Radar Municipal

Participações no Plenário

145ª Sessão Ordinária (20/05/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Alerta os Vereadores sobre a demissão de funcionários treinados do setor de Zoonoses, num momento de risco de epidemia da dengue, para contratação de novos concursados. Afirma que o número de agentes de Zoonoses é insuficiente e pede apoio aos Vereadores.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Afirma a existência de movimento belicoso do governo de Israel, juntamente com os EUA, para a invasão do Irã. Declara que, apesar da utilidade do acordo mediado pelo Presidente Lula, os EUA o ignoraram. Denuncia interesses dos EUA a favor da guerra. Cumprimenta o Senador Eduardo Azeredo por seu discurso em favor da paz e manifesta-se contrário à hegemonia.

143ª Sessão Ordinária (18/05/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Cita o feito do Presidente Lula ao intermediar acordo do Irã com a Turquia e afirma existir interesse econômico norte-americano pelo conflito. Menciona a existência de um "partido da guerra" do qual participaria José Quilhon Albuquerque. Critica o ex-Ministro das Relações Exteriores Celso Lafer pela postura de submissão.

100ª Sessão Extraordinária (18/05/2010)

PRESIDENTE (José Américo - PT) - Assume a presidência. Põe em votação e declara aprovada a manutenção do veto ao PL 784/03.

142ª Sessão Ordinária (13/05/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, manifesta solidariedade ao Presidente Antonio Carlos Rodrigues pela cassação de seu mandato. Afirma que foi reconhecida a legalidade das doações da AIB a vereadores, mas o fato gerou um desgaste. Apela para o TRE e o TSE para que a total ausência de economia processual não continue a ocorrer.

140ª Sessão Ordinária (11/05/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, rebate afirmação do Vereador Floriano Pesaro de que o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso teve alto índice de aprovação citando pesquisa do Datafolha. Discorda que a pobreza tenha diminuído no Governo FHC citando o índice de Gini.

139ª Sessão Ordinária (06/05/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Saúda o Vereador Russomanno. Refere-se à prática stalinista de falsificação dos dados. Acusa o Vereador Floriano Pesaro de haver manipulado dados do IPEA fazendo afirmações incorretas. Afirma que o Brasil quebrou nas sete crises do Governo de FHC e que voltou a crescer no Governo Lula. Recorda episódio com o ex-Chanceler Celso Lafer e declara que a desmoralização da diplomacia brasileira terminou no Governo Lula.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Em aparte, explica que não quis denegrir o ex-Ministro Celso Lafer.

138ª Sessão Ordinária (05/05/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Em aparte, lembra que o PSDB e o DEM ajudaram a derrubar a CPMF, contribuição que financiava a Saúde. Fala que o PAC enviou 1,5 bilhão de reais para o Rodoanel em São Paulo.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, solicita a fita da gravação do pronunciamento do Vereador Floriano Pesaro na sessão de ontem. Lembra que o PAC destinou recursos para a urbanização da favela de Heliópolis e para o Sistema Guarapiranga, além do rodoanel. Cita a implantação do Programa Minha Casa Minha Vida no Estado de São Paulo e na Cidade.

134ª Sessão Ordinária (15/04/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Refere-se aos discursos do Vereador Floriano Pesaro. Cita o índice de aprovação do Governo Lula. Fala dos avanços do Governo Lula na área econômica. Ressalta a reunião, em Brasília, do BRIC. Cita a questão política no Oriente Médio.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, informa instalação da Frente Parlamentar por Políticas Públicas para as Pessoas em Situação de Rua. Comenta o fechamento de 1.100 vagas nos albergues do Centro da Cidade.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Em aparte, fala da necessidade de se buscar alternativas para o problema habitacional, como uso de grandes prédios da região central da Cidade para habitações populares.

131ª Sessão Ordinária (08/04/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Opina que o projeto do Vereador Jooji Hato é polêmico e não poderá ser aprovado por acordo, terá de ser discutido. Quanto à preocupação do Vereador com o ruído, que considera de caráter moralista e não científico, alega que somente a Bancada do PT e a Liderança do Governo manifestaram-se contrariamente à derrubada do veto ao projeto que modificou a Lei do Psiu, a qual abria mão de praticamente todas as suas restrições.

128ª Sessão Ordinária (30/03/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Trata do artigo Uma Política Social Eficiente, de Marcos Cintra e Rubens Chamas, e comenta a situação dos albergues do Centro. Menciona a situação da Rua Boa Vista. Questiona o sucesso da Ação Integrada Centro Legal do Governo do Estado. Menciona suspensão de projetos de revitalização do Centro. Destaca suposto erro na informação veiculada nesse artigo de que investimentos de 400 milhões serão transformados em cerca de 2,5 mil moradias.

127ª Sessão Ordinária (25/03/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, manifesta apoio do PT à continuidade da realização da Parada Gay na Avenida Paulista. Registra que a Prefeitura dará entrada a ADIN contra a aprovação do projeto de lei do Psiu. Ressalta a necessidade de se elaborar novo projeto aperfeiçoando a Lei do Psiu.

125ª Sessão Ordinária (18/03/2010)

José Américo (PT) - Em aparte, observa que, ao contrário do que disse o Vereador Natalini, Dom Pedro II era preguiçoso e não gostava dos negócios de Estado; diz que era um império escravocrata e antidemocrático, já que havia o voto censitário - votavam apenas os que tinham renda.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, explica que não quis desqualificar a figura de D. Pedro II. Manifesta que a Embaixada do Brasil em Honduras recebeu o Presidente Zelaya, seguindo o comportamento de todos os países da OEA. Esclarece que o Estado Brasileiro deve ser neutro e não o Governo do Presidente Lula. Afirma que nenhum presidente brasileiro teve mais projeção do que Lula.

124ª Sessão Ordinária (17/03/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Saúda os funcionários presentes na galeria. Considera a GDA não um gasto, mas um investimento na qualificação do servidor público. Diz que o PSDB e o DEM são a favor do Estado mínimo e da terceirização, em detrimento da melhoria dos serviços públicos.

88ª Sessão Extraordinária (17/03/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, concorda com o adiamento, contanto que o Líder do Governo traga uma proposta melhor, para que haja aprovação ainda em março.

123ª Sessão Ordinária (16/03/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, comunica sua substituição e do Vereador Francisco Chagas na CPI das Enchentes pelos Vereadores Alfredinho e Ítalo Cardoso. Critica discurso do Vereador Floriano Pesaro sobre a redemocratização do Brasil. Diz que tratará do artigo Verdades Inconvenientes, de autoria do Vereador José Police Neto.

122ª Sessão Ordinária (10/03/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, lê nota oficial do Presidente nacional do PT em repúdio a matéria da revista Veja e a editorial de O Estado de S. Paulo sobre o Partido.

87ª Sessão Extraordinária (10/03/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, ressalta que a bancada do PT votou favoravelmente ao PL 46/10, mas irá elaborar substitutivo, em conjunto com a Liderança do Governo, que inclua outras categorias de profissionais para votação em segunda discussão.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, manifesta solidariedade da bancada do PT.

86ª Sessão Extraordinária (10/03/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, pede ao Vereador Floriano Pesaro que retire de seu discurso a parte em que confunde o PT com a Bancoop. Fala do Estado de Israel e da invasão ao Iraque, dizendo que o Vereador usa dois pesos e duas medidas. Conta que o Presidente Lula não falou a favor e nem contra os presos políticos cubanos, mas sim que não concorda com a greve de fome, e o jornal O Estado de S. Paulo manipulou, dizendo que ele era a favor do que estava sendo feito.

121ª Sessão Ordinária (04/03/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Discorre sobre o Fórum em Defesa da Liberdade de Expressão, organizado pelo Instituto Millenium, que reúne a Abert e a Associação Nacional de Jornais. Cita os pronunciamentos de Demétrio Magnoli, Arnaldo Jabor e Carlos Alberto de Franco.

119ª Sessão Ordinária (02/03/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Registra debate ocorrido na Rádio CBN sobre o atendimento da população de rua. Ressalta o corte de vagas em albergues, o atraso no repasse destinado às entidades conveniadas e a falta de reajuste no valor per capita, o que traz o fechamento de albergues. Menciona a luta dos funcionários de nível universitário da Prefeitura para receber a GDA. Pede a discussão de saídas para o problema de recontratação dos agentes de zoonoses que combatem a dengue na Cidade.

116ª Sessão Ordinária (23/02/2010)

José Américo (PT) - Em aparte, diz que o orador é conservador. Esclarece que a proposta, de sua autoria, de acabar com o monopólio nos meios de comunicação foi extraída da Constituição. Afirma que o Vereador manipulou a informação e que isso é stalinismo.

José Américo (PT) - Em aparte, reitera que a proposta de criação de um Conselho, mencionada pelo Vereador Floriano Pesaro, está prevista na Constituição. Diz que o PSDB massacra as políticas sociais defendidas pela social-democracia.

82ª Sessão Extraordinária (22/02/2010)

PRESIDENTE (José Américo - PT) - Assume a presidência. Põe em votação e declara aprovado o PL 97/09.

115ª Sessão Ordinária (11/02/2010)

José Américo (PT) - Em aparte, ratifica as preocupações quanto ao meio ambiente, mas pondera que a própria natureza tem seus ciclos, como ondas de frio ou de calor, independentes da ação do ser humano.

110ª Sessão Ordinária (02/02/2010)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Aborda o tema das enchentes e diz que, ao longo o Governo Serra, as obras de desassoreamento do Rio Tietê e de construção de piscinões têm sido insuficientes. Critica o Prefeito pela falta de limpeza e manutenção de galerias pluviais. Afirma que a imprensa está sendo omissa e que alguns de seus setores estão proibidos de criticar o Governador José Serra.

80ª Sessão Extraordinária (15/12/2009)

José Américo (PT) - Em aparte, afirma que o índice de 15% de remanejamento permite que o Prefeito faça o que bem entender com os recursos.

107ª Sessão Ordinária (09/12/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Diz que não se podem atribuir as enchentes na Cidade a causas naturais. Recomenda a restrição de ocupações irregulares, a construção de mais piscinões, agilidade nas obras de desassoreamento e que a Sabesp combata o despejo de esgoto clandestino nos rios. Denuncia que a Gestão Kassab deixou de investir 353 milhões de reais no combate às enchentes.

75ª Sessão Extraordinária (01/12/2009)

José Américo (PT) - Em aparte, manifesta apoio ao Vereador Donato, principalmente quando se refere ao fato de que quem vai pagar mais são os bairros intermediários, diferentemente do discurso governista. Afirma que esse aumento do IPTU tem caráter arrecadatório e o objetivo é fazer um caixa eleitoreiro, pois não há falta de recurso na Cidade. Apela aos Vereadores que votem contrariamente à proposta.

70ª Sessão Extraordinária (01/12/2009)

José Américo (PT) - Em aparte, manifesta apoio ao Vereador Donato, principalmente quando se refere ao fato de que quem vai pagar mais são os bairros intermediários, diferentemente do discurso governista. Afirma que esse aumento do IPTU tem caráter arrecadatório e o objetivo é fazer um caixa eleitoreiro, pois não há falta de recurso na Cidade. Apela aos Vereadores que votem contrariamente à proposta.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, informa que o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores está ingressando com uma medida judicial, a fim de impedir a sanção do Projeto de Lei 720/09 aprovado na Casa, pois o Conselho Municipal de Valores Imobiliários não foi consultado.

69ª Sessão Extraordinária (25/11/2009)

José Américo (PT) - Em aparte, lembra que o aumento será muito maior que 16%, conforme divulgado pelo Líder do Governo, daí a necessidade da trava estar entre 40 e 60%.

96ª Sessão Ordinária (12/11/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Conta que o Presidente Lula irá receber o Presidente do Irã, um importante parceiro no momento em que o Brasil desenvolve uma política internacional soberana. Diz que as declarações do Presidente Shimon Peres são inoportunas e que o País não cederá à pressão. Elogia o pronunciamento do Vereador Jamil Murad. Fala do debate relativo à interrupção de energia elétrica na noite do dia 11 de novembro. Declara que, graças à política do Presidente Lula, o Brasil tem energia de sobra e que, se há problema na rede de transmissão, deve ser identificado e sanado, lembrando que essa rede está sob responsabilidade de concessionárias privatizadas na época de FHC.

92ª Sessão Ordinária (04/11/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, manifesta-se em nome da Bancada do PT em apoio à concessão da GDA aos funcionários de nível universitário da Prefeitura. Diz que o Líder do PT irá conversar com o Líder do Governo para pedir que agilize o envio de PL do Executivo à Casa propondo a gratificação. Lembra que a Câmara agiu da mesma forma com os seus funcionários, então, por coerência, tem de votar a favor da GDA.

91ª Sessão Ordinária (03/11/2009)

José Américo (PT) - Em aparte, comenta o artigo do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, que ressalta o autoritarismo do mesmo, porque entende como negativa a popularidade do Presidente Lula.

José Américo (PT) - Em aparte, lembra que a referência à ex-Vereadora Soninha foi sobre declaração feita em artigo publicado na Revista Joyce Pascowitch.

88ª Sessão Ordinária (27/10/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Fala da situação de abandono em que se encontra o Centro da Cidade nos fins de semana, com lixo acumulado, entulho e falta de varrição. Relata que entrou com representação contra a Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antonio, devido à eliminação de 1.000 vagas existentes em albergues na região central da Cidade, sendo que a Secretária informou que iria substituir os albergues por Centros-Dia, mas efetivamente criou apenas um com 100 vagas.

87ª Sessão Ordinária (22/10/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Menciona o caso da ex-Vereadora Sonia Francine, de quem o PT tentou reaver o mandato na Justiça, porque S.Exa. saiu do partido sem apresentar divergência política, diferentemente do Vereador Chalita. Argumenta com o Vereador Claudio Fonseca que partidos mudam ao longo do tempo e que os políticos mudam de lado. Diz que os Vereadores Police Neto, Natalini e Pesaro usam pesos diferentes para julgar casos iguais.

85ª Sessão Ordinária (20/10/2009)

José Américo (PT) - Em aparte, cita a falta de utilização dos recursos do Programa Bolsa Família e do ProJovem na cidade de São Paulo.

80ª Sessão Ordinária (06/10/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Alerta sobre a centralização dos recursos das subprefeituras nas secretarias no Orçamento de 2010. Exorta os vereadores a não permitir esse retrocesso, pois o objetivo da lei que criou as subprefeituras foi a descentralização administrativa.

53ª Sessão Extraordinária (23/09/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Em nome da liderança do PT, e na ausência do Vereador Ítalo Cardoso, defende a inclusão no calendário oficial da Cidade da Marcha Noturna pela Democracia Racial, em comemoração à libertação dos escravos. Conta sobre o movimento antecipatório para proclamar o fim da escravidão, como a Lei dos Sexagenários e a Lei do Ventre Livre; e sobre o Segundo Império. Fala que a proposta do PL 309/09 é que se consagre a libertação dos escravos como data simbólica para a bandeira do fim da discriminação racial.

75ª Sessão Ordinária (22/09/2009)

José Américo (PT) - Em aparte, diante da sugestão do Vereador Floriano Pesaro, pergunta sobre os quatro bilhões de reais da Prefeitura depositados no banco. Contesta a alegação, feita pelo Executivo, de queda de receita para justificar cortes no Orçamento.

52ª Sessão Extraordinária (16/09/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Diz que sempre foi parlamentarista e, por isso, sente-se à vontade para criticar mesmo os governos de seu partido, quando estes invadem a seara do Legislativo. Acha que Constituição de 1988 pecou por não ter dado mais prerrogativas para as câmaras municipais.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pondera que, apesar de ter processado a Secretária Alda na questão dos albergues, não se deve responsabilizá-la pelo decreto. Adverte que decretos acabam se transformando em política de governo.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Insiste que o Poder Legislativo é democracia e não pode abrir mão das suas prerrogativas. Sustenta que o Poder Executivo tem mais força que o Legislativo porque o Brasil não adotou o regime parlamentarista.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Acrescenta que há uma série de decretos que devem ser questionados. Refere-se à matéria da revista Veja e diz que o papel do Legislativo não é bem compreendido. Considera que a função dos vereadores é muito limitada e que o decreto funciona como uma medida provisória em âmbito municipal, limitando ainda mais as prerrogativas dos Vereadores.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Lastima o retrocesso que houve em relação às subprefeituras. Acha que os Vereadores concordam quanto à necessidade de descentralizar a administração, mas que decidir por decreto enfraquece o Poder Legislativo. Insiste que medida provisória está na lei e governar por decreto não está.

69ª Sessão Ordinária (03/09/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, registra seu protesto contra lei aprovada ontem na Assembleia Legislativa, que reserva 25% de leitos hospitalares da rede de Saúde Pública do Estado de São Paulo para atendimento de planos de saúde.

67ª Sessão Ordinária (01/09/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Diz não ser possível haver uma democracia plena sem os meios de comunicação democratizados. Cita a necessidade do controle público, de uma lei de imprensa que garanta o contraditório, dos conselhos que permitam interferência na programação dos meios de comunicação, de legislação antimonopólio, de sistema público de televisão.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Refere-se ao debate realizado ontem, na Câmara, sobre O Controle Público dos Meios de Comunicação, que discutiu o modelo das comunicações no Brasil; relata a história da mídia impressa e televisiva. Cita a realização da I Conferência Nacional de Comunicação, em dezembro, em Brasília.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Prossegue seu discurso do Pequeno Expediente, sobre o modelo de monopólio dos meios de comunicação em nosso país. Afirma que a mídia impressa brasileira sempre teve famílias, grupos políticos, grupos privados como proprietários de jornais, que aplicaram seus objetivos políticos nesse veículo. Cita a reação ocorrida ao se divulgar a intenção do Governo Federal de criar o Conselho Federal de Comunicação.

65ª Sessão Ordinária (25/08/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Declara um absurdo a declaração do Vereador Carlos Alberto Bezerra Jr. Conta que leu outro absurdo do jornalista Janio de Freitas, que disse que o Senador Sarney não pode, mas se fosse o Senador Arthur Virgílio, poderia. Questiona se, por ser o Senador Arthur Virgílio alguém importante para a oposição, deve ser absolvido. Defende que não se pode aceitar a greve da GCM enquanto salários de alto escalão são reajustados em 300%. Afirma ser contra o pagamento de jetons exorbitantes para completar salários de secretários.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Concede aparte ao Vereador Carlos Alberto Bezerra Jr.

José Américo (PT) - Em aparte, parabeniza o Vereador Eliseu Gabriel pelo pronunciamento. Diz que cabe indenização às pessoas que sofreram com a repressão.

47ª Sessão Extraordinária (19/08/2009)

José Américo (PT) - Em aparte, defende que o acordo seja feito na Câmara para que, quando a Liderança do Governo for instada a propor aumento do subsídio ao secretariado, este seja num patamar razoável. Defende também a emenda de sua autoria, que determina a proibição aos secretários de acumularem funções, como participar de conselhos de administração de empresas municipais.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Pela ordem, protesta contra o ataque feito pelo Vereador Floriano Pesaro ao Partido dos Trabalhadores.

62ª Sessão Ordinária (18/08/2009)

José Américo (PT) - Em aparte, parabeniza o Vereador Donato porque desmentiu o Governador Serra. Diz que o Vereador Floriano Pesaro não o conseguiu defender. Reitera que, quando estavam no Governo Municipal, foram sabotados pelo BNDES. Informa que o Governo Federal ajudou por meio de investimentos diretos e empréstimos. Fala sobre o dinheiro que o Secretário Miguel Bucalem disse ter investido no Metrô, afirmando que esse valor não foi investido esse ano e que não está no Orçamento do próximo ano.

46ª Sessão Extraordinária (12/08/2009)

José Américo (PT) - Fala que a Casa é pluripartidária, por isso é o lugar correto de legalizar o transporte fretado. Expõe que o Secretário de Transporte é pouco sensível às reclamações e ao diálogo. Concorda com o Vereador Donato que alguns setores da Imprensa protegem o Governo, comentando que no período de férias o trânsito melhora.

59ª Sessão Ordinária (11/08/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Comenta a remoção de ambulantes regularizados, que possuem TPU, da Rua 25 de Março para a realização de obras, que até agora não ocorreram. Ressalta que os ambulantes irregulares continuam trabalhando na região de Rua 25 de Março, apesar da presença da Guarda Civil Metropolitana. Anuncia que a Comissão de Administração Pública irá convocar o Sr. Andrea Matarazzo, Secretário de Coordenação das Subprefeituras e o Sr. Edsom Ortega, Secretário de Segurança Urbana, para prestar esclarecimentos. Reforça que o Secretário de Coordenação das Subprefeituras se comprometeu a revisar os TPUs cassados e até agora isso não ocorreu.

55ª Sessão Ordinária (30/06/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Lembra ao Vereador Jooji Hato que Tóquio e Moscou não possuem tolerância zero. Cita a organização criminosa Yakuza. Fala sobre o atraso das obras para solucionar o problema de trânsito na Cidade, prometidas pelo Prefeito. Expõe que os principais corredores de ônibus foram os construídos em gestões anteriores, ressaltando a gestão da Marta Suplicy. Salienta que se deve estimular o uso do transporte coletivo.

52ª Sessão Ordinária (23/06/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Externa a solidariedade do PT ao Vereador Agnaldo Timóteo, pelo falecimento de seu irmão.

48ª Sessão Ordinária (10/06/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Fala sobre a invasão do campus da USP pela PM, chamada pela Reitora Suely Vilela, sob pretexto de reintegração de posse. Conta que foi aluno da Escola de Comunicações e Artes durante o Regime Militar e a entrada da PM nunca foi permitida. Lembra que quando era Diretor do Centro Acadêmico Lupe Cotrim, ocupou a reitoria à frente de 200 estudantes e o Reitor Miguel Reale em nenhum momento cogitou chamar a PM, houve acordo e os estudantes deixaram a reitoria. Afirma que agora, sob o comando de Serra, houve invasão. Cita a justificativa de Aloysio Nunes Ferreira, Secretário do Governo, de que foi uma ação judicial. Cita a Folha de S. Paulo, a Rede Globo, o Estado de S. Paulo e o Estadão.

42ª Sessão Ordinária (26/05/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Faz críticas à Secretária Alda Marco Antônio, de Assistência e Desenvolvimento Social, no que tange à sua política de atendimento de moradores de rua, que considera higienista e excludente.

33ª Sessão Extraordinária (20/05/2009)

José Américo (PT) - Lembra que o Vereador Natalini era muito preocupado no combate às antenas e torres irregulares, porém essa preocupação diminuiu. Diz que deseja estudar a possibilidade de aumento da multa sugerida, pois, quando foi Subprefeito da Vila Mariana, teve que derrubar antenas, pois as empresas desafiavam a Administração Pública e instalavam antenas clandestinas.

38ª Sessão Ordinária (14/05/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Agradece ao Vereador Police Neto por viabilizar a vinda do Secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, para a discussão sobre o comércio ambulante. Comenta o fechamento dos albergues Cirineu e Glicério, ambos mantidos pela Província Franciscana. Declara que a Prefeitura deveria ter investido recursos para mantê-los abertos. Diz que elaborou uma indicação à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para que o número de vaga em albergues seja ampliado, em convênio com entidades que já realizam esse trabalho, especialmente no Centro. Conta que têm sido oferecidas vagas na periferia, mas isso faz parte de uma política parecida com a política higienista, que supõe que pobres não podem viver no Centro.

37ª Sessão Ordinária (13/05/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Diverge das palavras do Vereador Penna a respeito da sua visão do século XIX com relação à História do Brasil. Discorre sobre o II Império e sobre a Escravatura no Brasil. Fala da contribuição fundamental da comunidade negra para a formação do povo brasileiro.

30ª Sessão Ordinária (28/04/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Relata simpósio, realizado na Vila Brasilândia, sobre o problema do lixo nas grandes cidades. Diz que o Governo Serra/Kassab não deu seguimento aos investimentos em programas de reciclagem de lixo iniciados em gestões anteriores e aprofundados por Marta Suplicy. Protesta pela ausência do Secretário de Transportes no simpósio. Informa que vai convocar os Presidentes da Emurb e da Anhembi Turismo e o Sr. Roberto Freire para pedir explicações sobre a participação deste nos conselhos daquelas empresas.

27ª Sessão Ordinária (16/04/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Presta homenagem ao falecido Deputado Federal João Herrmann Neto, ex-Prefeito de Piracicaba, comentando alguns de seus feitos. Cita O Pasquim e o Salão do Humor, em Piracicaba; o Presidente Lula; o Governo dos Estados Unidos; a Revolução Cubana de 1959 e a Nicarágua.

23ª Sessão Ordinária (07/04/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Comenta sobre o Plano de Metas, aprovado no ano passado por indicação do Movimento Nossa São Paulo, em que algumas promessas eleitorais feitas pelo Prefeito não estão inclusas, ou estão, mas genericamente. Espera que o Governo apresente uma complementação no Plano. Afirma que a Bancada do PT irá fiscalizar e cobrar seu cumprimento. Fala do veto do Prefeito a um projeto de sua autoria que implantaria o ensino profissionalizante nos CEUs.

JOSÉ OLÍMPIO (PP) - Discorre sobre o problema das enchentes que causam prejuízos para os munícipes e para a Prefeitura. Comenta que a falta de consciência e a educação ambiental de grande parte da população podem ser consideradas uma das principais causas do agravamento das enchentes. Propõe que a Casa se una em prol de estudos e projetos que minimizem esse problema. Solicita o cumprimento da Lei Municipal que institui a "Semana de Combate e Prevenção às Enchentes".

20ª Sessão Extraordinária (07/04/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Conta que seu projeto tem como objetivo elevar o padrão do atendimento público. Lembra da criação da Seção de Atendimento ao Munícipe. Considera as Subprefeituras portas de entrada da Prefeitura e acredita que a criação do índice é importante para avaliação das Subprefeituras pela Prefeitura e pelos munícipes.

22ª Sessão Ordinária (02/04/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Explica que o sistema de verba de custeio da Casa não aceita notas de empresas cujo CNPJ ou inscrição comercial possam suscitar dúvidas.

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Conta que era membro da Mesa na época da aprovação da verba de custeio e faz um breve histórico dos estudos que a precederam. Elucida que a Casa foi pioneira em divulgar esses gastos na Internet e que o Colégio de Líderes decidiu publicar, a partir de abril, também o CNPJ de fornecedores. Entende que os vereadores devem agir coletivamente para fortalecer a instituição.

19ª Sessão Ordinária (26/03/2009)

PRESIDÊNCIA DO SR. JOSÉ AMÉRICO.

16ª Sessão Ordinária (18/03/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Informa que foi a El Salvador como representante do PT para acompanhar as eleições presidenciais. Faz breve relato da história política daquele país e cumprimenta seu novo Presidente, Maurício Funes.

58ª Sessão Solene (25/02/2009)

SR. PRESIDENTE (José Américo - PT) - Sessão solene destinada à comemoração do Dia dos Lucchesi nel Mondo, de acordo com o Requerimento 117, de 21 de maio de 2009. ORADORES: Sr. Presidente José Américo, Marco Leone, Claudio Pieroni, Florio Ruberti, Alessandro Pesi, Sergio Scocci, Ricardo Pereira Leite, Mauro Favilla.

8ª Sessão Ordinária (18/02/2009)

JOSÉ AMÉRICO (PT) - Lastima a não aprovação da CPI da Merenda Escolar e pede à bancada governista que reconsidere a decisão. Critica as autoridades públicas por burlarem leis que regulam o comércio ambulante. Diz que solicitou informações sobre critérios para instalação de feiras de artesanato na Cidade. Pede ao Executivo que envie nova lei do comércio ambulante para que o Plenário a discuta. Propõe também a realização de uma audiência pública na Casa para discutir o tema.

2ª Sessão Ordinária (04/02/2009)

José Américo (PT) - Critica que o Prefeito Kassab pouco fez na área de habitação. Acha que a Administração tem sido omissão e deveria participar dos projetos habitacionais oferecidos pela Caixa Econômica Federal e pelo CDHU.

1ª Sessão Ordinária (03/02/2009)

José Américo (PT) - Concorda que não se deva ter uma visão punitiva, mas buscar novas normas e padrão fiscalizatório para a Cidade. É a favor da CPI para aperfeiçoar a legislação.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo