Radar Municipal

Participações no Plenário

199ª Sessão Solene (17/05/2010)

PRESIDENTE (Penna - PV) - Assume a presidência e abre a sessão. Sessão solene destinada à entrega do Título de Cidadão Paulistano ao Sr. Gian Carlo Gasperini, nos termos do Decreto Legislativo 57/09, de autoria do Vereador Penna. ORADORES - Antonino Grasso, Talmir Rodrigues, Vereador Penna e Gian Carlo Gasperini.

99ª Sessão Extraordinária (11/05/2010)

PENNA (PV) - Pela ordem, solidariza-se com o PC do B pelo discurso sobre a atuação de membros da Polícia Militar na morte de dois jovens. Registra sua solidariedade ao Prefeito Gilberto Kassab pela intenção de derrubar o Minhocão.

135ª Sessão Ordinária (27/04/2010)

PENNA (PV) - Alerta para a necessidade de lutar pela qualidade do ar e da água. Relembra ação judicial que moveu contra a Petrobras devido à má qualidade do diesel. Manifesta-se otimista com os efeitos do Rodoanel sobre o trânsito de caminhões e a pequena melhora da qualidade do ar em São Paulo.

133ª Sessão Ordinária (14/04/2010)

PENNA (PV) - Parabeniza a Prefeitura e o Comitê de Mudanças Climáticas pelo estudo sobre os veículos elétricos e a assinatura de protocolo com a Renault-Nissan.

PENNA (PV) - Em aparte, observa que o Vereador Natalini referiu-se à conferência como não sendo só poesia, mas que não se pode condenar esse ramo importante da arte.

131ª Sessão Ordinária (08/04/2010)

PENNA (PV) - Elogia a atitude do Corinthians de, por ocasião de seu centenário, plantar cem árvores a cada jogo e mais cem a cada gol marcado. Alerta para a piora da qualidade do ar em São Paulo, citando relatório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por conta do aumento da emissão de material particulado, pelo aumento da frota de veículos. Destaca que a política do governo brasileiro de reduzir o IPI incrementou a ocupação do espaço urbano por veículos individuais, o que, aliado à péssima qualidade do combustível da Petrobras vem comprometendo cada vez mais nossos pulmões.

125ª Sessão Ordinária (18/03/2010)

PENNA (PV) - Cumprimenta o Presidente e menciona seu tio, Simão Jatene, ex-Governador do Pará. Discorre sobre o cartunista Glauco e seu filho Raoni, assassinados. Conta que conhecia Glauco de há muito e que esse buscou o caminho de Santo Daime, fundando o Céu de Maria. Propõe que lhe seja concedido o Título de Cidadão Paulistano póstumo.

122ª Sessão Ordinária (10/03/2010)

PENNA (PV) - Lembra que há 51 anos Dalai Lama saiu do Tibete. Fala da difícil convivência da Humanidade com as diferenças. Registra que Índia e China aderiram ao acordo para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Menciona seu discurso de fevereiro sobre florestas e preceitos de Padre Cícero.

85ª Sessão Extraordinária (03/03/2010)

PENNA (PV) - Pela ordem, declara que a Liderança do PV apoia o projeto do IPTU progressivo.

119ª Sessão Ordinária (02/03/2010)

PENNA (PV) - Cita sua participação em uma reunião dos jovens índios guaranis na Assembleia Legislativa.

114ª Sessão Ordinária (10/02/2010)

PENNA (PV) - Comenta a tentativa de retirada da legislação do Código Florestal. Registra que o Partido Verde quer se associar à luta do Greenpeace pela conservação do Código Florestal. Lê folheto distribuído pela entidade sobre a importância das florestas, texto escrito pelo Padre Cícero no início do século passado.

80ª Sessão Extraordinária (15/12/2009)

PENNA (PV) - Pela ordem, saúda os eleitos para a próxima Mesa Diretora. Deseja a todos os funcionários da Casa bom descanso, feliz Natal e ano novo.

108ª Sessão Ordinária (10/12/2009)

PENNA (PV) - Pela ordem, lembra que amanhã se comemora o Dia Mundial das Montanhas. Esclarece que a postura do PV, na situação ou na oposição, é crítica e propositiva. Lê trecho de comunicado da Assembleia da ONU sobre povos que vivem nas montanhas.

102ª Sessão Ordinária (26/11/2009)

PENNA (PV) - Informa que 70% das internações hospitalares de São Paulo deve-se à falta de saneamento básico. Tece comentários sobre a mudança climática, citando o aquecimento global. Conta que o jornal O Estado de São Paulo divulgou a quantidade de praias em que estão sendo feitas proteções para que a água não invada as cidades. Alerta para a questão de o Hospital do Servidor precisar de uma reforma, citando o Orçamento.

95ª Sessão Ordinária (11/11/2009)

PENNA (PV) - Pela ordem, ressalta a necessidade de reestruturação do modelo de captação de energia elétrica brasileiro.

94ª Sessão Ordinária (10/11/2009)

PENNA (PV) - Tece comentários sobre os 20 anos da queda do Muro de Berlim. Conta que o Partido Verde da Alemanha cometeu um erro ao posicionar-se contra a reunificação daquele País. Fala sobre a União Soviética, que se desmanchou e sobre a crise financeira dos Estados Unidos. Expõe que a unipolaridade está contestada e que países emergentes posicionam-se pelo reequilíbrio das forças no mundo. Nota que o fim da Guerra Fria transformou o mundo e que a queda do Muro de Berlim é um marco da democracia.

91ª Sessão Ordinária (03/11/2009)

PENNA (PV) - Lamenta que o projeto do Vereador José Police Neto, do IPTU progressivo, não tenha sido votado ainda. Ressalta a importância da matéria no que diz respeito à especulação imobiliária. Lamenta o falecimento de Lévi-Strauss, fundador da USP.

89ª Sessão Ordinária (28/10/2009)

PENNA (PV) - Pela ordem, chama a atenção para o fato de que está sendo votado no Senado Federal o substitutivo do Senador Flexa, chamado de "Floresta Zero", pois perdoa o desmatamento realizado barbaramente pelos ruralistas na Amazônia. Declara que a sociedade brasileira está sendo traída por ruralistas irresponsáveis com assento no Senado.

83ª Sessão Ordinária (14/10/2009)

PENNA (PV) - Parabeniza o Vereador Agnaldo Timóteo pela performance na Santinha de Belém do Pará. Lembra que protocolou o PL 653/09 e diz que, no momento em que se discutirá o Plano Municipal de Transporte Público, será conveniente incluir o sistema de táxis na discussão. Cita a aprovação das Políticas Municipal e Estadual de Mudanças Climáticas.

71ª Sessão Ordinária (09/09/2009)

PENNA (PV) - Pela ordem, manifesta sua solidariedade às pessoas atingidas pelas enchentes de ontem. Alerta para o desmatamento da região metropolitana da Cidade como causa das enchentes. Fala dos avanços que estão sendo feitos na China com relação à energia limpa.

68ª Sessão Ordinária (02/09/2009)

PENNA (PV) - Discorre sobre notícias veiculadas nos jornais hoje sobre a diminuição do desmatamento no País.

47ª Sessão Extraordinária (19/08/2009)

PENNA (PV) - Pela ordem, em nome de sua bancada, manifesta sua concordância com o encaminhamento da Mesa Diretora quanto ao PLO 09/2009.

59ª Sessão Ordinária (11/08/2009)

PENNA (PV) - Trata das eleições presidenciais de 2010; cita a elaboração, pelo seu partido, do Projeto Político para um Brasil Sustentável. Fala do possível ingresso da senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no Partido Verde, como provável candidata.

53ª Sessão Ordinária (24/06/2009)

PENNA (PV) - Declara que a Liderança do PV subscreve o discurso do Vereador Natalini e amplia, informando que o Brasil é o quarto maior poluidor mundial em emissão de carbono, sobretudo pelas queimadas na Floresta Amazônica. Diz que deve haver uma posição firme do Governo Federal para mudar essa situação.

52ª Sessão Ordinária (23/06/2009)

PENNA (PV) - Em nome do PV e seu, registra pesar pelo passamento do irmão do Vereador Agnaldo Timóteo. Solidariza-se com o PC do B, diante do descalabro revelado quanto ao destino dos guerrilheiros do Araguaia.

48ª Sessão Ordinária (10/06/2009)

PENNA (PV) - Fala sobre as últimas eleições na Europa, contando que o crescimento dos conservadores ocupou páginas dos jornais do mundo todo, porém o crescimento do PV é substancial em toda Europa. Informa que os políticos franceses e alemães passam a ser políticos regionais, criando dificuldades para os conservadores. Conta da ida ao encontro do Global Greens no Brasil. Declara que essa mudança estrutural na organização política europeia é um avanço na construção de uma comunidade planetária.

PENNA (PV) - Manifesta a visão do PV de se posicionar a favor da paz. Declara que é necessário começar um trabalho de inclusão política das massas, especialmente da juventude, pois o povo brasileiro não possui vínculo com um projeto nacional e a Imprensa está descompromissada. Lamenta que muitas casas de lei e partidos políticos tenham perdido a visão de um projeto de nação.

37ª Sessão Extraordinária (03/06/2009)

PENNA (PV) - Diz que a realidade pede um instrumento que facilite a intervenção do Poder Público e que é um sinal para a sociedade aprovar a lei na Semana do Meio Ambiente. Defende desenvolvimento com inclusão social e respeito ao patrimônio natural.

45ª Sessão Ordinária (02/06/2009)

PENNA (PV) - Faz um balanço dos seus anos de batalha em prol do meio ambiente. Apesar das dificuldades, considera que houve avanços na conscientização das pessoas sobre o problema. Defende uma relação mais respeitosa e generosa dos indivíduos para com a natureza e para com os outros indivíduos.

42ª Sessão Ordinária (26/05/2009)

PENNA (PV) - Faz breve histórico sobre a instalação de algumas cidades brasileiras e sobre problemas ambientais. Refere-se à Luta dos ambientalistas e do Partido Verde para diminuir a quantidade de enxofre no combustível produzido pela Petrobras. Fala da importância e da urgência de votar a Lei do Clima.

34ª Sessão Extraordinária (26/05/2009)

PENNA (PV) - Conta que o PCB é um composto químico de fabricação proibida no Brasil, porém a lei de proibição liberou seu uso até o final da vida útil de equipamentos que o contém. Defende a urgência da criação de um instrumento para tratar desses produtos perigosamente contaminantes.

39ª Sessão Ordinária (19/05/2009)

Penna (PV) - Considera o discurso de extrema importância. Tece sobre a gravidez precoce. Fala que a Casa tem de se preocupar com o tema e forçar o poder público a tomar medidas concretas. Expõe que a quantidade de crianças grávidas, principalmente na periferia, é estarrecedor. Diz que esse tipo de crime demonstra um grave grau de incivilidade.

37ª Sessão Ordinária (13/05/2009)

PENNA (PV) - Lembra que hoje é o Dia da Abolição da Escravatura. Fala do papel da maior importância do País para o mundo no século XIX, apesar da escravatura existente.

33ª Sessão Ordinária (05/05/2009)

PENNA (PV) - Enaltece a redução de partículas de enxofre no diesel brasileiro. Estranha que a discussão sobre desenvolvimento de transporte de massa não envolva a questões da matriz energética.

27ª Sessão Extraordinária (29/04/2009)

Penna (PV) - Conta que a Secretaria do Meio Ambiente participou do leilão de sequestro de carbono e arrecadou 301 milhões de reais para as Subprefeituras. Diz que São Paulo é a primeira cidade a explorar o gás metano dos lixões.

30ª Sessão Ordinária (28/04/2009)

PENNA (PV) - Discorre sobre a preocupação do Partido Verde com a poluição do ar. Manifesta satisfação com a notícia de que a Petrobras começou a produzir diesel com menor quantidade de enxofre. Defende maior utilização de energia solar, eólica e renovável.

28ª Sessão Ordinária (22/04/2009)

PENNA (PV) - Lembra que, preocupado com o problema da contaminação do solo, apresentou projeto de lei sobre coleta e destinação de resíduos contaminados com óleos. Ressalta que Congonhas tem o mesmo problema, por irresponsabilidade do poder público.

25ª Sessão Extraordinária (22/04/2009)

PENNA (PV) - Menciona que o projeto Nova Luz será a primeira tentativa de se fazer um parque de indústria cultural. Comenta que o projeto é muito importante e melhorará a economia da Cidade. Cita como exemplo a Inglaterra e os Estados Unidos.

25ª Sessão Ordinária (14/04/2009)

PENNA (PV) - Discorre sobre a questão indígena. Conta uma história sobre os Pataxós, que compara com a atual situação da reserva Raposa Serra do Sol. Afirma que o território Brasileiro tem o seu tamanho porque os índios defenderam suas fronteiras. Defende a criação de uma assessoria especial para tratar dos povos indígenas.

21ª Sessão Extraordinária (08/04/2009)

Penna (PV) - Acredita que, se a sociedade mobilizar-se contra o aquecimento global, é possível reverter a situação atual. Cita os rios Tâmisa, Pinheiros e Tietê.

PENNA (PV) - Ressalta a vontade dos Vereadores de trabalhar unificadamente na questão ambiental em São Paulo. Diz que o momento é de extrema gravidade e que o fenômeno penalizará a parcela menos favorecida da sociedade. Propõe intervenções no sentido de melhorar a qualidade de vida e o ambiente climático na Cidade. Cita o Presidente Barack Obama e o Protocolo de Kyoto.

16ª Sessão Ordinária (18/03/2009)

PENNA (PV) - Em comunicado de liderança, alerta para o problema da contaminação das águas subterrâneas. Esclarece que há meios de evitar as inundações avisando a população, com antecedência, da chegada das chuvas.

13ª Sessão Extraordinária (17/03/2009)

PENNA (PV) - Em nome de seu partido, afirma que a discussão sobre segurança não considerou a luta mais séria e profunda, que é pela paz.

13ª Sessão Ordinária (10/03/2009)

PENNA (PV) - Avalia que o grande desafio do mundo globalizado é conviver com as diferenças. Repudia a intolerância da China em relação ao Tibet e anuncia que o PV se aliou à campanha mundial pelo Tibet Livre.

11ª Sessão Extraordinária (10/03/2009)

Penna (PV) - Critica a falta de transparência nas estatais brasileiras. Julga necessário que o projeto tenha instrumentos fiscalizadores e que a discussão se oriente pelo consumidor e pela melhoria da qualidade do serviço prestado.

12ª Sessão Ordinária (04/03/2009)

Penna (PV) - Louva o discurso do orador e afirma que quem mais sofre com os problemas ambientais são as pessoas com menos recursos.

PENNA (PV) - Informa ao Vereador Jamil Murad que nos últimos dez anos houve aumento de volume das chuvas. Acredita que é preciso mudar o modelo de desenvolvimento para enfrentar os problemas ambientais.

8ª Sessão Extraordinária (26/02/2009)

PENNA (PV) - Elogia a Administração e a Casa pela valorização da indústria cultural e artística.

9ª Sessão Ordinária (19/02/2009)

PENNA (PV) - Comenta sobre a rapidez com que a Suíça condenou a brasileira, Paula Oliveira. Relembra que a Suíça foi beneficiada pelo Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial. Discorre sobre a atitude da Suíça no intento de provocar o decréscimo na qualidade da imagem do Brasil na competição do mercado internacional. Diz que em uma reunião o Presidente Lula relatou duas propagandas, uma que viu em Londres, e outra indo para um dos Países Baixos. Fala que a Câmara não deve se ater apenas às questões da cidade de São Paulo.

7ª Sessão Extraordinária (19/02/2009)

PENNA (PV) - Cita ao Vereador Wadih Mutran um conselho popular.

5ª Sessão Ordinária (11/02/2009)

Penna (PV) - Acrescenta que não há legislação para os 450 mil imóveis fechados e a população humilde acaba sendo jogada sobre as últimas reservas de água da Cidade.

4ª Sessão Ordinária (10/02/2009)

PENNA (PV) - Discorre sobre a importância da energia solar. Fala que, em um país onde se enfrenta uma distância econômica e social, como no Brasil, não existe democracia. Discursa a respeito do crescimento do Partido Verde, que conta com mais de 100 países em sua organização e sobre o número de vereadores eleitos no Brasil.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo