Radar Municipal

Participações no Plenário

145ª Sessão Ordinária (20/05/2010)

NATALINI (PSDB) - Informa sua participação em reunião da Agenda 21 e do Cades para a sustentabilidade do bairro de Santo Amaro, com desimpermeabilização do solo e tratamento do lixo. Propugna pela participação das comunidades de cada bairro em prol das questões ambientais.

NATALINI (PSDB) - Manifesta-se solidário à liberdade de imprensa, em que pese notícia inverídica da TV Globo quanto ao não atendimento de menor gestante na UBS do Jardim Três Corações.

NATALINI (PSDB) - Afirma que o país está em plena epidemia de dengue. Explica que o contrato dos agentes de Zoonoses não pode ser renovado. Declara que na UBS do Jardim Três Corações os médicos se recusam a assumir o cargo e que há falta de médicos de Saúde da Família no mercado.

144ª Sessão Ordinária (19/05/2010)

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, informa realização de reunião do Comitê Municipal de Mudança do Clima para discutir a implementação da Lei Municipal de Mudanças Climáticas.

101ª Sessão Extraordinária (19/05/2010)

NATALINI (PSDB) - Em aparte, esclarece que o projeto não está anistiando o irregular, mas sim propondo uma fase intermediária para a legalização.

143ª Sessão Ordinária (18/05/2010)

NATALINI (PSDB) - Registra a presença de 186 povos diferentes na formação de São Paulo e a ausência de políticas de preservação dessas culturas. Informa sobre a criação, na Secretaria de Participação e Parceira, da Coordenadoria das Comunidades de Raízes Estrangeiras e Correntes Migratórias e seu projeto para criação do Conselho das Comunidades de Raízes Estrangeiras.

NATALINI (PSDB) - Comunica evento de homenagem ao Prefeito, pela Unifesp. Fala do projeto Bairro Universitário e do gerenciamento do PSF e AMAs. Cita outros parceiros no atendimento à saúde. Lembra que o modelo de organização social começou com o Governador Mário Covas e cita municípios da Grande São Paulo que o adotam. Informa doação de área da Prefeitura para um campus da Unifesp, na zona Leste.

142ª Sessão Ordinária (13/05/2010)

NATALINI (PSDB) - Informa sobre a 9ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, com palestra de Rubens Ricupero a respeito do uso da energia. Relata que, após discussão dividida em três painéis, foi elaborada uma carta-compromisso. Lembra leis resultantes de outras Conferências, como reuso da água, moagem de material de poda de árvores e moagem de entulho para asfalto.

139ª Sessão Ordinária (06/05/2010)

NATALINI (PSDB) - Discorre sobre as Operações Urbanas a serem implantadas ao longo dos trilhos de trens. Afirma que o grande debate travado na relatoria do Plano Diretor é entre a expansão territorial da cidade e o conceito de cidade compacta. Informa que os recursos para as Operações Urbanas serão captados dos Cepacs e parabeniza o Prefeito e o Secretário Miguel Bucalem pelo projeto.

NATALINI (PSDB) - Manifesta solidariedade ao ex-Ministro Celso Lafer que afirma ter sido desrespeitado pelo Vereador José Américo. Cita casos de corrupção dos ex-Ministros Adauto Pereira, Benedita da Silva e José Dirceu, do PT. Cita o índice IDH para mostrar que o desenvolvimento caiu no Governo Lula.

NATALINI (PSDB) - Refere-se a episódio de Lula com o ex-Presidente George W. Bush que qualifica de "democracia de joelhos". Menciona que, se temos um plano de estabilidade econômica, ele é tocado pelo Presidente Henrique Meirelles, do Banco Central, de formação tucana.

138ª Sessão Ordinária (05/05/2010)

NATALINI (PSDB) - Cita sua participação em ação da Prefeitura, que fez a demolição de um prédio particular de grande porte nas margens da Represa Guarapiranga; ressalta a desapropriação de vários imóveis ao redor da Represa para a construção de grande área ajardinada na orla da mesma - o Projeto de Defesa das Águas, para preservação da área de manancial.

NATALINI (PSDB) - Ressalta o orgulho que o PSDB tem por Fernando Henrique Cardoso. Cita que o ex-Presidente criou o Plano Real no Governo Itamar Franco e o implantou em seu governo, estabilizando a economia brasileira.

NATALINI (PSDB) - Fala das críticas que faz ao Governo Lula. Cita a Emenda 29, de regulamentação da verba da Saúde, que ainda não foi aprovada. Cobra do Governo Lula o início da preparação do País para a Copa do Mundo de 2014.

137ª Sessão Ordinária (04/05/2010)

NATALINI (PSDB) - Em aparte, parabeniza o Vereador Floriano Pesaro por trazer dados concretos e concorda que perder a realização da Copa do Mundo será uma vergonha para o Brasil.

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, declara solidariedade ao Vereador Floriano Pesaro e ao Vereador Dalton Silvano na presidência. Protesta contra o uso do microfone pelo PT para diversos comunicados de liderança na mesma sessão.

134ª Sessão Ordinária (15/04/2010)

NATALINI (PSDB) - Rebate citação sobre o Governo do PSDB, como "plantar trigo em vaso". Fala das medidas tomadas no Governo FHC na área da Saúde e a implantação da campanha Toda Criança na Escola. Fala do Plano Real.

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, rebate referências do Vereador José Ferreira dos Santos - Zelão ao seu discurso sobre temas nacionais. Fala da necessidade de aprovação no Congresso Nacional da regulamentação da Emenda 29, que autoriza repasse maior de verbas para a Saúde.

133ª Sessão Ordinária (14/04/2010)

NATALINI (PSDB) - Convida para a IX Conferência Municipal de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas com os palestrantes Rubens Ricupero e Carlos Nobre e a elaboração de uma carta compromisso. Destaca a participação do Sebrae e da Secretaria do Trabalho para a discussão dos "empregos verdes". Explica que a dificuldade de implantação do carro elétrico está nos postos de abastecimento de eletricidade. Fala de projeto de sua autoria para renovação da frota de veículos da Prefeitura.

NATALINI (PSDB) - Concorda com o Vereador Penna e emenda que todos os Vereadores da Casa são poetas.

132ª Sessão Ordinária (13/04/2010)

NATALINI (PSDB) - Ressalta o ato de mobilização de representantes no lançamento da pré-candidatura de José Serra à Presidência da República. Fala do Governador Aécio Neves e manifesta sua admiração pelo seu apoio à candidatura.

NATALINI (PSDB) - Registra o acordo entre a Prefeitura e a Infraero para concessão do licenciamento ambiental do Aeroporto de Congonhas. Comenta que a Infraero descumpre sistematicamente as exigências do acordo, recebendo multa da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

131ª Sessão Ordinária (08/04/2010)

NATALINI (PSDB) - Compara as catástrofes ocorridas no Rio de Janeiro às enchentes em São Paulo. Afirma que, apesar de ser politicamente contrário ao Prefeito Eduardo Paes e ao Governador Sérgio Cabral, não os responsabiliza pela tragédia. Aponta como causa o crescimento desorganizado das cidades brasileiras e prevê que, diante do aquecimento global, deveremos conviver com mais tragédias. Preconiza uma mudança drástica de comportamento das autoridades em relação à urbanização das cidades. Informa que participou de pesquisa com o Professor Carlos Nobre sobre Rio de Janeiro e São Paulo, para estudo das consequências do clima. Manifesta solidariedade à população carioca e requer envio de cópia de seu pronunciamento ao Prefeito Eduardo Paes, ao Governador Sérgio Cabral e também ao Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

174ª Sessão Solene (05/04/2010)

PRESIDENTE (Natalini - PSDB) - Sessão solene destinada a lembrar e a comemorar o Bicentenário de Fryderyc Chopin, nos termos do Requerimento nº 69, de 04 de março de 2010, de iniciativa do Vereador Natalini. ORADORES: Jacek Such, Jorgina Alexandra Mikita Pavlak, Leokadia Doroteia Rudnicki, Yusuki Takahashi, Anita Schwartz, Natalini.

128ª Sessão Ordinária (30/03/2010)

NATALINI (PSDB) - Aborda comentário de dois cientistas que participaram da Confederação Nacional da Agricultura e desqualificaram as investigações científicas que apontam o aquecimento global. Destaca que há consenso mundial a respeito desse fenômeno. Convida para a IX Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, de sua iniciativa.

NATALINI (PSDB) - Registra sua participação e a de outros Vereadores na solenidade de entrega do Trecho Sul do Rodoanel e recomenda visita a essa obra. Elogia o discurso do Governador José Serra e comenta sua saída como pré-candidato à Presidência da República. Aponta investimentos do Estado na recuperação e criação de novas estradas. Destaca importância do Rodoanel. Cita obras do Governo Serra na área do transporte público e da saúde. Comenta multas estipuladas pelo Tribunal Superior Eleitoral ao Presidente da República por lançar sua pré-candidata. Critica o lançamento do PAC 2, já que o PAC 1 só teve 17% de execução. Manifesta certeza da eleição de José Serra a Presidente do Brasil.

127ª Sessão Ordinária (25/03/2010)

NATALINI (PSDB) - Traz informações sobre ocupação de praça para evento cultural na Cidade Ademar. Informa que o Poupatempo Cidade Ademar está em fase de licitação e a UBS do Jardim Miriam será a próxima a ser construída pela Secretaria Municipal de Saúde.

126ª Sessão Ordinária (24/03/2010)

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, esclarece que houve diminuição do aporte de recursos do Governo Federal ao SUS de 60% para 47%. Afirma que o Governo do Estado não possui obrigação constitucional de pôr dinheiro no Fundo Municipal de Saúde, mas financia rede estadual que serve ao Município.

NATALINI (PSDB) - Posiciona-se contra postura de crítica do PT ao Governo do Estado. Lembra que o Estado de São Paulo cumpre a Emenda Constitucional nº 29, e comenta a falta de regulamentação dessa emenda, o que prejudica o SUS. Menciona que o Município aumentou a contratação de médicos e criou mais de 150 novos serviços na Saúde. Destaca o trabalho do Instituto do Câncer e da Rede Lucy Montoro. Registra sua presença no Encontro da Rede de Nefrologia do Brasil, em que se discutiu o atendimento ao paciente renal crônico e relata o fechamento de clínicas de hemodiálise em todo o Brasil por falta de condições econômicas. Menciona a abertura de 700 vagas de hemodiálise em São Paulo. Fala sobre o SUS e compara o atendimento em São Paulo com o de outras regiões.

125ª Sessão Ordinária (18/03/2010)

NATALINI (PSDB) - Explica que não estava discutindo o Império e sim a política internacional do Brasil.

NATALINI (PSDB) - Versa sobre a imagem do Brasil no mundo desde o tempo do Império, passando por D.Pedro II, o Barão de Rio Branco, Osvaldo Aranha, Jânio Quadros e outros. Pondera que a postura internacional equilibrada do País foi quebrada no atual Governo no caso da Embaixada em Honduras, suas declarações sobre o dissidente cubano. Relata que até José Mindlin, judeu, dizia que os palestinos tinham direito a um pedaço de terra. Diz que, se o Brasil pretende mediar o conflito no Oriente Médio, deverá agir com mais isenção.

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, fala que, se o Vereador José Américo afirmou que D. Pedro II era preguiçoso e não afeito aos negócios do Estado, pode entender com quem o Presidente Lula "fez escola". Expressa que também defende o Nepal, os palestinos e que os americanos não têm de ser os "xerifes" do mundo. Mas afirma que o Brasil não pode usar sua Embaixada como sede de um Governo, como ocorreu em Honduras.

NATALINI (PSDB) - Registra que esteve na entrega de um novo posto do Banco do Povo na Associação Comercial da Penha, pelo Secretário Afif Domingos. Informa que serão iniciadas as obras do futuro Centro Cultural, na Penha, com o apoio do Secretário Calil, com verba do Executivo e de sua emenda. Parabeniza a população da Penha.

123ª Sessão Ordinária (16/03/2010)

NATALINI (PSDB) - Menciona conversa com liderança da zona Leste sobre meio ambiente. Comenta que as pessoas em geral, inclusive políticos, têm dúvidas sobre a veracidade do aquecimento global. Registra sua participação e a de outros políticos no Seminário Economia Verde. Fala do desafio proposto pelo economista Nicholas Stern de mudança da matriz energética. Revela o interesse do Governo e o exemplifica com a aprovação da primeira lei de mudanças climáticas do Brasil. Dá exemplos de mudanças climáticas na Cidade. Divulga a 9ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa.

162ª Sessão Solene (11/03/2010)

PRESIDENTE (Natalini - PSDB) - Sessão solene destinada à comemoração do Dia Municipal de Atenção ao Prematuro, nos termos do Requerimento n° 265, de 8 de dezembro de 2009, de autoria deste Vereador. ORADORES: Benjamin Israel Kopelman, Marcos Alberto Sant'Anna Bitelli, Natalini, Francisco da Silva Coelho, Alexandre Jorge Tavares dos Santos, Alfried Plöger, Walter Manna Albertoni.

121ª Sessão Ordinária (04/03/2010)

NATALINI (PSDB) - Relata sua tristeza com a publicação, na Folha de S.Paulo, de fotografia de um opositor do governo cubano que está em greve de fome. Condena a postura do governo cubano, que está matando sua oposição de fome e também a postura do governo brasileiro, que apoia esse tipo de regime.

NATALINI (PSDB) - Fala da candidatura do Governador José Serra à Presidência da República. Cita o Presidente da República, que há um ano já faz campanha para sua candidata.

NATALINI (PSDB) - Ressalta que a lei brasileira não exige a desincompatibilização do cargo executivo para candidatura à reeleição. Cita fatos da vida pública de José Serra, como Ministro da Saúde, Prefeito e depois Governador.

119ª Sessão Ordinária (02/03/2010)

NATALINI (PSDB) - Registra a realização de sessão solene em comemoração ao centenário do bairro do Cangaíba. Discorre sobre as consequências das mudanças climáticas no planeta, no Brasil e em São Paulo. Cita o aquecimento global, consequência da excessiva produção de CO². Relata que a Cidade tomou algumas medidas importantes para a prevenção e combate ao aquecimento global: plantio de árvores, que dão permeabilidade ao solo, inspeção veicular. Fala da necessidade de reciclagem do lixo e do uso de outras energias menos poluentes.

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, requer um minuto de silêncio pelo falecimento de José Mindlin e pelas vítimas do terremoto que atingiu o Chile.

NATALINI (PSDB) - Relata a dificuldade que o setor de tratamento e terapia renal substitutiva - hemodiálise, vem passando, com a falta de reajuste da tabela do SUS. Fala da necessidade de regulamentar a Emenda 29 para dar aporte ao SUS. Cita a abertura de 700 novas vagas de hemodiálise nesses últimos meses pela Prefeitura de São Paulo.

154ª Sessão Solene (01/03/2010)

PRESIDENTE (Natalini - PSDB) - Sessão solene destinada à comemoração do Centenário do Bairro de Cangaíba, realizada na Igreja Bom Jesus do Cangaíba, na Rua Jacira Artacho, nº 47 (altura do nº 2400 da Av. Cangaíba), por iniciativa dos Vereadores Natalini, Adolfo Quintas, Ricardo Teixeira e Toninho Paiva.

118ª Sessão Ordinária (25/02/2010)

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, comunica assinatura de projeto que mantém nos cargos os agentes de apoio do segmento de zoonose contratados emergencialmente. Informa que a Comissão de Saúde está procurando, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, uma solução jurídica definitiva. Avisa que haverá uma sessão solene, na Igreja Bom Jesus do Cangaíba, em comemoração ao centenário do bairro.

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, cita o PL 58/10, da Comissão de Saúde, que autoriza a manutenção dos agentes de apoio, segmento Zoonose, contratados em caráter emergencial. Diz que os 14 Líderes partidários devem chegar a um acordo quanto a esse projeto ir para pauta da Comissão de Constituição e Justiça.

NATALINI (PSDB) - Faz referência ao Programa Saúde da Família. Declara que um dos desafios do País é ter programas que utilizem o dinheiro público e que deem resultado. Conta o processo de implantação do Projeto Saúde da Família.

NATALINI (PSDB) - Responde que 1.600 seriam o ideal e que cada equipe custa entre 35 e 40 mil reais por mês, sendo que o Ministério da Saúde manda um terço do valor e dois terços ficam a cargo do município. Fala da Emenda 51, que se continuar sendo aplicada, acabará com o Programa Saúde da Família. Declara que, para manter a ligação do agente comunitário com a comunidade, não deve haver concurso público e sim contratação, garantindo a estabilidade. Afirma que é necessário procurar maneiras jurídicas para resolver a questão.

116ª Sessão Ordinária (23/02/2010)

NATALINI (PSDB) - Fala sobre sessão solene de comemoração dos 458 anos de Santo Amaro. Enumera as conquistas e avanços do Bairro nos últimos seis anos.

149ª Sessão Solene (22/02/2010)

PRESIDENTE (Natalini - PSDB) - Sessão solene destinada à comemoração do aniversário de Santo Amaro, realizada na Associação Comercial de São Paulo - Distrital de Santo Amaro, na rua Mario Lopes Leão, 406, por iniciativa do Vereador Natalini.

115ª Sessão Ordinária (11/02/2010)

NATALINI (PSDB) - Avisa que protocolou pedido na Casa para formar nova Comissão de Estudos, nos moldes da que presidiu há dois anos sobre o mesmo assunto e que foi copiada em vários municípios brasileiros. Volta a citar o estudo, publicado em jornal, baseado em relatório do economista Nicholas Stern, sobre as consequências do aquecimento global. Informa que a lei nacional sobre mudanças climáticas ainda não foi aprovada no Congresso; que a lei estadual sobre o assunto foi aprovada e está na Assembleia para ser regulamentada; e que a lei municipal foi aprovada e o Comitê Paulistano de Mudanças Climáticas fará sua quarta reunião e que o Prefeito já emitiu várias portarias regulamentando decisões do Comitê. Diz que o Brasil, por adotar usinas hidrelétricas para produzir energia, emite menos CO². Considera que o Governo Federal vai na contramão da história ao propor a instalação de usinas termelétricas. Recomenda a leitura de reportagem da revista Veja de 30 de dezembro, sobre o assunto. Refere-se à morte de idosos em consequência do calor e adverte que o aquecimento global, embora seja um problema de todos, atinge os mais pobres e desprotegidos.

NATALINLI (PSDB) - Em tempo cedido pelos Vereadores Penna e Ricardo Teixeira, fala sobre a importância da energia na manutenção da vida. Conta que, embora no fim do século 19 já se alertasse para o aquecimento do Planeta causado pela queima de combustível fóssil, pouca importância se deu ao problema. Cita matéria jornalística falando sobre os prejuízos econômicos que o fenômeno acarretará, no Brasil, nas próximas décadas.

NATALINI (PSDB) - Concorda que a natureza tem seus ciclos próprios, teme que esse tipo de raciocínio desarme as pessoas para o problema. Avalia que a discussão a ser feita é sobre como humanidade vai enfrentar os impactos do aquecimento global, pois as mudanças são irreversíveis. Diz que o assunto tem de ser abordado por todos, mesmo que haja discordância. Conta que elaborou uma cartilha de orientação, com tiragem de 100 mil exemplares, e sugere que todos os Vereadores façam o mesmo, com o intuito de conscientizar as pessoas quanto ao problema. Pede apoio dos colegas para aprovar a Comissão de Estudos sobre Aquecimento Global.

115ª Sessão Extraordinária (11/02/2010)

NATALINI (PSDB) - Concorda que a natureza tem seus ciclos próprios, teme que esse tipo de raciocínio desarme as pessoas para o problema. Avalia que a discussão a ser feita é sobre como humanidade vai enfrentar os impactos do aquecimento global, pois as mudanças são irreversíveis. Diz que o assunto tem de ser abordado por todos, mesmo que haja discordância. Conta que elaborou uma cartilha de orientação, com tiragem de 100 mil exemplares, e sugere que todos os Vereadores façam o mesmo, com o intuito de conscientizar as pessoas quanto ao problema. Pede apoio dos colegas para aprovar a Comissão de Estudos sobre Aquecimento Global.

114ª Sessão Ordinária (10/02/2010)

NATALINI (PSDB) - Registra inauguração de enfermaria e UTI na Fundação Oswaldo Ramos, Hospital do Rim, ligado à Unifesp, que é considerado, pelo décimo ano consecutivo, o hospital que mais transplanta rins no mundo.

113ª Sessão Ordinária (09/02/2010)

NATALINI (PSDB) - Adverte que o aquecimento global é uma realidade e é preciso que todos os países procurem produzir energia limpa. Questiona alguns Vereadores, que culpam a Prefeitura e o Governo do Estado pelas recentes inundações, sobre a responsabilidade do Governo Federal nesses eventos. Cita as medidas que a Prefeitura tem adotado na prevenção de enchentes. Cobra do Presidente Lula e da Ministra Dilma Rousseff ajuda para as cidades atingidas pelas inundações.

112ª Sessão Ordinária (04/02/2010)

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, ressalta que todos os Vereadores estão sofrendo com o problema das enchentes e buscando uma solução. Fala que há três anos têm sido feito esforços para criar soluções para preparar a Cidade e diminuir os efeitos da chuva. Cita a necessidade de aumento das áreas verdes, de construção de calçadas com faixas de terra e de limpeza de bocas de lobo e galerias.

111ª Sessão Ordinária (03/02/2010)

NATALINI (PSDB) - Comenta que está em processo de regulamentação o projeto de sua autoria, que prevê o plantio de árvores nos estacionamentos da Cidade que tiverem acima de 100 metros quadrados. Fala do interesse da Associação Paulista de Supermercados de iniciar a implantação da lei. Cita a melhora da permeabilização do solo na Cidade, com a diminuição das enchentes.

110ª Sessão Ordinária (02/02/2010)

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, deseja a todos bom trabalho. Menciona que por sua iniciativa a Câmara aprovou em 2001 a concessão de Título de Cidadã Paulistana a Zilda Arns e solicita minuto de silêncio pelo seu falecimento.

NATALINI (PSDB) - Relata participação na Conferência da ONU sobre o clima, em Copenhague. Argumenta que as mudanças climáticas têm provocado catástrofes em todo o planeta. Diz que a Oposição não pode responsabilizar o Prefeito Gilberto Kassab e o Governador José Serra pelas inundações, já que cidades administradas pelo PT também foram atingidas. Cobra ajuda do Governo Federal para os Estados atingidos pelas enchentes. Cita a Operação Córrego Limpo como exemplo das medidas preventivas adotadas pelo Governador.

NATALINI (PSDB) - Diz que a culpa das enchentes não é deste ou daquele governante nem de São Pedro, mas de todos os seres humanos, dos modelos de desenvolvimento econômico e de produção, do consumo de energia gerada por combustível fóssil; e que a solução do problema é responsabilidade de todos. Acrescenta que São Paulo sofre com inundações porque foi construída de forma desorganizada.

141ª Sessão Solene (08/12/2009)

O SR. PRESIDENTE (Natalini - PSDB) - Sessão solene destinada à Comemoração do Dia do Médico de Família e do Programa Saúde da Família, conforme Requerimento nº 242, de 28 de outubro de 2009, de iniciativa deste Vereador. ORADORES: Henrique Sebastião Francé, José da Silva Guedes, Rosiclair Di Lorenzo, Gustavo Diniz Ferreira Gusso, Edjane Torreão Brito, Leda Archman, Natalini, Monique Bourget.

73ª Sessão Extraordinária (08/12/2009)

NATALINI (PSDB) - Destaca que essa é a primeira votação do projeto, que após ser votado, passará por avaliações e modificações para vir uma segunda votação, que será definitiva, que será o Orçamento de 2010. Encaminha o voto favorável da Bancada do PSDB.

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, comunica sua licença do mandato por 31 dias. Conta que participará da Conferência Mundial do Clima. Informa que São Paulo possui uma série de medidas concretas para apresentar. Esclarece que está viajando por conta própria. Informa que o Vereador Aníbal de Freitas assumirá seu lugar.

104ª Sessão Ordinária (02/12/2009)

NATALINI (PSDB) - Convida todos para reunião na sede Associação Comercial de Santo Amaro, em que o Reitor da Unifesp apresentará projeto de implantação de um campus na região.

102ª Sessão Ordinária (26/11/2009)

NATALINI (PSDB) - Rebate críticas da Oposição, falando que o Sistema de Saúde do Município se apoia no modelo das organizações sociais para ampliar seus serviços e que esse modelo está sendo copiado em todo o Brasil. Cita o Programa de Saúde da Família. Fala que os Vereadores criticam essa parceria, mas que o Governador Jacques Wagner, do PT, contratou a construção e a administração de um hospital estadual por meio de PPP - Parceria Público-Privada.

100ª Sessão Ordinária (24/11/2009)

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, registra que participou da reunião organizada pela Ação Comunitária da Chácara Santo Antônio, que discutiu a questão da melhoria viária na região, que consistirá na extensão da Avenida Dr. Chucri Zaidan. Lembra que essa ação faz parte da Operação Urbana Água Espraiada. Fala da discussão da extensão da operação urbana da região Sul para recuperação do Centro Histórico de Santo Amaro.

NATALINI (PSDB) - Registra que participou da primeira reunião de trabalho do Comitê Paulistano de Mudanças Climáticas, ocorrida quinta-feira e da reunião do Conselho de Meio Ambiente da Fiesp, ocorrida hoje. Cita a reunião a ser realizada na próxima quinta-feira, do projeto Mega-Cidades, da qual irá participar.

97ª Sessão Ordinária (17/11/2009)

NATALINI (PSDB) - Fala da atitude do Governo Brasileiro de levar à Conferência do Clima uma meta de fixação de diminuição da emissão de CO² , combatendo o desmatamento e as queimadas. Convida todos para palestra com o Deputado Mendes Thame sobre avanços de projetos de lei contra as mudanças climáticas.

96ª Sessão Ordinária (12/11/2009)

NATALINI (PSDB) - Faz uma reflexão sobre a Deputada Federal Luiza Erundina. Declara seu apoio e solidariedade à Deputada, que sofre um processo por ter usado verba da Prefeitura no passado para fazer uma publicação em um jornal em apoio a uma greve geral de operários e trabalhadores.

95ª Sessão Ordinária (11/11/2009)

NATALINI (PSDB) - Lembra que o Governo Lula não construiu nenhuma usina hidrelétrica em 8 anos. Ressalta que o apagão mostra a falta de infraestrutura do País durante o Governo Lula e Ministra Dilma Rousseff. Fala do desmatamento da Amazônia e do aumento da emissão de CO² pelo País.

NATALINI (PSDB) - Discorre sobre o apagão ocorrido ontem, que atingiu 18 Estados brasileiros e o Paraguai. Lembra que na época do apagão no Governo Fernando Henrique ocorreu a maior estiagem da história do Brasil. Cita problemas do Governo Lula não resolvidos: as estradas federais em péssimo estado de conservação, a crise aeroportuária, a diminuição do recurso federal para o SUS.

93ª Sessão Ordinária (05/11/2009)

NATALINI (PSDB) - Diz que a Vereadora Mara Gabrilli tem trabalhado muito em relação à acessibilidade na Cidade. Lembra que, em seu primeiro mandato, teve como assessor o arquiteto José Renato Melhem, membro do IAB, que ajudou no I Seminário Paulistano de Calçadas, a pedido do Prefeito José Serra. Conta que do Seminário foi tirado um projeto assumido imediatamente, e foram construídos 1 milhão de metros quadrados de calçadas padronizadas. Convida todos para o II Seminário Paulistano de Calçadas.

NATALINI (PSDB) - Defende que o ex-Presidente Fernando Henrique, em seu artigo, usou seu direito de opinar. Fala que ninguém precisa se desesperar por críticas ao Governo Lula. Concorda que Caetano Veloso extrapolou e deve responder pelo que disse. Declara discordar que o Brasil vá a Copenhague sem meta de contenção de carbono. Informa que o candidato do PSDB a presidência é José Serra e que estão fazendo o possível para que o Vice seja Aécio Neves. Declara que já representou no Tribunal Superior Eleitoral por achar que o Presidente Lula está usando dinheiro de impostos para fazer campanha para Dilma. Defende que a popularidade de Lula vem da base econômica e o PT deveria ter a humildade de reconhecer que isso é continuidade da política econômica do Governo Fernando Henrique. Lembra que o Presidente Lula escolheu para chefe da economia um tucano, Henrique Meirelles.

91ª Sessão Ordinária (03/11/2009)

NATALINI (PSDB) - Fala da importância das campanhas educativas para a prevenção da AIDS. Comenta a recusa do órgão das Nações Unidas, de controle e combate à AIDS, em aceitar projetos do governo brasileiro para financiamento do combate à AIDS no Brasil.

90ª Sessão Ordinária (29/10/2009)

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, reafirma a confiança dos Vereadores no trabalho do Líder do Governo, Vereador José Police Neto. Propõe a inclusão do projeto do Vereador José Police Neto na pauta da próxima quarta-feira.

88ª Sessão Ordinária (27/10/2009)

NATALINI (PSDB) - Registra que nos dias 13 a 18 de dezembro será realizada a Conferência do Clima em Copenhague. Fala das mudanças do clima no planeta nos últimos séculos. Cita a necessidade de se obter energia alternativa limpa, que diminua a emissão de poluentes na atmosfera. Lembra que São Paulo foi a primeira cidade brasileira a aprovar uma lei de mudanças climáticas e criar um Comitê Municipal de Mudanças Climáticas.

Natalini (PSDB) - Em aparte, esclarece os motivos que levaram a Oposição a criticar a Prefeita Marta em época de enchentes.

NATALINI (PSDB) - Ressalta a questão das enchentes que vem ocorrendo na Cidade. Fala do grande volume de água ocorrido ontem na Grande São Paulo. Comenta que a calha dos rios não comporta mais o volume de água; fala do Córrego do Cordeiro. Fala das críticas feitas pela Oposição à Administração Municipal.

111ª Sessão Solene (23/10/2009)

O SR. PRESIDENTE (Natalini - PSDB) - Sessão solene destinada à Comemoração do Dia do Cirurgião-Dentista, de acordo com o Requerimento 228/2009, de autoria deste Vereador. ORADORES: Emil Adib Razuk, Gilberto Kassab, Ideval Serrano, Claudia Verônica Teizen, Luciano Artioli Moreira, Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, Natalini.

87ª Sessão Ordinária (22/10/2009)

NATALINI (PSDB) - Conclama os Vereadores a não fazerem acusações pessoais, pois se trata de divergências políticas e ideológicas e de uma legislação que diz que o mandato é do partido, não do parlamentar. Argumenta que, se o PT se sentiu traído com a saída de Marina Silva e de Flávio Arns, tem direito de pedir os mandatos dos Senadores na Justiça. Lembra que o Vereador Claudio Fonseca, mesmo sendo da base de apoio do Governo Kassab, recentemente comandou greve de professores e não foi perseguido por defender a sua categoria como aconteceu na Gestão Marta Suplicy.

NATALINI - (PSDB) - Em comunicado de liderança, destaca que o assunto que o Brasil tem de discutir é fidelidade partidária. Pondera que é obrigação dos membros do PSDB defender o Governador José Serra e o Partido de quaisquer críticas, o que não se trata de briga pessoal, mas da defesa de um princípio. Afirma que o mandato da pessoa eleita por um partido pertence ao partido e que o PSDB vai buscar o que é seu direito.

86ª Sessão Ordinária (21/10/2009)

NATALINI (PSDB) - Fala que esteve com o Prefeito Gilberto Kassab e o Governador Serra na inauguração da nova Central de Atendimento do SAMU, onde centralizarão todos os chamados de urgência. Informa que os telefones 192 e 193 serão unificados. Conta que, para reduzir o tempo de espera do atendimento, estão sendo implantadas motos. Menciona que todos os funcionários da central são deficientes físicos. Cita a Avape.

85ª Sessão Ordinária (20/10/2009)

NATALINI (PSDB) - Ressalta que a construção das pistas adicionais da Marginal do Tietê tem caráter paliativo, enquanto o trecho Norte do Rodoanel não obtém licença ambiental definitiva para ser construído. Fala do parque linear que está sendo construído para compensar a obra da Marginal. Comenta que o Prefeito Kassab inaugurou no Jardim Embura o Programa de Saúde da Família.

82ª Sessão Ordinária (13/10/2009)

NATALINI (PSDB) - Responde às críticas do Vereador Zelão no que se refere às questões de saúde pública. Lembra que o Sistema Único de Saúde é tripartite. Fala que o Município tem colocado mais dinheiro próprio e que o Estado tem cumprido a Emenda Constitucional. Conta que quem tem falhado é o Governo Federal. Menciona que o Presidente Lula não permite a regulamentação da Emenda 29, pois para sua regulamentação exige que se crie uma nova CPMF.

NATALINI (PSDB) - Agradece ao Vereador Ushitaro Kamia por ceder seu tempo, tece comentários sobre o Sistema Único de Saúde. Fala que ouviu com espanto o Vereador Senival Moura dizer que o Governo do Estado não se responsabiliza por nada. Cita hospitais que não conseguem se manter com o dinheiro do SUS. Diz que o Governo do Estado e a Prefeitura tiram dinheiro do Tesouro para que esses hospitais não tenham déficit. Expõe o caso da Santa Casa de Santo Amaro. Fala que os municípios estão sobrecarregados porque não há reajuste no teto do repasse do SUS. Cita conversa com o Dr. Ênio Sevilha. Conta que tirando o Estado de São Paulo mais dois ou três cumprem a Emenda 29. Informa que São Paulo atende doentes de outros Estados.

NATALINI (PSDB) - Explica que constitucionalmente o Estado não tem obrigação de repassar dinheiro do fundo aos municípios, porque eles têm rede própria. Diz que o Estado e a Prefeitura de São Paulo têm aumentado o dinheiro para a Saúde. Lembra que o PSDB e o DEM votaram contra a CPMF, pois o Brasil tinha um superávit fiscal. Expõe que há coisas que os municípios têm dificuldades de assumir. Informa que foi pactuado que a Prefeitura assumisse a gestão de todo o processo de saúde municipal e que o Estado ficaria só com a administração.

80ª Sessão Ordinária (06/10/2009)

NATALINI (PSDB) - Em tempo cedido pela Vereadora Sandra Tadeu, relata como o crescimento rápido e desordenado trouxe problemas urbanos e ambientais, como poluição das águas, do ar, da terra, sonora e visual, esta enfrentada pela Lei Cidade Limpa.

NATALINI (PSDB) - Relaciona como estão sendo tratados, na Cidade, os cinco tipos de poluição, citando a Lei Cidade Limpa, o Programa Córrego Limpo, a Operação Defesa das Águas, a Lei de Mudanças Climáticas etc. Lembra que o tema tem pautado parte do seu mandato e conclama todos a fazer algo para melhorar a qualidade de vida na Cidade e preservar o Planeta para as futuras gerações.

NATALINI (PSDB) - Refere-se à morte de Mercedes Sosa, que considera um símbolo dos que lutaram e pereceram sob os regimes totalitários da América Latina nos últimos 40 anos. Pede que se faça um minuto de silêncio em memória da artista, no que é atendido pelo Sr. Presidente.

79ª Sessão Ordinária (01/10/2009)

NATALINI (PSDB) - Em comunicado de liderança, a propósito do Dia Internacional do Idoso fala sobre o envelhecimento da humanidade. Relata seminário, realizado na Casa, em que se discutiu a implantação do Programa de Envelhecimento Ativo e do projeto piloto do Bairro Amigo do Idoso. Defende a criação de políticas públicas, mudanças de comportamento e de hábitos de consumo para enfrentar o problema do aquecimento global.

78ª Sessão Ordinária (30/09/2009)

NATALINI (PSDB) - Comenta a decisão da Secretaria Municipal de Saúde, de implantar até fevereiro próximo mais seis ambulatórios médicos de atendimento de especialidades, além dos seis em funcionamento. Fala do início da implantação dos Ambulatórios de Atendimento Odontológico, as AMAs Sorriso. Fala da presença das organizações sociais em parceria com o Sistema Único de Saúde no Município de São Paulo.

75ª Sessão Ordinária (22/09/2009)

NATALINI (PSDB) - Anuncia a realização do 7º Encontro Municipal de Psoríase, organizado em parceria com o Dr. Cid Sabbag, a ser realizado no dia 26/9. Explica o que é a doença e relata os avanços conquistados a partir dos seis encontros anteriores. Convida todos a participar do evento.

Natalini (PSDB) - Em aparte, informa que até 2012 o Governo do Estado deverá aplicar 21 bilhões de reais na expansão de transportes sobre trilhos. Enumera os projetos em andamento, os realizados e os que serão implantados.

NATALINI (PSDB) - Em comunicado de liderança, contesta críticas à atual administração feitas pelos Vereadores da Oposição. Concorda que há problemas a enfrentar, mas enumera avanços nas áreas de meio ambiente, esportes, educação, saúde, inclusão social, obras e infra-estrutura.

90ª Sessão Solene (21/09/2009)

O SR. PRESIDENTE (Natalini - PSDB) - Sessão solene destinada à homenagem aos ambientalistas José Goldemberg, Israel Klabin, Volf Steinbaum e Paulo Nogueira-Neto. Proceder-se-á à outorga dos seguintes diplomas: ao Prof. Dr. José Goldemberg, Título de Cidadão Paulistano, nos termos do Decreto Legislativo 17, de 29 de junho de 2009, de autoria do Vereador Natalini; ao Sr. Israel Klabin, Título de Cidadão Paulistano, nos termos do Decreto Legislativo 13, de 29 de junho de 2009, de autoria do Vereador Penna; ao Prof. Dr. Paulo Nogueira-Neto, Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, nos termos do Decreto Legislativo 16, de 29 de junho de 2009, de autoria do Vereador José Police Neto; ao Dr. Volf Steinbaum, Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, nos termos do Decreto Legislativo 27, de 12 de agosto de 2009. ORADORES: Penna, Eliseu Gabriel, José Police Neto, Cláudio Fonseca, Fábio Feldmann, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, Natalini, Israel Klabin, José Goldemberg, Paulo Nogueira-Neto, Volf Steinbaum.

71ª Sessão Ordinária (09/09/2009)

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, debate o problema da enchente de ontem; ressalta que qualquer Prefeito que estivesse no poder, de qualquer Partido, não teria evitado essa situação, tendo em vista o volume de água ocorrido.

69ª Sessão Ordinária (03/09/2009)

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, registra que hoje visitou a Santa Casa de Santo Amaro, que melhorou muito o atendimento, com reforma do Pronto-Socorro, da UTI, da UTI infantil e todos os andares e equilíbrio do balanço orçamentário. Ressalta que a Santa Casa assumiu, como organização social, o Pronto-Socorro Municipal de Santo Amaro.

68ª Sessão Ordinária (02/09/2009)

NATALINI (PSDB) - Registra a inauguração da primeira ciclofaixa da Cidade, com incentivo ao uso da bicicleta, ocorrida domingo. Fala da implantação das ciclovias.

65ª Sessão Ordinária (25/08/2009)

NATALINI (PSDB) - Pela ordem, trata da gripe suína. Conta da reunião em que foram discutidas, com apoio das autoridades sanitárias e de algumas entidades, as estratégias do Comitê de Combate à Gripe Suína. Relata que há um número expressivo de instituições trabalhando, entre elas, a Cúria Metropolitana de São Paulo. Informa que, apesar de estar havendo uma diminuição de casos, permanecerão alertas.

64ª Sessão Ordinária (20/08/2009)

NATALINI (PSDB) - Declara que não deseja ser posto na mesma carruagem de notícias, pois não é assim e não deseja ser. Afirma ser muito triste para o País, para os Vereadores e para o povo ver o seu dinheiro ser desviado para fins que não os públicos.

NATALINI (PSDB) - Diz respeitar profundamente o Senador Arthur Virgílio, mas não pode deixar de falar que ele errou, do ponto de vista político e pessoal, e deve pagar por seu erro. Cita fala do Senador Demóstenes Torres. Declara que o problema no País é que pessoas têm assumido seus mandatos e servido primeiro aos seus interesses. Solicita ao Senador Arthur Virgílio e ao PSDB, que revisem a decisão deste caso. Cita a Senadora Marina Silva e os Senadores Flávio Arns e Mercadante. Cita Sarney, Renan, Collor e Pedro Simon.

NATALINI (PSDB) - Conta da visita ao Ambulatório Médico de Especialidades do antigo PAM Maria Zélia, onde foi implantado um serviço, juntamente com o Dr. Cid Sabbag, a respeito da psoríase. Cita o Hospital Ipiranga, a Dra. Valéria Petri, o Dr. Nacime Salomão e a Unifesp - Escola Paulista de Medicina. Diz que presenciou um serviço que, muitas vezes, só é visto em hospitais privados. Comenta os eventos que serão realizados: o VIII Encontro de Psoríase da Cidade de São Paulo, o V Encontro Nacional de Psoríase e o III Encontro de Vitiligo.

62ª Sessão Ordinária (18/08/2009)

NATALINI (PSDB) - Informa que esteve com o Vereador Goulart, Deputados Estaduais e Federais, testemunhando o Governador José Serra e o Prefeito Gilberto Kassab darem início às obras do metrô Santo Amaro-Centro. Avalia que o número de passageiros pode aumentar se houver interligação com o trem que vem do Grajaú. Parabeniza o Presidente e toda a equipe do Metrô e da CPTM e o Secretário Portella.

61ª Sessão Ordinária (13/08/2009)

NATALINI (PSDB) - Fala da necessidade de se discutir o problema da epidemia de gripe suína. Discorre sobre as reuniões que estão sendo realizadas na Casa com o intuito de se obter informações com técnicos, a respeito da doença. Cita a intenção de se formar um Comitê Civil contra a Gripe A.

NATALINI (PSDB) - Ressalta que a formação do Comitê Civil contra a Gripe A é apartidária, todos a favor do combate à doença podem participar.

Natalini (PSDB) - Lembra que em sua gestão como Secretário de Participação e Parceria, implantou cinco Centros de Cidadania da Mulher na Cidade.

NATALINI (PSDB) - Rebate discurso do Vereador Alfredinho acerca dos programas de transferência de renda. Ressalta que o Presidente Lula apenas está dando continuidade à política econômica do Presidente Fernando Henrique. Convida todos para inauguração do início da obra do metrô de Santo Amaro, segunda-feira às 12h.

59ª Sessão Ordinária (11/08/2009)

NATALINI (PSDB) - Cita reunião realizada ontem na Câmara, para reflexão sobre o Programa de Saúde da Família. Fala do programa municipal Saúde da Família, programa Qualis, criado no governo Mário Covas, que começou com 30 equipes, e hoje tem 1.248 equipes. Cita a implantação do NASF - Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário.

NATALINI (PSDB) - Reforça convite divulgado pelo Vereador Jamil Murad acerca de reuniões para tratar da Gripe A H1N1.

57ª Sessão Ordinária (05/08/2009)

NATALINI (PSDB) - Relata reunião de Vereadores com a Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Município em que se discutiu a epidemia da gripe suína. Informa sobre outros encontros para tratar do assunto e exorta toda a sociedade civil a participar do combate à epidemia.

56ª Sessão Ordinária (04/08/2009)

NATALINI (PSDB) - Dá as boas vindas à Vereadora Edir Sales. Cumprimenta o Ministro Almino Affonso. Informa aos Vereadores que o Comitê Civil contra a Gripe Suína já realizou duas reuniões. Convoca os integrantes, e aqueles que quiserem participar, para uma reunião rápida, quando começar o Pequeno Expediente, na sala contígua ao plenário. Menciona o comitê civil que foi montado na época da dengue.

55ª Sessão Ordinária (30/06/2009)

NATALINI (PSDB) - Diz que esteve junto com o subprefeito de Santo Amaro, Sr. Geraldo Montovani Filho, em uma reunião com os técnicos do Metrô para discutir a continuidade das obras da Linha 5 do Metrô. Anuncia algumas obras importantes da parceria entre Estado e Prefeitura de São Paulo como a do corredor de ônibus que ligará o Brooklin à região do ABC; a entrega do trecho Sul do Rodoanel e que o trecho Norte é complexo por causa da Serra da Cantareira. Fala sobre a questão ambiental ao registrar o início da obra da faixa exclusiva da Marginal Tietê.

53ª Sessão Ordinária (24/06/2009)

NATALINI (PSDB) - Faz um comunicado de Liderança informando que amanhã o Presidente Lula deverá apreciar a Medida Provisória 458, que trata de questões ambientais de extrema importância para o País. Solicita a todos os Vereadores que acompanhem a apreciação, pois há dois artigos extremamente perigosos ao desenvolvimento sustentável do Brasil, principalmente em relação à Floresta Amazônica. Apela ao Presidente Lula para que, quando da apreciação, vete pelo menos esse dois artigos.

56ª Sessão Solene (22/06/2009)

SR. PRESIDENTE (Natalini - PSDB) - Sessão solene destinada à Comemoração dos 50 anos da Colsan, Associação Beneficente de Coleta de Sangue, nos termos do Requerimento n° 56, de 10 março de 2009, de autoria deste Vereador. ORADORES: José Augusto Barreto, Eurípedes Balsamufo Carvalho, Paulo Kron Psanquevitch, Walter Manna Albertoni, Osvaldo Antonio Donini, Manoel João Batista Castelo Girão, Natalini.

48ª Sessão Ordinária (10/06/2009)

NATALINI (PSDB) - Conta que esteve com o Vereador Ricardo Teixeira no Clube Escola da Mooca, para a apresentação do projeto de construção da Piscina Popular da Mooca. Diz que estava presente o coronel Rubens Casado, Subprefeito da Mooca. Declara que, com os Prefeitos Serra e Kassab, houve um incremento de quase três vezes no orçamento da Secretaria de Esportes e o Secretário Walter Feldman vem desenvolvendo um processo revolucionário na política pública de esportes. Comenta que as melhorias dos antigos CDMs, atuais CDCs, são um grande avanço. Parabeniza o Secretário Walter Feldman e oferece apoio, inclusive financeiro.

38ª Sessão Extraordinária (09/06/2009)

Natalini (PSDB) - Conta que houve na Comissão de Justiça a dúvida quanto à legalidade do projeto. Informa que existem experiências do Projeto Mãe Canguru em alguns hospitais Municipais. Fala que implantou esse projeto na região de Diadema quando foi Secretário de Saúde. Felicita a Vereadora.

Natalini (PSDB) - Relembra da criação do jornal Articulação, que tinha como representantes o Parlamentar, Dr. Barradas, Dr. Guilherme, Prof. Paulo Elias e a Dra. Fátima Duarte. Diz que o jornal integrava as cinco Universidades de Medicina da Grande São Paulo.

Natalini (PSDB) - Comenta que trouxe ao programa Sala de Visitas, a Dra. Albertina Duarte, Assessora de Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde. Relata que abordaram o tema da gravidez na adolescência e que a Dra. Albertina informou que a gravidez na adolescência teve uma queda em São Paulo, mas que esse número subiu no País. Parabeniza o Vereador Jamil pelo projeto.

37ª Sessão Extraordinária (03/06/2009)

NATALINI (PSDB) - Destaca a importância de a quarta maior cidade do mundo aprovar um pacote legislativo para combate e prevenção das mudanças climáticas. Diz que o secretariado, na pessoa do Secretário Eduardo Jorge, elaborou um projeto que é quase completo. Refere-se aos Vereadores Juscelino Gadelha, Paulo Frange e Antonio Carlos Rodrigues, que tinham um projeto semelhante, mas se integraram a essa luta. Ressalta o trabalho do Líder do Governo. Faz referência ao Vereador Ricardo Teixeira, que levantou a discussão dos fretados. Cita o Vereador João Antônio. Comenta a participação de entidades ligadas ao meio ambiente e as cita. (Aplausos).

45ª Sessão Ordinária (02/06/2009)

NATALINI (PSDB) - Esclarece que o projeto executivo do Poupatempo mencionado está praticamente concluído. Depois de ser interrompido por sucessivos apartes antirregimentais do Vereador Ítalo Cardoso, conclui dizendo que a Secretaria vai implantar três equipes do PSF para atender a comunidade do Jardim São Vicente.

NATALINI (PSDB) - Solicita que o Sr. Presidente pergunte ao Vereador Ítalo Cardoso se este fez alguma ameaça à sua pessoa, para que possa se precaver.

NATALINI (PSDB) - Em tempo cedido pelo Vereador Claudinho de Souza, retoma suas considerações acerca do sistema municipal de saúde pública. Faz um balanço dos avanços em termos de investimento de recursos, de distribuição de medicamentos, de implantação de AMAs e de ambulatórios de especialidades, de equipes do PSF e de controle de dados epidemiológicos. Relata problemas na UBS do Jardim Miriam.

PRESIDÊNCIA DO SR. NATALINI.

NATALINI (PSDB) - Fala sobre os avanços do Programa de Saúde da Família desde a sua implantação e dos desafios que ainda devem ser enfrentados, como a falta de médicos. Informa que vai propor uma comissão de estudos na Câmara para avaliar o PSF.

35ª Sessão Extraordinária (27/05/2009)

Natalini (PSDB) - Comenta sobre as ilhas de calor existentes na Cidade. Cita a palestra da profa. Mônica Freitas, na 8ª Conferência de Produção Mais Limpa sobre esse assunto.

Natalini (PSDB) - Comenta que recebeu a visita do professor Carlos Nobre, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com mais 2 mil cientistas, que veio divulgar evento científico para estudar o impacto do aquecimento global nas grandes cidades e saber sobre o andamento da votação do PL 530/2008. Registra que São Paulo é uma das primeiras cidades do mundo em que o Poder Executivo elabora uma lei tão completa a fim de preparar a Cidade para o efeito das mudanças climáticas.

42ª Sessão Ordinária (26/05/2009)

NATALINI (PSDB) - Relata as atividades da 8ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa, que, ao final, elaborará uma carta-compromisso para embasar propostas práticas de preservação do meio ambiente e da qualidade de vida. Pede apoio aos Líderes partidários para a votação do PL 530/2008. Informa que a próxima reunião das maiores cidades do mundo, em 2011, será realizada em São Paulo.

41ª Sessão Ordinária (21/05/2009)

NATALINI (PSDB) - Convida todos para participar da 8ªConferência Municipal de Produção Mais Limpa, no dia 26 de maio, no Memorial da América Latina.

33ª Sessão Extraordinária (20/05/2009)

Natalini (PSDB) - Afirma que cumpriu seu papel no passado e continua cumprindo; antes como Oposição e hoje como apoiador. Concorda que em alguns casos encontra-se a solução e, em outros, o Governo falha, como neste caso. Fala que criticou, mas também fez propostas, porém seu projeto foi vetado pela Prefeita Marta Suplicy. Lembra do projeto de lei do Executivo, indicado pelo então prefeito, Vereador Tripoli, vetado em algumas partes. Diz que agora um Vereador da Bancada do PSDB vem para corrigir os erros do projeto e colocá-lo em prática. Cita o Vereador Netinho.

39ª Sessão Ordinária (19/05/2009)

NATALINI (PSDB) - Pede suspensão de sua licença, uma vez que não foi acompanhar o Prefeito Kassab em sua viagem à Coréia, pois tem de participar da 8ª Conferência de Produção Mais Limpa.

NATALINI (PSDB) - Fala sobre a audiência na Secretária Municipal de Saúde para tratar de duas UBSs e de projetos para implantação de hospitais. Informa que, na região do Jardim Miriam, há sobrecarga nos atendimentos e que, no Jardim São Vicente, em São Miguel Paulista, as três unidades que cercam o bairro são do Programa Saúde da Família. Expõe sobre a construção de um Hospital em Parelheiros. Defende a construção de um equipamento no Distrito de Cangaíba.

38ª Sessão Ordinária (14/05/2009)

NATALINI (PSDB) - Reforça a preocupação exposta pelos Vereadores Claudio Fonseca e Police Neto em apressar a votação e a aprovação do PL 530/08. Cita o Prefeito e o Secretário Eduardo Jorge. Comenta as enchentes no Nordeste, a seca do Rio Grande do Sul e os furacões no Brasil. Defende a votação e aprovação do projeto.

37ª Sessão Ordinária (13/05/2009)

NATALINI (PSDB) - Demonstra sua preocupação com as cheias que estão ocorrendo nas regiões Norte e Nordeste do País e com a seca que ocorre na região Sul. Cita a viagem do Prefeito Kassab ao Japão, onde irá analisar o transporte público, e à Coréia, onde irá participar da segunda reunião entre os representantes das 40 maiores cidades do mundo, que discutirá os próximos passos que as cidades do mundo tomarão para diminuir seus problemas. Cita o PL 530/08, conhecido como o Projeto das Mudanças Climáticas. Convida todos para a VIII Conferência Municipal de Produção Mais Limpa, que ocorrerá no dia 26 de maio, no Memorial da América Latina, cujo tema será Saúde e Ambiente: Impactos das Mudanças Climáticas.

36ª Sessão Ordinária (12/05/2009)

NATALINI (PSDB) - Reitera sua intenção de debater e trabalhar pela Saúde, junto com todos os que pretendem tornar o atendimento melhor

NATALINI (PSDB) - Concorda que existem problemas estruturais, mas afirma que é preciso reconhecer a melhora da qualidade das equipes e do atendimento dos hospitais e não apenas apontar as deficiências.

NATALINI (PSDB) - Em tempo cedido pelo Vereador Adilson Amadeu, rebate as críticas feitas ao modelo de gestão da saúde por organizações sociais. Reclama da maioria governista da Câmara Federal, que ainda não regulamentou a Emenda Constitucional 29 aprovada em 2000.

NATALINI (PSDB) - Compreende as razões regimentais para a devolução do requerimento de criação de comitê civil suprapartidário, mas esclarece que o mesmo foi assinado por um vereador de cada partido, a exemplo do que houve na época da epidemia de dengue, com a intenção de mobilizar pessoas e ajudar o governo a combater a epidemia de gripe.

35ª Sessão Ordinária (07/05/2009)

NATALINI (PSDB) - Fala sobre o PL 558/2004, de sua autoria, que cria o Parque Orlando Villas-Boas na área da usina de compostagem de Vila Leopoldina, fechada desde 2004 por pressão popular. Relata a audiência pública em que se discutiu o projeto.

34ª Sessão Ordinária (06/05/2009)

NATALINI (PSDB) - Discorre sobre sua participação na audiência pública na Lapa, no auditório do Colégio Santo Ivo, onde foi discutido com a comunidade da Lapa e da Vila Leopoldina a implantação do Parque Villa-Bôas, do PL 558/04 de sua autoria. Conta que a área serviu de depósito de lixo, mas que a Prefeitura se propôs a recuperar essa área. Diz que participaram da audiência pública o Sr. André Graziano, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, a Limpurb, a subprefeita Soninha Francine, a Associação Comercial da Lapa, o Prof. Barros Lima, o Movimento Popular Vila Leopoldina e um Promotor Público. Avisa que será o primeiro parque municipal da Lapa. Elogia o ex-Prefeito José Serra e o Prefeito Kassab.

31ª Sessão Ordinária (29/04/2009)

NATALINI (PSDB) - Trata da epidemia que está sendo chamada de gripe suína. Declara a necessidade de preparação dos órgãos de saúde Pública. Lembra da epidemia de dengue em São Paulo e do Comitê Civil Contra a Dengue que foi formado na Câmara. Propõe uma mobilização e informa que já contatou os Vereadores Milton Ferreira, Marta Costa, Zelão, Bispo Atílio Francisco e Claudio Prado. Abre o convite para todos os Vereadores.

27ª Sessão Extraordinária (29/04/2009)

NATALINI (PSDB) - Defende a aprovação desse projeto como um exemplo para o mundo. Mostra foto, do jornal Folha de S. Paulo, das Cataratas do Iguaçu atingidas pela seca. Cita a questão de que algumas doenças têm relação com as mudanças climáticas. Diz que serão feitas emendas e um substitutivo. Cita o Relatório Stern. Cumprimenta o Prefeito, os Secretários, o Secretário Eduardo Jorge e a Câmara.

NATALINI (PSDB) - Lembra de exibiu no Plenário o filme do ex-Presidente dos Estados Unidos, Uma Verdade Inconveniente. Afirma não haver problema maior que as mudanças climáticas, lembrando do calor que matou 30 mil pessoas na Europa. Comemora que São Paulo seja pioneira na questão em relação a Londres, Nova Iorque e Tóquio, mas admite estar aquém do necessário. Conta da Ausculta Pública na qual se discutiu esse projeto e diz que o Prefeito, o Secretário Eduardo Jorge e os demais Secretários elaborarão o texto. Ressalta medidas da Prefeitura, como a Inspeção Veicular. - Passa a referir-se às imagens na tela de projeção. Trata dos causadores de emissão de carbono na atmosfera. Cita os aterros Bandeirantes e São João. Relata as previsões do PL. Conta da realização da 7ª Conferência de Produção Mais Limpa do Município de São Paulo, levantando a questão de que 600 ônibus importados para Suécia usam álcool, porém, São Paulo não usa veículos assim. Mostra imagens do leito seco do Rio Negro. Relembra os casos de alagamento em Santa Catarina e Florianópolis. Declara a satisfação do PSDB, do PV e do PPS com o projeto.

28ª Sessão Ordinária (22/04/2009)

NATALINI (PSDB) - Em tempo cedido pela Vereadora Noemi Nonato, lembra que hoje é o Dia do Descobrimento do Brasil e o Dia do Planeta Terra. Faz breve histórico sobre a instituição do Dia da Terra e diz que não há que comemorar, pois o planeta está sendo destruído por um modelo de desenvolvimento predatório. Afirma que todos, indivíduos, governos e empresas são prejudicados e devem agir para salvar o planeta.

NATALINI (PSDB) - Discorre acerca da poluição resultante das atividades do Aeroporto Campo de Marte. Cobra providências das autoridades das três instâncias para cessar a poluição.

NATALINI (PSDB) - Acrescenta que não há mais tempo a perder e é preciso adotar medidas urgentes. Ressalta que a Câmara é a primeira a votar um projeto do Executivo sobre aquecimento global e mudanças climáticas. Conclama toda a população a adotar medidas individuais ou coletivas para conter a degradação ambiental.

22ª Sessão Extraordinária (14/04/2009)

NATALINI (PSDB) - Conta que o projeto foi escrito e criado, com a participação de representantes de comunidades estrangeiras do Município, com o objetivo de criar um conselho do Poder Público, com representantes das comunidades estrangeiras que moram e trabalham em São Paulo, e normatizar as políticas públicas que dizem respeito a eles. Diz que São Paulo é uma cidade de todos os povos, com mais de 80 nacionalidades. Trata dos três grandes momentos de imigração no Brasil. Cita o Prefeito Kassab.

23ª Sessão Ordinária (07/04/2009)

NATALINI (PSDB) - Fala sobre o encontro para discussão da situação atual da assistência à saúde ao Município de São Paulo por meio do SUS, onde foram identificados problemas com as especialidades e reconhecidos pela própria Secretaria Municipal de Saúde, pelo Dr. José Maria Orlando, Secretário Adjunto. Informa que a Secretária da Saúde fala de portas que se abriram no SUS, exemplo, "mãe paulistana", e a questão do financiamento, que com a regulamentação da Emenda 29, daria um alivio ao Sistema Único de Saúde.

22ª Sessão Ordinária (02/04/2009)

NATALINI (PSDB) - Convida todos para mesa redonda sobre o Sistema Único de Saúde no Município, por iniciativa do seu gabinete.

21ª Sessão Ordinária (01/04/2009)

NATALINI (PSDB) - Informa que protocolou ofício ao Prefeito sugerindo que se disponibilize um canal mais eficiente para usuários registrarem seu grau de satisfação com os serviços públicos municipais. A medida visa atender ao disposto no art. 37 da Constituição Federal, que trata do princípio da publicidade, da transparência e da eficiência dos serviços públicos.

20ª Sessão Ordinária (31/03/2009)

NATALINI (PSDB) - Critica a Oposição por afirmar que a Administração Municipal não cumprirá o Plano de Metas. Sente-se feliz, pois, pela primeira vez, um projeto no qual o Prefeito deve apresentar suas metas foi aprovado. Cita o ex-Prefeito Serra e o Prefeito Kassab, os CEUs, as AMAs, o Cidade Limpa, o Parque do Povo e os hospitais de Cidade Tiradentes e de M'Boi Mirim.

NATALINI (PSDB) - Cita Mario Covas que dizia "quem ganha, governa; quem perde, fiscaliza". Conta que fiscalizou o Governo Marta Suplicy e formou um Comitê Civil contra a dengue, junto com a Secretaria Municipal de Saúde do Governo à qual era Oposição.

NATALINI (PSDB) - Diz que não sabe se haverá tempo de conceder aparte à Vereadora Juliana Cardoso. Recomenda ao Vereador Jamil Murad que leia um artigo, na Folha de S. Paulo, sobre as chuvas na Cidade e no Sudeste do Brasil. Diz que irão ler, estudar, fiscalizar e cobrar o Plano de Metas do Prefeito que, acredita, será sim executado.

19ª Sessão Ordinária (26/03/2009)

NATALINI (PSDB) - Comentando as falas dos Vereadores Zelão e Milton Ferreira, relata os avanços havidos na área de saúde nas últimas décadas. Informa que seu gabinete está organizando mesa redonda, a ser realizada no dia 6 de abril, para tratar do assunto.

NATALINI (PSDB) - Informa que a Comissão de Justiça, embasada em análise criteriosa, aprovou a legalidade e constitucionalidade do projeto de revisão do Plano Diretor Estratégico da Cidade. Quanto ao conteúdo do projeto, que será analisado na Casa, assegura que a sociedade será amplamente consultada por meio de audiências públicas.

16ª Sessão Extraordinária (25/03/2009)

Natalini (PSDB) - Relembra que o Vereador João Antônio já foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e saiu elogiado. Explica que, na Comissão de Justiça, o projeto teve voto favorável à sua legalidade e constitucionalidade. Fala que o compromisso do Vereador que preside a Comissão é de que os processos possam ser avaliados do ponto de vista jurídico. Acha correto o Prefeito ter desmembrado o projeto, pois a Cidade ganhará com isso.

Natalini (PSDB) - Ressalta que a cidade de São Paulo está atrasada na questão dos resíduos, mas que tem notícias de alguns avanços nessa área. Cita o Presidente da Associação Brasileira dos Produtos de Garrafas PET. Enfatiza que se precisa de uma política mais agressiva no que diz respeito à reciclagem.

NATALINI (PSDB) - Explica que a Comissão de Constituição e Justiça analisa se o projeto é legal e constitucional. Por isso a maioria dos Vereadores aprovaram o projeto, por sua legalidade e constitucionalidade. Atendendo aos apelos dos Vereadores e de um setor da comunidade, e entendendo que seria melhor, o Prefeito dividiu o projeto em dois. Defende a preservação da Rua Santa Ifigênia, que recebe pessoas de todo o Brasil e da América Latina.

17ª Sessão Ordinária (24/03/2009)

NATALINI (PSDB) - Informa que foi realizado um debate no Cades, o projeto foi aprovado e é necessário discutir os prós e contras.

NATALINI (PSDB) - Diz que um conjunto habitacional está sendo construído em Cidade Ademar. Informa que a Secretaria de Habitação está investindo na região de Cidade Ademar, Cidade Julia, Jardim Monte Virgem, Pedra Sobre Pedra e Vila Pantanal. Conta que fez uma vistoria da construção do conjunto com o Prefeito. Concorda que é preciso um bom estudo para a Represa de Guarapiranga.

NATALINI (PSDB) - Relata que esteve na Represa de Guarapiranga, na companhia do Prefeito Kassab e de alguns Vereadores, para a comemoração de um ano do Programa Defesa das Águas, idealizado pelo ex-Prefeito e atual Governador José Serra, em convênio com o Governo do Estado, através da Sabesp; com a Secretaria do Meio Ambiente; com a Prefeitura, sob a coordenação do Secretário Edsom Ortega e com a participação das Subprefeituras. Cita a criação do Parque 9 de Julho na Represa Billings.

16ª Sessão Ordinária (18/03/2009)

NATALINI (PSDB) - Atribui os altos índices pluviométricos dos últimos tempos às mudanças climáticas ocorridas no planeta. Preconiza a permeabilidade do solo da Cidade como forma de evitar a tragédia das enchentes.

NATALINI (PSDB) - Lembra que a aprovação da Emenda 29, em 2000, teve apenas três votos contrários. Acredita que o Governo Federal tem maioria para aprovar a regulamentação da Emenda 29.

NATALINI (PSDB) - Informa que no dia 6 de abril, véspera do Dia Mundial da Saúde, será realizada uma mesa-redonda sobre o SUS na Capital, organizada pelo seu gabinete. Faz um balanço positivo dos últimos 30 anos do sistema de saúde pública brasileiro, mas diz que ainda tem de melhorar. Considera que o aumento da rede de especialidades, de prontos-socorros para doentes de alta complexidade e de Centros de Atenção Psicossocial, assim como a integração das redes públicas do Município e do Estado e a regulamentação da Emenda 29 pelo Congresso são os próximos grandes desafios para o SUS.

14ª Sessão Ordinária (11/03/2009)

NATALINI (PSDB) - Discorre sobre o Dia Mundial do Rim. Cita a Organização Mundial de Saúde. Comenta que as doenças renais crônicas são fundamentalmente causadas pela hipertensão e pelo diabetes mellitus. Cita o Vereador Jamil Murad. Informa o número de pessoas em diálise no Brasil. Rende homenagem ao Dr. Altair Oliveira de Lima e ao Dr. Ruy Barata. Fala sobre seu projeto de lei que prevê um Programa Municipal de Prevenção das Doenças Renais Crônicas. Comunica que será realizado o I Encontro Municipal de Terapias Renais Substitutivas pelo SUS. Faz um louvor ao Hospital do Rim, dirigido pelo Dr. Medina, pelo Dr. Beltrame e pelo Dr. Nestor Schor, ligado à Escola Paulista de Medicina.

13ª Sessão Ordinária (10/03/2009)

NATALINI (PSDB) - Relata estudos e iniciativas de seu mandato para prevenir e combater os efeitos do aquecimento global. Julga importante que todos os setores se envolvam no problema, a exemplo dos alunos embaixadores do clima, do Colégio Dante Alighieri. Convida todos para participar da 8ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa, na Câmara.

11ª Sessão Extraordinária (10/03/2009)

Natalini (PSDB) - Lembra que nossos mananciais não são suficientes para abastecer a Cidade toda. Louva a parceria que permite à Sabesp fornecer água de reuso para a Prefeitura lavar ruas, gerando economia de água potável; assim como o programa de defesa das águas, que está recuperando córregos e margens de represas degradados. Informa que o Governador Serra disse várias vezes que, durante sua gestão, a Sabesp não será privatizada. Pondera que o projeto em tela possibilita que a Prefeitura e a Sabesp regularizem seus convênios e parcerias.

12ª Sessão Ordinária (04/03/2009)

NATALINI (PSDB) - Acredita que a somatória das contribuições de todas as pessoas, em todos os setores, para a solução de pequenos problemas locais, nos bairros, nas empresas, vai ajudar o País e o mundo a superar a crise. Alerta para as consequências do aquecimento global, exortando os cidadãos a mudar de comportamento a partir das suas casas. Fala da importância das políticas públicas para mitigar os problemas ambientais.

NATALINI (PSDB) - Em tempo cedido pelos Vereadores Gabriel Chalita e Gilson Barreto critica o modelo de desenvolvimento econômico excludente, em que há desequilíbrio entre capital e trabalho. Considera uma temeridade dizer que o Brasil não sofre com a crise, ou que sofre menos por mérito do Governo Lula, e enumera algumas políticas de Fernando Henrique a que o atual Governo deu continuidade.

Natalini (PSDB) - Convida o orador para um debate sobre a crise econômica que acontecerá no dia 20/3 às 18h, na Sala Prestes Maia.

9ª Sessão Ordinária (19/02/2009)

NATALINI (PSDB) - Informa sobre a aprovação do projeto de lei que trata do Programa Envelhecimento Ativo. Menciona o crescimento da população idosa. Relata que a Organização Mundial de Saúde quer fazer um piloto em São Paulo de uma iniciativa chamada Bairro Amigo do Idoso. Fala do colega, o Prof. Luiz Roberto Ramos, que está propondo com outras instituições e vários setores de Governo, a indicação de um bairro de São Paulo. Cita o bairro da Vila Mariana, que já tem o Programa Bairro Universitário.

8ª Sessão Ordinária (18/02/2009)

NATALINI (PSDB) - Falando por cessão de tempo do Vereador Floriano Pesaro, relata os avanços na saúde pública no Município. Cobra do Governo Federal a regulamentação da Emenda Constitucional 29. Critica o reajuste da tabela SUS pelo Ministério da Saúde. Baseado em sua experiência na área, opina que é necessário aprofundar negociações e parcerias entre União, Estados e Municípios para melhorar a qualidade da saúde pública. Fala da importância da medicina preventiva. Alerta para os problemas decorrentes do envelhecimento da população.

5ª Sessão Ordinária (11/02/2009)

NATALINI (PSDB) - Fala sobre o problema do aquecimento global e sobre a responsabilidade de todos na diminuição do problema. Cita exemplos de iniciativas adotadas em São Paulo, como reuso de água, a partir da aprovação de lei de sua autoria, e economia e água potável.

NATALINI (PSDB) - Acrescenta que o aproveitamento do gás produzido nos aterros de lixo e, consequentemente, a venda de crédito de carbono no mercado internacional gera dinheiro para ser usado na melhoria do meio ambiente. Fala sobre sua participação na reunião das 40 maiores cidades do mundo para discutir o aquecimento global.

NATALINI (PSDB) - Avisa que voltará a abordar o assunto para que todos passem a se interessar pela questão ambiental.

4ª Sessão Ordinária (10/02/2009)

NATALINI (PSDB) - Informa sobre a entrega da Igreja Matriz de Santo Amaro, que teve o teto restaurado a partir da criação da Associação Amigos da Catedral de Santo Amaro, cujo presidente é Dom Fernando Figueiredo. Informa que a cerimônia de entrega contará com as presenças do Prefeito Gilberto Kassab e do Subprefeito Geraldo Montovani.

Natalini (PSDB) - Agradece e saúda o Vereador Floriano Pesaro. Diz que conhece há muitos anos sua dedicação à vida pública. Cita Marcos Mendonça, Arnaldo Madeira, Walter Feldman e o Vereador Dalton Silvano.

2ª Sessão Ordinária (04/02/2009)

NATALINI (PSDB) - Em tempo cedido pelo Vereador Atilio Francisco, diz que a Câmara tem de se preparar para uma possível queda da atividade econômica, consequência da crise mundial. Quanto às críticas à situação de Paraisópolis, informa que estão sendo feitos investimentos para transformar a favela em bairro. Atenta para o fato de que a Cidade teve um crescimento desordenado e os problemas não serão resolvidos em pouco tempo e que será um desafio resolver o problema dos empreendimentos irregulares. Ressalta a importância da parceria entre os últimos Governos do Estado e Municipal na solução desses problemas. Aborda os problemas da área da saúde e atribui ao fato de São Paulo atender pacientes de todo o Brasil, que tomam o lugar dos pacientes da Cidade.

NATALINI (PSDB) - Elogia o debate de idéias entre os que governam e os que fazem Oposição, com o único interesse de resolver problemas da Cidade.

NATALINI (PSDB) - Mesmo concordando que ainda há muito a ser feito, cita os avanços obtidos na área ambiental, como a inspeção veicular, o plantio de árvores, a Operação Defesa das Águas, o tratamento dos córregos.

1ª Sessão Ordinária (03/02/2009)

NATALINI (PSDB) - Em nome da Bancada do PSDB cumprimenta os novos Vereadores e o Conselheiro Roberto Braguim, desejando sorte e sucesso a todos. Parabeniza o Vereador Carlos Alberto Bezerra pela eleição como Líder da Bancada do PSDB na Casa.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo