.

138ª Sessão Ordinária (05/05/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em aparte, agradece aos amigos pelas considerações a respeito de sua vida política. Comenta declaração do Prefeito sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. Fala da venda do Banespa no Governo Fernando Henrique.

137ª Sessão Ordinária (04/05/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em aparte, informa que o Ministro Orlando Silva, do Esporte, tem feito muito para as adequações ao cronograma da FIFA, mas supõe que haja má vontade dos governos. Nega que a UNE receba verba do Governo Federal. Afirma que a popularidade de Lula deve-se ao aumento real do salário e ao desenvolvimento.

JAMIL MURAD (PC do B) - Relata a comemoração do Dia 1º de Maio pela Força Sindical, a CTB, a UGT e a CUT. Enaltece a participação do Presidente Lula e Dilma Rousseff e diz que a simpatia com que foram recebidos deve-se ao aumento de empregos, ao Brasil ter saído da crise e à sua política desenvolvimentista. Propugna pela criação de um novo Plano Nacional de Desenvolvimento.

134ª Sessão Ordinária (15/04/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Comenta o direito do Vereador de se manifestar livremente na tribuna, conquista da democracia do País. Ressalta os avanços conseguidos pelo povo no Governo Lula. Fala do apoio de seu partido à candidata do PT à Presidência da República.

133ª Sessão Ordinária (14/04/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Refere-se à reunião do PC do B para apoiar Dilma Rousseff. Informa sobre a presença de autoridades e dos cantores Martinho da Vila, Netinho de Paula e Leci Brandão. Observa que no Governo Lula houve mudanças importantes na economia e o surgimento de forças políticas e sociais. Cita o Ministro Orlando Silva, dos Esportes, e a presença de membros do PC do B na ANP, no Ministério da Cultura, na Finep, em Ciências e Tecnologia.

JAMIL MURAD (PC do B) - Responde que no sábado estava participando de um seminário do partido em Brasília.

127ª Sessão Ordinária (25/03/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Ressalta a passagem dos 88 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil. Discorre sobre a história do partido.

126ª Sessão Ordinária (24/03/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Defende GDA para todos. Convida para reunião da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça do Brasil. Discorre sobre os 88 anos de existência do Partido Comunista do Brasil.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, em resposta ao Vereador Natalini, afirma que o orçamento da Saúde subiu porque o Estado só está contribuindo com 1%. Menciona que o SUS é sustentado pelos três níveis de Governo. Lembra que, de acordo com o Secretário-Adjunto da Saúde José Maria, houve congelamento de 350 milhões de reais. Registra que somente 21% do orçamento da Covisa foi executado. Relata que, segundo a responsável pela Covisa, seriam necessários 2 mil profissionais para o trabalho, em vez dos mil existentes.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, reforça convite para sessão de anistia do Ministério da Justiça de Maurício Grabois, Ângelo Arroio e Dina. Contrapõe-se a projetos que penalizam minorias como a comunidade gay, e cita o que pretende proibir a Parada Gay na Avenida Paulista. Afirma que o Vereador Natalini distorceu números em seu pronunciamento, e que o Município destina 1% do orçamento para a Saúde.

125ª Sessão Ordinária (18/03/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, relata que o Brasil, no Governo Lula, implantou uma política externa que busca a paz e a cooperação entre os países, mas sempre se mantém soberano e independente, o que gera contrariedade a grupos econômicos e políticos. Diz que o País deve respeitar a diversidade entre os povos.

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, comenta que em outras crises o País afundava em falências, aumentava sua dívida externa e sofria com o desemprego. Diz que hoje o Brasil discute desenvolvimento e não inflação. Comenta que Dilma Rousseff subiu nas pesquisas.

124ª Sessão Ordinária (17/03/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Declara apoio aos servidores presentes na galeria para reivindicar a GDA. Elogia a política externa brasileira por defender a criação do Estado palestino e ser contra armas nucleares. Defende o Presidente Lula das críticas por não ter se pronunciado a favor dos prisioneiros políticos de Cuba. Argumenta que há 11 mil prisioneiros políticos em Israel.

123ª Sessão Ordinária (16/03/2010)

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, discorre sobre o papel do seu partido e de outros nesse processo e cita conversa com Tancredo Neves antes da eleição do Colégio Eleitoral.

122ª Sessão Ordinária (10/03/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, diz que gostaria que o Vereador João Antônio tivesse concedido aparte ao Vereador Pesaro, para que este se pronunciasse sobre a inauguração de uma maquete.

86ª Sessão Extraordinária (10/03/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Diz ao Vereador Dalton Silvano que é preciso debater com argumentos que justifiquem seu posicionamento. A seu ver, os torcedores são os menos ouvidos no caso. Concorda que é de bom senso ajustar um horário, mas não pela imposição de uma lei, interferindo em um negócio privado.

JAMIL MURAD (PC do B) - Informa que ele e o Vereador Netinho de Paula debateram a questão e decidiram se abster de votar com base nos argumentos expostos.

JAMIL MURAD (PC do B) - Em relação ao transporte, diz que podem determinar a colocação de ônibus especiais e aumentar o funcionamento do Metrô. Defende a busca de um caminho político para determinar que o futebol inicie mais cedo e tomar outras medidas.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, em nome da Comissão de Saúde, cumprimenta os Vereadores que votaram favoravelmente ao projeto. Diz que é uma vitória parcial, mas muito importante para o combate das epidemias. Avisa que continuarão lutando por um contrato permanente.

JAMIL MURAD (PC do B) - Afirma que precisava ser debatido um projeto sobre o orçamento dos clubes. Sobre legislação de transmissão de jogos, diz que é preciso manter a liberdade de concorrência e não interferir, por meio de lei, para beneficiar uma empresa em detrimento de outra.

121ª Sessão Ordinária (04/03/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Homenageia as mulheres pela passagem do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Convida todos para a exposição de Edéia Carneiro, artista plástica, no saguão da Câmara. Ressalta a necessidade de diminuição do quadro de mortes de mães durante o parto.

120ª Sessão Ordinária (03/03/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, informa a indicação de seu nome para a liderança da bancada do PC do B. Cobra do Poder Público Municipal lista das bancas de jornal instaladas em locais em que a violência justifique sua remoção. Diz que a solução para a violência é a presença policial, não a retirada das bancas. Manifesta-se contra a mudança de horário de jogos nos estádios.

119ª Sessão Ordinária (02/03/2010)

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, defende a manutenção das bancas de jornal no Centro. Rebate declarações do Vereador Floriano Pesaro sobre o Governo Lula.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, presta homenagem a José Mindlin. Protesta contra a atual política do Governo, que pretende retirar bancas de jornal do Centro da Cidade. Fala da contratação dos agentes de saúde.

115ª Sessão Ordinária (11/02/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Preocupa-se com a demissão de agentes de saúde que trabalham na prevenção da dengue e informa que está ajudando nas negociações junto à Comissão de Saúde e ao Líder do Governo. Exorta o Prefeito a renovar o contrato desses trabalhadores a fim de evitar uma epidemia de dengue na Cidade.

114ª Sessão Ordinária (10/02/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, cumprimenta o Partido dos Trabalhadores pelos 30 anos de sua fundação.

113ª Sessão Ordinária (09/02/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Protesta contra a agressividade usada pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Metropolitana para reprimir manifestação de vítimas das enchentes. Informa que uma comissão de moradores de áreas inundadas conseguiu marcar audiência com o Prefeito. Diz que uma das causas das enchentes é o assoreamento do Rio Tietê, além de número insuficiente de piscinões, da falta de limpeza de calhas e bueiros e de contratos mal feitos com as empresas de coleta de lixo. Presta solidariedade ao Vereador José Ferreira dos Santos, vítima da ação repressora da Polícia.

112ª Sessão Ordinária (04/02/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, fala do assoreamento do Rio Tietê e da falta de providências da Sabesp em esvaziar o Complexo Cantareira, que iria transbordar com o excesso de chuvas e inundar cidades.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, revela que a areia, levada pelas chuvas para o Rio Tietê, não é removida desde 2005. Divulga que as máquinas que bombeiam as águas dos rios Tietê e Pinheiros quebraram, tendo o mesmo ocorrido com a bomba do Túnel Tribunal de Justiça. Registra que protocolou requerimento de informações sobre a distribuição do auxílio-aluguel às famílias atingidas pelas enchentes.

110ª Sessão Ordinária (02/02/2010)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, registra voto de pesar pelo falecimento de Zilda Arns e pede que, depois da adesão de todos os Vereadores, esse voto seja encaminhado à CNBB, à Pastoral da Criança, à Pastoral do Idoso e à família da médica. Corrobora o pesar pelo falecimento de Luiz Tenório de Lima.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, informa que a sua Bancada indica o Vereador Netinho de Paula para compor a Comissão de Constituição e Justiça.

JAMIL MURAD (PC do B) - Informa sobre debate sobre enchentes que se realizará na Casa em 10/2/2010, com a presença de estudiosos e especialistas.

80ª Sessão Extraordinária (15/12/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, explica que se trata de emendas apresentadas pela sua bancada e que não foram contempladas pelo Relator. Registra voto "sim" ao pedido de destaque.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, faz um pequeno balanço de 2009. Compromete-se a continuar lutando para solucionar os problemas do povo. Torce pela continuidade, em 2010, da política implementada no Brasil pelo Presidente Lula.

78ª Sessão Extraordinária (15/12/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, cumprimenta a todos os Vereadores eleitos para a Mesa Diretora e Corregedoria. Ressalta a luta do povo brasileiro para melhorar as condições de vida da população. Deseja um feliz 2010 para o povo de São Paulo.

76ª Sessão Extraordinária (14/12/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, registra que não assinou a propositura do PL 675/2009 por discordar da mudança do zoneamento do bairro Pacaembu.

108ª Sessão Ordinária (10/12/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em comunicado de liderança, lê trechos da seção Opinião, do Jornal da Tarde de hoje, com críticas aos Governos Kassab e Serra em relação ao combate às enchentes.

75ª Sessão Extraordinária (10/12/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, explica que o PC do B não apoia 90% de aumento para o Prefeito porque os aposentados, depois de muita negociação, tiveram apenas 6%.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, concorda com a proposta do Vereador Bezerra, de retirada do PL 712/09 da pauta.

107ª Sessão Ordinária (09/12/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em comunicado de liderança, rechaça o argumento de que a última enchente foi causada pela quantidade de chuva. Propõe um debate amplo, com técnicos e acadêmicos, em busca de soluções para o problema. Afirma que o Governo é incompetente.

JAMIL MURAD (PC do B) - Critica a postura do Prefeito e do Governador diante das últimas inundações. Acha que as obras de pavimentação da várzea do Tietê e de aumento das pistas na Marginal Pinheiros pioram o problema das enchentes. Afirma que a Cidade sofre com a má administração e com a incompetência da coligação PSDB-DEM.

106ª Sessão Ordinária (08/12/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, declara não haver momento mais adequado para ajustar o Orçamento, de acordo com as necessidades, discutindo problemas como a enchente. Informa que no Orçamento, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras receberá 52% a menos, comparado a 2009, ou seja, diminuição de investimento em uma área que precisa de mais investimento. Afirma que as necessidades do povo não têm sido contempladas.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, declara discordância com o adiamento.

73ª Sessão Extraordinária (08/12/2009)

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, questiona como se justifica a diminuição do orçamento da área de prevenção de risco geológico, do SAMU, da autarquia hospitalar e da área de limpeza pública.

JAMIL MURAD (PC do B) - Aponta alguns problemas com os valores da proposta. Informa o voto contrário do PC do B, pois a Peça Orçamentária é perversa para os interesses do povo.

JAMIL MURAD (PC do B) - Afirma, em nome do PC do B, que a Peça Orçamentária não faz justiça ao povo de São Paulo, por isso, são contrários a ela.

JAMIL MURAD (PC do B) - Esclarece que o Prefeito tem culpa e responsabilidade pelas providências não tomadas. Conta que foram cortados dinheiro da prevenção e vigilância em Saúde, do SAMU, da assistência farmacêutica e só aumentaram para as Organizações Sociais. Declara estar na hora de votar uma Peça Orçamentária que faça justiça a esse povo pagador de impostos. Diz que diminuíram o subsídio para o transporte público, mas não o custo desse transporte e que construíram mais pista na Marginal Tietê apenas para melhorar o trânsito por alguns meses, até a eleição.

JAMIL MURAD (PC do B) - Lamenta que o povo de São Paulo esteja sofrendo as consequências de uma má Administração, que não tomas as medidas necessárias para enfrentar os problemas das enchentes. Afirma que neste momento de discussão do Orçamento, devem-se tomar providências sérias a favor da população.

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, afirma que o Vereador Milton Leite foi prudente no fim do ano, diante da crise, ao tentar readaptar o Orçamento, mas desta vez declara não ver a mesma situação preocupante.

JAMIL MURAD (PC do B) - Afirma que o cidadão não que sua casa invadida pela água para ficar isento do IPTU. Declara que se houvesse preocupação com o transporte coletivo, a pista nova que está sendo construída teria corredor de ônibus. Afirma que o consórcio entre o Governador José Serra e o Prefeito Gilberto Kassab está prejudicando a Cidade.

103ª Sessão Ordinária (01/12/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em comunicado de liderança, registra que dia 29 de novembro é o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. Manifesta seu apoio à criação do Estado Palestino e pede justiça, progresso e paz para os povos do Oriente Médio e de todo o mundo.

70ª Sessão Extraordinária (01/12/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Diz que a filosofia do projeto é confiscatória e o aumento do IPTU, abusivo. Declara não haver motivos para votar a favor da propositura, não havendo nem o consolo da boa aplicação do dinheiro. Afirma que a realidade retrata a falência do consórcio PSDB-DEM.

102ª Sessão Ordinária (26/11/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Fala sobre a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. Lamenta o fato de sempre estar só o Secretário Adjunto. Expõe o congelamento de verba da Saúde. Conta que a assistência vai sendo desviada do sistema municipal para organizações sociais. Questiona a disparidade na manutenção do Programa de Saúde da Família. Cobra a construção dos hospitais prometidos.

101ª Sessão Ordinária (25/11/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, em nome da Bancada do PC do B, cumprimenta o Presidente eleito do PT, no Município, Vereador Donato.

69ª Sessão Extraordinária (25/11/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em encaminhamento de votação, manifesta-se contrário à aprovação do PL 720/09, propõe substitutivo com o limite de 12% de aumento do IPTU.

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, indaga ao Vereador Milton Leite sobre o aumento de tributos feito pelos Liberais.

67ª Sessão Extraordinária (24/11/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, relata visita do Presidente do Irã, antiga Pérsia, ao Brasil. Comenta que nada foi noticiado do encontro recente, havido entre o Governador Serra e o Ministro das Relações Exteriores de Israel.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, fala da importância de se discutir a política externa do País. Cita reunião na Organização Mundial do Comércio, onde foi formado o grupo dos 20 países em desenvolvimento.

99ª Sessão Ordinária (19/11/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Fala sobre a importância da participação popular nas audiências públicas. Menciona a visita do Presidente da Autoridade Nacional Palestina a Brasília, a quem dá as boas-vindas. Resume a história da divisão da Palestina e exorta o Governo Brasileiro a reconhecer o Estado Palestino Independente. Solidariza-se com a luta do povo palestino.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, corrobora a fala da Vereadora Juliana Cardoso. Diz que ficou evidente, na audiência pública, que as diretrizes e a política de saúde não estão sendo bem conduzidas. Afirma que houve redução de recursos para a Saúde no Orçamento de 2010 e que estão apresentando emendas para minorar as deficiências do setor.

65ª Sessão Extraordinária (18/11/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em encaminhamento de votação, pede apoio dos Vereadores para a aprovação do PL 280/2009, que institui o serviço social e psicológico nas instituições da rede municipal de ensino, para contribuir no sistema ensino/aprendizagem.

97ª Sessão Ordinária (17/11/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Discorda das críticas do Vereador Floriano Pesaro ao Governo Lula.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, lembra a função dos Vereadores, de fiscalizar e cobrar responsabilidade dos governantes, como no caso do acidente da obra do Rodoanel Sul.

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, fala da necessidade de se fiscalizar obras contratadas pelo Governo do Estado, para evitar tragédias como a ocorrida no Rodoanel Sul.

127ª Sessão Solene (16/11/2009)

PRESIDENTE (Jamil Murad - PC do B) - Sessão solene destinada à entrega do Título de Cidadão Paulistano ao Babalorixá Jamil Rachid, nos termos do Decreto Legislativo n° 15, de 29 de junho de 2009, de iniciativa deste Vereador. ORADORES: Engels Barros, Edson Ferrarini, Milton Aguirre, Norma de Iansã, José Eduardo de Paiva, Jovino Cândido, Maria Aparecida Naléssio, Juberli Romão Soares Varela, Flávio de Iansã, Sandra Santos, Toninho Macedo, Moacir Pappa, Oscar Daniel, Antonio Basílio Filho, Jamil Rachid, Dalmo Ribas.

96ª Sessão Ordinária (12/11/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Dá boas-vindas aos Vereadores Jovens e cumprimenta o Vereador Celso Jatene e a Bancada do PTB por apadrinhá-los. Apresenta um enérgico protesto contra o Presidente de Israel, Shimon Peres. Manifesta indignação contra a ingerência de Israel em assuntos que interessam ao Brasil, como a visita do Presidente do Irã. Diz que o Governo Brasileiro deve analisar a inconveniência que é sancionar a participação de Israel no Mercosul.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, declara que não estão fazendo discurso contra um povo, um Estado ou religião; mas sim cobrando um compromisso dos líderes de um país respeitarem o direito de outro povo. Defende que o país que presidiu a fundação de Israel na ONU tem um compromisso maior e quem presidiu aquela assembleia foi Oswaldo Aranha, portanto, os brasileiros tem uma responsabilidade maior de defender os direitos dos palestinos.

95ª Sessão Ordinária (11/11/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, registra que o Brasil tem sobra de energia; o apagão foi um blecaute e não racionamento por falta de investimentos, como ocorrido no passado. Fala da última pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República.

94ª Sessão Ordinária (10/11/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, compara o Governo Fernando Henrique, que durante a crise aumentou os juros e cortou os gastos sociais, imposição do FMI, e o Governo Lula, que diminuiu os juros, manteve os investimentos, aumentou salários e criou empregos. Diz que o PSDB quer o Brasil atrelado aos Estados Unidos. Cita a ALCA. Lembra que o País ficou com iluminação de velas. Ressalta que o Governo Lula não segue a política econômica do Sr. Fernando Henrique.

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, fala que o bloco político liderado pelo Presidente Lula estava correto em unir-se aos países da América do Sul, África, Ásia, Países Árabes e China. Salienta que, por causa dessa relação, a crise no Brasil foi amena. Diz que o outro bloco político quer que o Brasil seja rabo de cavalo dos Estados Unidos e da Europa.

93ª Sessão Ordinária (05/11/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Fala de matéria do jornal O Estado de S. Paulo, escrita por Caetano Veloso, intitulada "Mariana Silva não é analfabeta como o Lula". Questiona o porquê de tanta agressividade.

91ª Sessão Ordinária (03/11/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Para explicação pessoal, rejeita a ideia do Vereador Floriano Pesaro, de que seu partido é totalitário. Ressalta que seu partido aprofunda muito a democracia formal. Fala da visita do Presidente do Irã ao Brasil.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, rebate discurso do Vereador Floriano Pesaro sobre o artigo do ex-Presidente Fernando Henrique, que alerta para o perigo do populismo do Presidente Lula.

112ª Sessão Solene (26/10/2009)

PRESIDENTE (Jamil Murad - PC do B) - Sessão solene em comemoração aos 30 Anos de Fundação do Conselho das Associações Amigos do Bairro de São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Ermelino Matarazzo e Penha, realizada no Auditório de Bloco D da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Av. Dr. Ussiel Cirilo, 93 - São Miguel Paulista, por iniciativa do Vereador Jamil Murad.

87ª Sessão Ordinária (22/10/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, presta solidariedade ao Vereador Chalita. Sustenta que a reforma política deveria permitir ao parlamentar eleito por um partido numa eleição mudar de partido num período de trinta dias antes das eleições seguintes. Julga que o Vereador Chalita migrou de partido para manter a coerência com a plataforma defendida quando candidato. Espera que o PSDB seja democrático, pois acredita que cassar o mandato do Vereador seria um desrespeito ao seu eleitorado.

85ª Sessão Ordinária (20/10/2009)

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, defende que a solução para o trânsito na Cidade é o investimento no transporte coletivo.

JAMIL MURAD (PC do B) - Presta homenagem pela passagem do Dia do Médico. Cobra da Prefeitura uma política de saúde que valorize esse profissional, sem o qual é impossível ter um sistema de saúde funcional.

84ª Sessão Ordinária (15/10/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, presta homenagem aos professores pela passagem de seu dia. Parabeniza o Vereador Agnaldo Timóteo pela passagem de seu aniversário.

83ª Sessão Ordinária (14/10/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Declara, a respeito da Saúde, que existe local, mas falta profissional, um problema já levantado para a Administração Municipal que foi incompetente para resolvê-lo. Afirma ser inadmissível o Secretário da Saúde não atender às convocações e convites das Comissões da Casa.

82ª Sessão Ordinária (13/10/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, agradece a manifestação do Vereador Claudio Fonseca. Presta homenagem à Professora Lilian Martins. Diz que a Professora foi militante de esquerda na década de 70, fortalecendo a luta pela redemocratização. Conta que frequentava sua casa em reuniões clandestinas do PC do B. Fala que a Sr. Lilian Martins atuou na APEOESP e era dirigente do Movimento dos Professores do Estado de São Paulo. Pede um minuto de silêncio.

JAMIL MURAD (PC do B) - Fala que o Parlamentar Dalton Silvano está na contramão dos seus companheiros. Ressalta que no Brasil a crise econômica foi uma "marolinha". Diz que na crise o Governo Lula baixou os juros e aumentou os investimentos, enquanto que no Governo Fernando Henrique houve aumento de juros, cortes nos gastos sociais e que chamavam o FMI. Afirma que não é a favor da devolução do Imposto de Renda só no ano que vem. Conta que, hoje, os Governos do PSDB e do DEM se preocupam com o crescimento social e econômico. Informa sobre o XII Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil, no Anhembi.

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, lembrando que o SUS é federal, salienta que os três níveis de governo são responsáveis pelo sistema público de saúde. Diz que o Secretário-Adjunto de Saúde prestou conta dos primeiros meses de sua gestão em São Paulo e viram que o Governo do Estado empenhou menos de 1% do que era destinado à Saúde. Pensa que a Emenda Constitucional 29 precisa ser aprovada e regulamentada. Expõe que em São Paulo a saúde está deixando a desejar. Questiona por que o Governo do Estado não assume que é responsável pela assistência insuficiente.

80ª Sessão Ordinária (06/10/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Informa sobre o lançamento hoje, na Assembleia Legislativa, da Campanha Nacional pela Moradia Digna, que vai colher assinaturas para pedir a aprovação do PEC 85/2008, que destina 2% da arrecadação de estados e municípios para programas de moradia. Refere-se a artigo de Gustavo Franco para dizer que a alta dos juros impede o crescimento do País.

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, adverte que o pagamento de dívida do Município corresponde a 13% do Orçamento, a maior parte em juros, e que isso deveria ser alterado.

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, lembra que foi o bloco político atual do orador que impôs esse acordo a São Paulo, a venda do Banespa. Diz que é necessário um projeto de desenvolvimento nacional para acabar com essas distorções.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, registra voto de pesar, em nome da Bancada, pela morte de Mercedes Sosa. Presta homenagem a Bergson Gurjão Freitas, ex-militante do PC do B morto na guerrilha do Araguaia, por ocasião do sepultamento de seus despojos. Contesta a afirmação do Vereador Agnaldo de que a ditadura militar brasileira não matou e de que se justifica receber trabalhadores sem terra a balas. Pondera que o MST é um movimento social e merece respeito.

78ª Sessão Ordinária (30/09/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Fala da falta de controle público dos serviços prestados pelas organizações sociais, entidades privadas que fazem contrato com a Prefeitura e desempenham assistência à saúde no Município.

75ª Sessão Ordinária (22/09/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em parte do tempo cedida pelo Vereador Netinho de Paula, compara os modelos dos Governos FHC e Lula para explicar por que o Brasil já se recuperou da crise, nascida no Primeiro Mundo. Critica o Prefeito por cortar recursos destinados às camadas mais necessitadas da população, como os da merenda escolar; e o Governador por entregar hospitais às organizações sociais. Diz que o povo sabe quem defende seus interesses, por isso houve aumento do índice de aprovação do Governo Lula.

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, diz que deveriam ser oferecidas alternativas de transporte no Dia Mundial sem Carro, mas não é o que acontece. Cobra do Governo do PSDB a construção de mais quilômetros de linha de metrô. Acrescenta que bicicleta é uma alternativa de transporte perigosa.

71ª Sessão Ordinária (09/09/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, cita a audiência pública realizada pela Prefeitura dia 25 de agosto, que tratava da concessão do serviço público destinado à confecção, instalação e manutenção de relógios eletrônicos digitais.

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, fala da importância histórica do Pacaembu; defende a concessão, sendo que continuaria como próprio público utilizado por uma instituição.

69ª Sessão Ordinária (03/09/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Registra sua indignação e protesto contra lei aprovada ontem na Assembleia Legislativa, que reserva 25% de leitos hospitalares da rede de Saúde Pública do Estado de São Paulo para atendimento de planos de saúde. Cita comentário da Dra. Anna Trota, Promotora de Justiça na área de saúde pública sobre essa matéria.

68ª Sessão Ordinária (02/09/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, comunica a filiação do Delegado de Polícia Federal Protógenes Queiroz ao Partido Comunista do Brasil. Registra seu protesto contra uma ação programada de despejos, que vêm ocorrendo no Capão Redondo, em Heliópolis.

67ª Sessão Ordinária (01/09/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Discorre sobre a comemoração dos 30 anos de anistia política no Brasil. Ressalta a Lei da Anistia. Fala da Ditadura no País, chamada de "ditabranda" em matéria de um grande jornal.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, em nome de seu partido, cumprimenta a comunidade corintiana pela passagem do 99º aniversário do Sport Clube Corinthians.

Jamil Murad (PC do B) - Em aparte, comenta que os meios de comunicação no Brasil são muito facciosos; defende o direito do contraditório.

65ª Sessão Ordinária (25/08/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Conta que conversou com o Secretário do Governo, Dr. Antonio Carlos Malufe, para que, falando com o Prefeito, abra negociações com o Sindicato dos Trabalhadores da GCM. Fala do projeto Nacional de Desenvolvimento do PC do B. Cita a Embraer e a Petrobras para defender que o Brasil é um país rico.

47ª Sessão Extraordinária (19/08/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, defende a discussão de problemas da Cidade em vez de discussão da política nacional.

JAMIL MURAD (PC do B) - Pela ordem, em nome de sua bancada, manifesta sua concordância com o encaminhamento da Mesa Diretora quanto ao PLO 09/2009.

JAMIL MURAD (PC do B) - Parabeniza os Parlamentares pelo esforço feito para abrir os olhos da Administração. Critica a postura de um Secretário. Expõe que foi proposta uma flexibilização na Zona Máxima de Restrição de Fretados que será delimitada pela Secretaria de Transportes, mas não foi aceita. Fala que fizeram uma emenda no fretamento não rotineiro. Diz que elaboraram uma emenda visando à anulação de multas. Pede o apoio dos Vereadores para aprová-la.

JAMIL MURAD (PC do B) - Fala que, apesar da evolução, ainda é pouco diante do prejuízo que a medida vem causando. Diz que a Comissão formada tem caráter consultivo e que ninguém conhece os critérios de escolhas de sua composição e dos representantes dos usuários. Expõe que o Prefeito proíbe o fretamento para facilitar o uso do carro. Cita a nova pista da Marginal.

62ª Sessão Ordinária (18/08/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Relata sobre o seminário que discutiu a mobilidade urbana, pelo qual foi responsável com o Vereador Netinho de Paula. Critica as condições do transporte coletivo, citando a restrição dos fretados; o adiamento dos projetos de aumento do metrô; o trem; trânsito; o dinheiro gasto na construção de pistas; e os palestrantes do seminário.

61ª Sessão Ordinária (13/08/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Ressalta a necessidade de a sociedade de São Paulo se manifestar, protestar, exigir seus direitos com relação ao projeto dos fretados e de outros projetos.

JAMIL MURAD (PC DO B) - Comenta intenção, em discurso, de responsabilizar o Governo Lula pela disseminação da gripe A no País.

46ª Sessão Extraordinária (12/08/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Declara que a responsabilidade dos Vereadores é melhorar a vida do paulistano e isso requer planejamento em todas as áreas. Defende que não se devem realizar políticas pontuais, cujos resultados são contraditórios. Exemplifica citando o projeto da Marginal Tietê e o caso dos fretados. Com relação ao projeto em debate, declara que segurança não pressupõe somente a PM, é preciso contemplar, com igualdade, a Polícia Civil. Dirige-se às pessoas na galeria, dizendo que só foram ouvidas quanto ao fretamento a partir do momento que fizeram pressão. - Aplausos na galeria.

59ª Sessão Ordinária (11/08/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Discorre sobre a restrição de circulação dos ônibus fretados no Centro, devido a portaria do Secretário de Transportes, que tornou-se uma proibição de uma atividade econômica. Opina que há necessidade de anulação da portaria e a elaboração de substitutivo ao projeto, que garanta o funcionamento dos ônibus fretados. Ressalta a realização de um seminário sobre transporte e mobilidade urbana, na Câmara, dia 17, com a presença de especialistas, a fim de criticar e produzir soluções para o sistema de transportes da Cidade.

JAMIL MURAD (PC do B) - Convida os Vereadores e o público para reunião da Comissão de Saúde, amanhã às 13h, que trará o diretor da Faculdade de Medicina da USP e a Dra. Clarisse, do Instituto de Medicina Tropical, para falarem sobre a Gripe A H1N1; convida também para reunião quinta-feira, 13h, por sugestão dos Vereadores Natalini, Claudio Prado, Sandra Tadeu e outros Vereadores para mobilizar a sociedade acerca desse assunto.

57ª Sessão Ordinária (05/08/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em comunicado de liderança, reitera o compromisso do PC do B de garantir o funcionamento do serviço de transporte fretado regulamentado. Considera a edição da portaria proibindo os fretados ilógica, já que a Casa esperava o envio de projeto específico sobre o tema. Acha que o Presidente Lula foi mal aconselhado ao sancionar a lei que regulamenta o serviço de mototáxi no País. Informa que a Comissão de Saúde aprovou reunião para debater sobre a gripe suína.

56ª Sessão Ordinária (04/08/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Fala que o segundo semestre começa aquecido pelas matérias como os ônibus fretados, a gripe suína e a legislação sobre o mototáxi. Saúda a Vereadora Edir Sales, sua colega na Assembleia Legislativa, elogiando-a. Diz que a Parlamentar teve como professores de política o ex-Vereador Eurípedes Sales e o ex-Ministro do Governo Goulart, Sr. Almino Affonso. Salienta que está, junto com o Vereador Netinho de Paula, à disposição para ajudá-la.

JAMIL MURAD (PC do B) - Informa que foi feita uma indicação ao Executivo sugerindo que as UBSs, as AMAs e os hospitais municipais atendam quem apresentar os sintomas de gripe, a exemplo do HC. Fala que tem um rol de indicações ao Executivo, no sentido de diminuir a disseminação da gripe.

53ª Sessão Ordinária (24/06/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Diz que a matéria explicita a vontade da Câmara de resolver o conflito entre Reitoria, estudantes e funcionários através do diálogo. Defende a preservação do Estado de Direito, a autonomia universitária e o fortalecimento da negociação. Ressalta a proposta da moção de resolver o conflito pela negociação, não pela ação policial.

52ª Sessão Ordinária (23/06/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em nome do PC do B e seu, registra pesar pelo passamento do irmão do Vereador Agnaldo Timóteo.

JAMIL MURAD (PC do B) - Registra seu repúdio contra a execução de 41 prisioneiros na Guerrilha do Araguaia, durante a Ditadura, revelada e confirmada pelo Major Curió, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro.

40ª Sessão Extraordinária (17/06/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Diz que a ideia do Vereador José Olímpio de homenagear os transportadores escolares é brilhante. Parabeniza o Vereador e a categoria. (Aplausos).

JAMIL MURAD (PC do B) - Em nome da Bancada do PC do B, homenageia e declara satisfação pela conquista do Vereador Gabriel Chalita para todos os Vereadores da Câmara e para o povo paulista. Diz que o Vereador Chalita é uma alavanca para o desenvolvimento cultural do Estado e do País.

49ª Sessão Ordinária (16/06/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Faz a leitura de uma moção de repúdio à invasão do campus da USP pela Polícia Militar de São Paulo, feita pelos Líderes de vários partidos. É lida MOÇÃO 05-00011/2009 "Moção de repúdio à invasão do campus da USP pela Polícia Militar de São Paulo e reivindicação de providências. Jamil Murad (PC do B) Eliseu Gabriel (PSB) Chico Macena (PT) Claudio Prado (PDT) Donato (PT) João Antônio (PT)" Pede a imediata aprovação da moção.

48ª Sessão Ordinária (10/06/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Transmite sua indignação pela violência da invasão da USP pela PM. Declara que houve quebra do Estado de Direto, o que não pode ser permitido. Sugere a criação de uma Comissão que seja intermediária de uma saída política, negociada e democrática para o conflito. Comenta a sugestão do Vereador Chico Macena de apresentar uma moção, solicitando a retirada da tropa e o início da negociação, pois existem conflitos que devem ser resolvidos com inteligência, competência e respeito à democracia, não com bombas e gás de pimenta. Conta que quando era estudante em Ribeirão Preto e o Vereador Eliseu Gabriel em São Paulo, houve choque com a PM nas ruas, mas não invasão do campus.

47ª Sessão Ordinária (09/06/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Divulga que recebeu comissão de líderes do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município de São Paulo - Sindsep, que solicita apoio a uma proposta de estender lei de 2007, que beneficiava os engenheiros com uma gratificação de desempenho, a outros profissionais lotados em outros órgãos. Pede a formação de comissão de líderes partidários e Vereadores para levar esse pleito em audiência com o Sr. Prefeito. Pede participação de todos em defesa da Petrobras.

38ª Sessão Extraordinária (09/06/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Enaltece o trabalho da Dra. Albertina Duarte, dizendo que foi assessorado por sua irmã Dra. Fátima Duarte.

JAMIL MURAD (PC do B) - Notifica que o projeto tem um item que municia os jovens para receber orientações e assistência para anticoncepção. Ressalta a importância do projeto para as mulheres de São Paulo. Pede apoio dos Vereadores ao PL 279/09.

JAMIL MURAD (PC do B) - Expõe que apesar de singelo, seu projeto do Programa de Divulgação dos Serviços Relativos à Saúde da Mulher no Município de São Paulo tem uma imensa utilidade às pessoas. Menciona que o acesso à informação e aos serviços de saúde são diferenciados, exemplifica falando do pré-natal.

Jamil Murad (PC do B) - Tece que com esse projeto o valor do povo brasileiro é enaltecido. Cita o Presidente Lula.

37ª Sessão Extraordinária (03/06/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Comunica que esteve presente, junto com o Vereador Marco Aurélio Cunha, no lançamento do site da Copa de 2014, em que estavam também o Prefeito Kassab e alguns Secretários. Afirma que providências para o evento precisam ser tomadas desde já. Informa que propôs a criação de uma Frente Parlamentar. Diz que será necessário incentivo em todas as áreas.

36ª Sessão Extraordinária (03/06/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Conta da Eco-92, em que o Presidente norte-americano abandonou o encontro sem assinar protocolo algum. Pouco tempo depois, o País passou a sentir as consequências dessa política irresponsável. Afirma que providências devem ser tomadas, pois São Paulo não trata todo seu esgoto. Diz que o problema da água, esgoto e meio ambiente deve ser uma preocupação dos Governos Municipal, Estadual e Federal. Lembra da luta para a não-privatização da Sabesp. Defende a criação de uma emenda para garantir a participação dos trabalhadores da Sabesp no Conselho Gestor.

44ª Sessão Ordinária (28/05/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Discute a opinião do Vereador Floriano Pesaro acerca do apoio do Governo brasileiro à nomeação do egípcio Farouk Hosny para a direção-geral da Unesco.

43ª Sessão Ordinária (27/05/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Queixa-se que órgão de imprensa levantou suspeita de irregularidades no uso de material gráfico em sua campanha eleitoral. Manifesta-se contra a proposta de proibir a circulação de ônibus fretados. Enumera as melhorias conseguidas no Hospital Tatuapé em consequência da cobrança dos Vereadores da Comissão de Saúde. Defende uma solução para que médicos atendam melhor na rede municipal de saúde

35ª Sessão Extraordinária (27/05/2009)

Jamil Murad (PC do B) - Ressalta a importância do PL 558, que afeta a vida dos moradores desta metrópole. Pede maior representatividade da sociedade no Conselho Gestor do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura.

41ª Sessão Ordinária (21/05/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Faz críticas e cobranças em relação ao sistema de saúde pública da Cidade. Relata o trabalho de fiscalização de hospitais e audiência pública, com a participação da direção do SAMU, feitos pela Comissão de Saúde da Casa.

39ª Sessão Ordinária (19/05/2009)

Jamil Murad (PC do B) - Lamenta esse erro crasso que ofendeu a Educação de São Paulo. Diz que a imprensa foi suave com essa ofensa. Critica o Secretário da Educação que já foi Ministro dessa mesma pasta e não aumentou nenhuma Universidade Pública já existente, mostrando que a Educação está abandonada.

32ª Sessão Extraordinária (19/05/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Fala dos problemas que vê na Educação de São Paulo. Cita Rose Neubauer e Paulo Renato Souza. Questiona como se cuida de uma Educação avaliada pelo próprio Governo. Afirma que a qualidade educacional deixa muito a desejar. Declara que, como representantes do povo, precisam analisar os fatos e, se há erros, corrigi-los. Discorda da sindicância interna, pois serão punidos somente os distribuidores dos livros. Defende punição ao Governador e ao Secretário da Educação. Alega que o PSDB, que sempre tem opiniões sobre Educação, deveria condenar o responsável. Diz que quando o Secretário da Educação exerceu função de Ministro, não abriu nenhuma universidade pública, fazendo uma política de exclusão da juventude.

38ª Sessão Ordinária (14/05/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Comenta que os ônibus nunca estiveram tão lotados na Capital. Diz que o Governo é irracional, pois no projeto da mudança do clima, uma das soluções é o aumento do uso do transporte público, mas, do mesmo laboratório, saem medidas com o efeito contrário. Informa que o Governo Municipal viajará a Tóquio para estudar o transporte, o que não é necessário para perceber o problema. Declara que a solução é o transporte coletivo, portanto, a Prefeitura tem de disponibilizar o número suficiente de veículos para que o indivíduo não tenha que utilizar o carro.

37ª Sessão Ordinária (13/05/2009)

Jamil Murad (PC do B) - Cumprimenta o Vereador Alfredinho pela sua preocupação com a saúde pública e com a insuficiência de unidades básicas de saúde na Cidade.

36ª Sessão Ordinária (12/05/2009)

Jamil Murad (PC do B) - Argumenta que as organizações sociais não se comunicam e que o Poder Público tem de assumir o planejamento global da assistência à saúde.

Jamil Murad (PC do B) - Discorda do orador, pois acredita que entregar a gestão do sistema público de saúde às organizações sociais é sinal de incompetência do Governo.

Jamil Murad (PC do B) - Argumenta que, diferentemente do Hospital do Campo Limpo, o Hospital do M'Boi Mirim recebe apenas pacientes encaminhados. Denuncia que há leitos desativados, um tomógrafo quebrado e um aparelho de ressonância magnética que não foi instalado.

34ª Sessão Ordinária (06/05/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Discorre sobre a visita feita ao Hospital Municipal de Campo Limpo pela Comissão de Saúde da Câmara. Informa que um terço dos leitos do Hospital está desativado, número maior do que os três hospitais prometidos pelo Prefeito. Diz que faltam médicos e equipamentos adequados para atender a população. Cita a AMA. Fala que a Saúde no Município está acéfala e que existem setores se beneficiando dessa desorganização.

33ª Sessão Ordinária (05/05/2009)

Jamil Murad (PC do B) - Argumenta que o orador apresenta apenas projetos, não obras. Compara as projeções apresentadas com as de Levy Fidelix na campanha eleitoral.

JAMIL MURAD (PC do B) - Enumera as melhorias sociais e econômicas ocorridas desde a eleição de Lula, graças à existência de uma política nacional para o esporte e à atuação do Ministro do Esporte. Diz que o futuro do Estádio do Pacaembu não está definido, que sua administração pode continuar nas mãos da Prefeitura ou pode ser concedida a um clube, por meio de licitação. Exorta os Vereadores a ficarem atentos ao assunto, na defesa do interesse público.

30ª Sessão Ordinária (28/04/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em comunicado de liderança, esclarece que o Vereador Jatene usou indevidamente o termo "cassação", já que o PC do B, antes de cada eleição, decide coletivamente, em conferência, quem será candidato.

JAMIL MURAD (PC do B) - Argumenta que, talvez, um ano antes ainda não haja definição de quem serão os candidatos.

JAMIL MURAD (PC do B) - Contrapondo-se ao pronunciamento do Vereador Pesaro, considera mais acertada a política de Barack Obama, de aproximar-se do Irã, de Cuba, da Síria e de outros países, assim como a de Lula, de abrir relações igualitárias com países da América do Sul e da África, com Índia, China e Rússia. Atribui a essa política externa o fato de a crise econômica ter atingido o Brasil com mais suavidade. Critica o Governo de Israel por não reconhecer a necessidade da existência do Estado Palestino.

26ª Sessão Extraordinária (28/04/2009)

Jamil Murad (PC do B) - Cumprimenta o Sindicato, a Lurdinha, o Dr. Amaro e todas as lideranças da categoria. Afirma sua presença na defesa do transportador escolar, juntamente com o Vereador Netinho de Paula.

29ª Sessão Ordinária (22/04/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Defende o desenvolvimento econômico e social do Brasil, não apenas o controle da inflação. Compara os reflexos das crises no País, e afirma que durante o Governo FHC o Brasil teve de recorrer ao FMI, que impunha restrições a investimentos, e que agora, apesar da crise do sistema capitalista, o Governo Lula aumentou investimentos em infraestrutura e em desenvolvimento e ampliou gastos sociais. Acha que não ajudar na implantação do programa habitacional do Governo Federal por motivos políticos prejudica a população que paga aluguel.

25ª Sessão Extraordinária (22/04/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Fala das emendas que a Bancada do PC do B havia proposto, como o Conselho Participativo, que no projeto aprovado mudou o nome para Conselho Gestor; e outra emenda que assegurava proteção àqueles que desenvolvem atividades econômicas na região. Expõe que apesar de ser Oposição, estão abertos ao diálogo, por isso retiraram as emendas.

27ª Sessão Ordinária (16/04/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Conta que a Comissão de Saúde visitou, sem aviso prévio, o Hospital Municipal do Tatuapé. Relata que a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar sofre com a falta de materiais, pois a Superintendência das Autarquias centralizou as compras em uma única autarquia. Comenta que a maternidade está sendo desativada e seus equipamentos transferidos para o Hospital João XXIII. Apela à Secretaria de Saúde a revogação dessa decisão. Discorre sobre a visita à AMA, dentro do Hospital, e diz que, para melhorar o sistema público de saúde, é preciso cuidar dos recursos humanos.

JAMIL MURAD (PC do B) - Diz que é fácil discutir de qual governo é a responsabilidade, mas questiona qual é a solução dos problemas. Afirma que o transporte coletivo sobre trilhos é indispensável, inclusive se integrado com os ônibus, mas falta um projeto sério quanto a isso. Declara que a modernização na linha dos trens não é a solução que São Paulo precisa, é necessária uma rede de metrô e trens muito superior e também mais redes de ônibus. Alega insatisfação com a polêmica entre Marta e Kassab.

26ª Sessão Ordinária (15/04/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Informa que é corintiano e que o Vereador Netinho de Paula também é corintiano, então será decidido qual dos dois representará o PC do B na Comissão.

JAMIL MURAD (PC do B) - Diz que este assunto tem tudo a ver com o objetivo de desenvolver uma sociedade mais humana, onde todos tenham direito ao lazer, ao trabalho e a uma vida digna. Cita o Vereador Marco Aurélio Cunha. Alerta que não podem fazer declarações que estimulem os conflitos entre as torcidas.

23ª Sessão Extraordinária (15/04/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Trata da Emenda número dois ao PL 158/09. Diz que as mudanças deixam a desejar quanto a assegurar os objetivos; à primeira vista parece que estão assegurados os direitos, mas em uma análise atenta, percebe-se a falta das garantias exigidas.

JAMIL MURAD (PC do B) - Concede aparte ao Vereador José Police Neto.

JAMIL MURAD (PC do B) - Conta que o PC do B sugeriu 11 emendas ao projeto de concessão urbanística e quatro ao projeto Nova Luz. Cita os Vereadores Police Neto, Alfredinho, Claudio Fonseca e João Antônio e o Presidente Obama. Diz que é necessário continuar o debate.

JAMIL MURAD (PC do B) - Cita o Trem Bala. Defende que a região da Nova Luz tem alto valor, por isso é preciso assegurar que não seja transformada em um bairro eletizado. Coloca como fundamental que se assegure as atividades econômicas e que a fiscalização seja feita pela Prefeitura e pelo Conselho Participativo.

25ª Sessão Ordinária (14/04/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em nome da sua bancada, rende homenagens aos Srs. Palmiro Mennucci, Carlos Wilson e João Hermann Neto.

23ª Sessão Ordinária (07/04/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em comunicado de Liderança informa que hoje é o Dia Mundial da Saúde. Avisa aos interessados que será realizado amanhã na Casa um debate sobre o SUS no Município de São Paulo, com a presença do Sr. Antônio Alves, dirigente do Ministério da Saúde; Prof. Paulo Elias, da USP; Januário Montone, Presidente do Conselho Municipal de Saúde. Conta que participou de um evento promovido pelo Vereador Natalini.

JAMIL MURAD (PC do B) - Questiona como está a assistência à saúde de São Paulo. Diz que houve diminuição da mortalidade infantil. Relata que enquanto sobram hospitais no Centro, bairros como Vila Brasilândia, Cidade Ademar, Parelheiros não os têm. Fala do Programa de Metas da Prefeitura. Cita o Hospital Tide Setúbal. Defende a integração das UBSs com o Programa de Saúde da Família e com as AMAs. Pede deferimento para transcrição no Diário Oficial da Cidade de São Paulo do "Boletim Especial - 7 de Abril: Dia Mundial da Saúde e a luta em defesa do SUS na cidade de São Paulo".

19ª Sessão Extraordinária (01/04/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Declara-se contrário ao encerramento da discussão. Enfatiza que a concessão urbanística tem de respeitar o povo. Propõe que o Projeto de Lei da Concessão Urbanística seja votado antes para, depois, virem projetos como o Nova Luz. Afirma que votar como está é dar um cheque em branco. Requer adiamento da votação.

JAMIL MURAD (PC do B) - Reafirma serem contra o Projeto. Propõe que, primeiramente, seja aprovado o instrumento da concessão urbanística. Considera que cada concessão urbanística deve ter uma lei específica. Cita Alphaville, o trem bala e o Aeroporto de Cumbica. Defende que a fiscalização deve ficar nas mãos do poder público, não dos concessionários. Afirma que só votarão a favor se houver modificação.

18ª Sessão Extraordinária (01/04/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Discorre sobre a apresentação de pedido de CPI para investigação na área da saúde. Cita os Vereadores Aurélio Miguel, Paulo Fiorilo e Roberto Tripoli. Expõe as dificuldades enfrentadas para obter informações. Relata o desprezo do Secretário da Saúde para com a Câmara Municipal. Cita o Dr. Francé, do PSDB. Avalia que a CPI dá mais resultado do que as comissões.

20ª Sessão Ordinária (31/03/2009)

Jamil Murad (PC do B) - Reclama não terem tido acesso ao Plano de Metas. Cobra, pois, se tem as informações corretas, acredita que o Plano seja insuficiente para garantir a solução das necessidades da Cidade. Ressalta que ninguém está comemorando a desgraça.

JAMIL MURAD (PC do B) - Julga as metas propostas para o Município insuficientes para as necessidades da Cidade. Cita a área da Saúde, o metrô e as enchentes, lembrando do caso do cidadão que morreu dentro do carro na Avenida do Estado. Ressalta que o Plano não prevê o combate a enchentes no Ipiranga.

JAMIL MURAD (PC do B) - Lembra do Golpe Militar de 1964. Presta homenagem aos que contribuíram com a redemocratização do Brasil. Solicita apoio para a instalação de uma CPI para investigar irregularidades na área da Saúde. Lamenta que o Executivo peça a investigação, encaminhe o resultado à Polícia e ao Ministério Público, mas se negue a encaminhar à Câmara. Diz que o dinheiro desviado da Secretaria Municipal de Saúde evitaria mortes.

21ª Sessão Solene (26/03/2009)

SR. PRESIDENTE (Jamil Murad - PC do B) - Sessão solene destinada à comemoração dos 87 anos do PC do B, conforme Requerimento 10, de 3 de fevereiro de 2009. ORADORES: Netinho de Paula, Claudio Prado, Alfredinho, Luiz de Pieri, Augusto Chagas, Wagner Gomes, Quito Formiga, Nádia Campeão, Osvaldo Coutinho Jr., Edinho Silva, Pedro Bigardi, Walter Sorrentino e Sr. Presidente Jamil Murad.

19ª Sessão Ordinária (26/03/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Em comunicado de liderança, convida todos para sessão solene em comemoração dos 87 anos do seu partido. Referindo-se ao debate anterior, concorda que a inflação foi controlada, mas critica que a política monetária do Banco Central, de juros altos, travou o crescimento da economia.

18ª Sessão Ordinária (25/03/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Diz ao Vereador Tatto que é preciso discutir o tamanho do Hospital de Parelheiros e também da Vila Brasilândia.

JAMIL MURAD (PC do B) - Lembra que hoje é o aniversário de 87 anos da fundação do PC do B e convida todos para sessão solene que se realizará amanhã. Faz um breve histórico do partido.

16ª Sessão Extraordinária (25/03/2009)

JAMIL MURAD ( PC do B) - Sente-se contemplado pela separação do projeto. Fala que esteve na audiência pública realizada na Rua Santa Ifigênia, com os Vereadores José Police Neto e Alfredinho. Informa que há muito que discutir do projeto, como as emendas. Comenta que os comerciantes e moradores ainda não estão garantidos.

17ª Sessão Ordinária (24/03/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Convida, juntamente com o Vereador Netinho de Paula, para a comemoração dos 87 anos do Partido Comunista do Brasil. Reafirma a luta pelos ideais socialistas.

16ª Sessão Ordinária (18/03/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Atribui o problema das enchentes à falta de planejamento urbano. Defende a reciclagem do lixo, a educação ambiental, a manutenção da infraestrutura urbana, a construção de piscinões e um plano de emergência para enfrentar o problema. Reclama que as verbas previstas para combate a enchentes, defesa civil e educação ambiental não foram aplicadas.

Jamil Murad (PC do B) - Alega que há setores dos Governos Federal e estaduais, do PT e do PSDB, contra a regulamentação da Emenda 29.

15ª Sessão Ordinária (17/03/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Discorre sobre seu pedido protocolado com o intuito de investigar os contratos de empresas relacionadas com a Operação Parasitas da Polícia Civil, chamada de Máfia das Licitações. Relata que foi formada uma subcomissão temporária da Comissão de Finanças que, em conjunto com a Secretaria de Saúde, analisou o processo de contratação de empresas apurando indícios de irregularidades envolvendo o Município. Informa que a subcomissão recomendou a instalação de uma CPI. Cita a falta de aparelhos do Hospital de São Miguel Paulista e os salários aviltados e condições precárias dos profissionais da saúde. Expõe que a CPI tem uma força maior investigativa.

13ª Sessão Extraordinária (17/03/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Considera procedentes os argumentos do Vereador Macena. Acha que os Vereadores devem votar não movidos pela amizade, mas pelas suas consciências e a favor da população. Encaminha pela manutenção do veto.

14ª Sessão Ordinária (11/03/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Fala sobre a defesa da China como país único, e contra a separação do Tibete da China, defendida pelo Dalai Lama. Menciona que o Dalai Lama foi vice-presidente da Assembleia Nacional, rompendo com o Governo porque a República Popular da China aboliu a servidão rural e redistribuiu a propriedade das terras e dos rebanhos, monopolizados pela aristocracia e pelos mosteiros. Diz que a República Popular da China separou a religião do Estado. Comenta sobre uma matéria publicada na Folha de S. Paulo. Defende que o PC do B é a favor da liberdade e do progresso. Cita o desmembramento da Iugoslávia. Compara o desmembramento da China com a separação da Amazônia do Brasil.

11ª Sessão Extraordinária (10/03/2009)

Jamil Murad (PC do B) - Argumenta que a crise econômica foi provocada pelo setor privado e que a Sabesp não pode ser privatizada. Acha que o projeto deve garantir preço justo para o contribuinte paulistano e controle social sobre o fornecimento, como prevê a Lei Federal 11.445.

Jamil Murad (PC do B) - Acha que a questão da água e do saneamento básico deve envolver os poderes municipal, estadual e até mesmo a União. Argumenta que a Câmara Municipal não pode ficar de braços cruzados enquanto a Assembléia Legislativa trata do assunto.

12ª Sessão Ordinária (04/03/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Pede que seja transcrito e publicado no Diário Oficial requerimento de informação, que enviou à Secretaria do Meio Ambiente, sobre o estado dos lagos nos parques municipais. Critica o Secretário da Saúde por negar informação de interesse público à Câmara Municipal. Informa que está colhendo assinaturas para abrir CPI e pede apoio a todos os partidos.

8ª Sessão Extraordinária (26/02/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Informa que sua Bancada é favorável ao projeto, mas acha que outras isenções devem ser discutidas separadamente. Considera que a aprovação do projeto fortalece a cultura popular.

7ª Sessão Extraordinária (19/02/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Elogia o Vereador Netinho de Paula e fala que todos os Vereadores são iguais. Faz uma analogia com Presidente Lula. Afirma que o povo faz experiências com seus representantes para ver se consegue soluções para os problemas. Discorre sobre a votação das contas do ex-Prefeito Celso Pitta dizendo que uma liderança do PC do B, a Vereadora Ana Martins, participou da CPI que investigava as contas do Prefeito. Fala ao Vereador Netinho para não abrir mão de seu voto.

8ª Sessão Ordinária (18/02/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Discorre sobre a posição do PC do B, favorável à CPI da Merenda, em defesa do interesse público diante das evidências de irregularidades. Considera que a Câmara, como instituição, deixou a desejar ao não aprovar a instalação da referida CPI.

JAMIL MURAD (PC do B) - Cumprimenta o Vereador Natalini e relata o trabalho que fizeram juntos, quando mais jovens, atendendo pessoas na periferia. Concorda que o Governo Lula não se esforça para regulamentar a Emenda Constitucional 29, mas acha que governadores e prefeitos do PSDB também resistem a vincular mais receita para a saúde. Considera que os hospitais são insuficientes para atender toda a população. Exorta a Comissão de Saúde, da qual faz parte, a trabalhar a favor do povo.

JAMIL MURAD (PC do B) - Indica para a CPi o Vereador Netinho de Paula.

7ª Sessão Ordinária (17/02/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Diz que o pedido de preferência para a CPI do Vereador Goulart não foi combinado na reunião de Líderes. Pede que seja respeitado o combinado no Colégio de Líderes, que é a CPI da Merenda.

JAMIL MURAD (PC do B) - Diante da constatação, pelo Ministério Público, dos indícios de irregularidades na questão da merenda escolar, considera necessário que o Legislativo se debruce sobre a questão e instale a CPI.

JAMIL MURAD (PC do B) - Informa que a Bancada votará favorável à instalação da CPI do IPTU, acompanhando o acordo do Colégio de Líderes; e que aguardará, em contrapartida, apoio dos Vereadores para aprovação da CPI da Merenda.

4ª Sessão Ordinária (10/02/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Diz que existe denúncia sobre o caso da merenda escolar e que, apesar das investigações concluídas, os nobres Vereadores deveriam reabrir a CPI, mesmo não tendo provas. E que o Secretário Cláudio Lembo falou haver irregularidades. Fala que outra prioridade é a questão da fiscalização de obras públicas.

Jamil Murad (PC do B) - Cumprimenta a coletividade do PT. Rememora o amigo Rodolfo Repullo. Relembra o Vereador João Antônio e o Ricardo que combinaram junto com o PT a disputa das eleições acompanhando Luiza Erundina. Diz que foi um ato inteligente do PT viabilizar uma administração popular e democrática. Cita o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

3ª Sessão Ordinária (05/02/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Discorre sobre as desigualdades no acesso aos serviços de saúde nas várias regiões da Cidade. Pede que o Prefeito garanta atendimento especializado e internação.

JAMIL MURAD (PC do B) - Presta sua homenagem ao Deputado Adão Pretto.

1ª Sessão Ordinária (03/02/2009)

JAMIL MURAD (PC do B) - Indica o Vereador Netinho de Paula para a Comissão de Educação e Jamil Murad para a Comissão de Saúde. Informa que haverá cessão de vaga do PP para o Vereador Netinho de Paula na Comissão de Defesa da Criança, Adolescente e Juventude, pelo que agradece aos Vereadores Wadih Mutran e José Olímpio.

Jamil Murad (PC do B) - Discorda do orador, acha que as coisas erradas devem ser corrigidas e cobra dos homens públicos a responsabilidade de fiscalizar e proteger a população da Cidade.

JAMIL MURAD (PC do B) - Manifesta sua satisfação pelo início do ano Legislativo. Agradece ao Vereador Netinho de Paula pela indicação de seu nome para Líder da Bancada na Casa. Discorre sobre as consequências da crise capitalista mundial e sobre as desigualdades no Município. Ressalta que em 2010 o Brasil precisará escolher continuar no rumo do desenvolvimento e do benefício das classes trabalhadoras.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo