Radar Municipal

Participações no Plenário

100ª Sessão Extraordinária (18/05/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, apresenta sugestão de os vereadores da Câmara, em conjunto, constituírem advogados para entrar com ações contra jornais que denunciam levianamente, mediante um desconto mensal no salário.

140ª Sessão Ordinária (11/05/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Em aparte, menciona que o Vereador Agnaldo Timóteo falou sem base jurídica. Argumenta com o Vereador Alfredinho que o salário-mínimo só aumentou no Governo Lula com relação ao dólar porque houve queda do dólar. Defende que a Constituição precisaria ser mudada para combater a violência.

138ª Sessão Ordinária (05/05/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, fala do rendimento da caderneta de poupança no País e do lucro dos banqueiros. Indaga onde estão sendo construídas as casas prometidas pelo Governo Lula.

WADIH MUTRAN (PP) - Em aparte, concorda com a fala do Vereador Natalini sobre as qualidades do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso.

137ª Sessão Ordinária (04/05/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, protesta que pediu a palavra antes do Vereador Ítalo Cardoso.

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, endossa o apoio dado pelo Vereador Carlos Apolinario ao Vereador Dalton Silvano na presidência. Dá boas-vindas ao Vereador Russomanno.

136ª Sessão Ordinária (28/04/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, comunica ao repórter Wanderley Nogueira que tudo o que fez foi porque o projeto sobre o horário dos jogos é inconstitucional e, por isso, o Prefeito o rejeitou. Diz que enquanto não for reformulado, fará de tudo para que o projeto não seja aprovado, pois se derrubarem o veto, o Prefeito entrará na Justiça e será o seu fim.

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, diz que o jornalista Wanderley Nogueira falou dele em seu programa, sem saber o que dizia, pois não conhece o projeto. Solicita uma oportunidade de ir ao programa defender-se e dizer a verdade.

134ª Sessão Ordinária (15/04/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, fala da necessidade de repasse maior de verbas para a Saúde na Cidade. Cita a necessidade de construção de um Hospital das Clínicas em cada estado brasileiro.

133ª Sessão Ordinária (14/04/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, observa que os Vereadores estão fazendo propaganda eleitoral de Dilma Rousseff e que José Serra não se declarou candidato nem está inaugurando o Rodoanel só por causa das eleições. Lembra a inauguração do túnel da Av. Faria Lima pelo PT, cujas irregularidades foram constatadas em CPI.

94ª Sessão Extraordinária (14/04/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, lembra que manifestou na sessão ordinária apoio ao candidato à Presidência José Serra. Conta que não será candidato, mas seu filho Ricardo Mutran concorrerá a Deputado Estadual e, por isso, não pode ficar andando na rua com as cédulas do PT e a do DEM. Portanto, ajudará seu filho.

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, parabeniza o Vereador Adilson Amadeu por homenagear um dos grandes políticos da Cidade.

173ª Sessão Solene (05/04/2010)

PRESIDENTE (Wadih Mutran - PP) - Sessão solene destinada à entrega do Título de Cidadão Paulistano ao Sr. George Henrique Melão Monteiro, nos termos do Decreto Legislativo 60, de 8 de dezembro de 2009. ORADORES: Presidente Wadih Mutran, Luiz Carlos Ribeiro, Arnaldo Faria de Sá, Paulo Deives, Licurgo Nunes Costa, Daniela Melão, George Henrique Melão Monteiro.

169ª Sessão Solene (22/03/2010)

PRESIDENTE (Wadih Mutran - PP) - Sessão solene destinada à entrega da Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao Sr. Roberto Vicente Frizzo, conforme Decreto Legislativo 52, de 18 de novembro de 2009. ORADORES: Wadih Mutran, Fabiana Frizzo, Américo Calandriello Junior, Clemente Pereira Junior, Edvaldo Frasson Teixeira, Roberto Vicente Frizzo.

124ª Sessão Ordinária (17/03/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, esclarece ao Vereador Adilson Amadeu que a subprefeitura só pode cortar árvores com autorização da Secretaria do Verde. Defende que essa atribuição passe às subprefeituras.

88ª Sessão Extraordinária (17/03/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, dá razão ao que diz o Vereador Carlos Apolinario e diz que deve haver respeito aos precedentes que a assessoria da Mesa conhece muito bem. Diz que o Vereador Celso Jatene já pediu a retirada e irão concordar, mas que não haja quebra dos direitos passados.

122ª Sessão Ordinária (10/03/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, torce para que Dilma Rousseff, se eleita, trabalhe melhor que as ex-Prefeitas Luiza Erundina e Marta Suplicy, do PT.

86ª Sessão Extraordinária (10/03/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, diz que, graças ao Líder do Governo, houve um trabalho em conjunto e o Prefeito irá sancionar o projeto, aos quais agradece.

Wadih Mutran (PP) - Em aparte, defende que haja uma determinação de horário que contente a todos.

85ª Sessão Extraordinária (03/03/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, ressalta que os 55 Vereadores estão corrigindo uma injustiça, independentemente de partido.

116ª Sessão Ordinária (23/02/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, afirma que gostaria de contradizer, por meio da assessoria de imprensa da Casa, as notícias de que Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeita foram cassados.

113ª Sessão Ordinária (09/02/2010)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, conta que o Rio Tietê está assoreado porque a Sabesp despeja nele, diariamente, 300 toneladas do lodo resultante do tratamento de água. Diz que os Vereadores têm de encontrar o responsável por autorizar a Sabesp a fazer isso.

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, argumenta com o Vereador Donato que a tubulação é insuficiente para recolher a quantidade de chuva que tem caído, e que o problema atinge várias cidades do País e do mundo.

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, conta que a Sabesp despeja diariamente 300 toneladas do lodo no Rio Tietê, resultante do tratamento de água, assoreando o rio. Diz que os Vereadores têm de encontrar o responsável por autorizar a Sabesp a fazer isso.

80ª Sessão Extraordinária (15/12/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Põe à disposição dos atletas paraolímpicos quadra coberta no Centro Esportivo Tomaz Mazzoni, na Vila Maria.

Wadih Mutran (PP) - Em aparte, pondera que o Orçamento é uma previsão enviada pelo Executivo e passa por modificações na Comissão de Finanças, que retira recursos de algumas áreas para acrescentar a outras em função das emendas apresentadas pelos vereadores, acrescentando que nem todas podem ser contempladas.

78ª Sessão Extraordinária (15/12/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, agradece a todos pelo voto de confiança.

77ª Sessão Extraordinária (15/12/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, parabeniza o Presidente pela sua eleição e a todos que estão sendo escolhidos para os demais cargos.

75ª Sessão Extraordinária (10/12/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, destaca que a Mesa cumpriu a sua obrigação e que cada Vereador se responsabiliza pelo seu voto. Defende que os Vereadores encontrem um consenso e que se convoque uma sessão extraordinária para votar a matéria.

WADIH MUTRAN (PP) - Pondera que, além de baixos, os salários de secretários, vereadores e procuradores da Câmara têm desconto de Imposto de Renda. Afirma que os vereadores precisam exercer outras funções, pois não têm como sobreviver nem como fazer campanha apenas com o salário da Câmara.

73ª Sessão Extraordinária (08/12/2009)

Wadih Mutran (PC do B) - Em aparte, defende a necessidade de que a Cidade cresça tanto com o transporte individual, quanto com o coletivo. Destaca a necessidade de participação dos governos Federal e Estadual e do Município de São Paulo no consórcio.

Wadih Mutran (PP) - Em aparte, defende não ser correto ir à tribuna criticar o Prefeito e culpa a execução orçamentária pelo transtorno causado pela chuva, é preciso ter consciência do problema do aquecimento global e da chuva local.

72ª Sessão Extraordinária (03/12/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, lembra que a mesma injustiça foi cometida contra outros Vereadores no caso das doações da AIB.

75ª Sessão Extraordinária (01/12/2009)

Wadih Mutran (PP) - Em aparte, fala que o Vereador João Antônio disse que uma consulta médica demora de 23 a 25 dias, mas na verdade demora mais, porque a Prefeitura está atendendo a todo o INSS, já que o Presidente do seu partido não envia dinheiro para a realização desse serviço.

70ª Sessão Extraordinária (01/12/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, parabeniza o Vereador Celso Jatene por declarar que é eleito pela classe média. Diz que o projeto do Prefeito Kassab não é para explorar a população, mas para melhorar a Saúde, a Educação e demais setores. Esclarece que não se trata de aumento do IPTU, e sim de aumento do valor venal dos imóveis, que não é corrigido desde 2001.

Wadih Mutran (PP) - Em aparte, fala que o Vereador João Antônio disse que uma consulta médica demora de 23 a 25 dias, mas na verdade demora mais, porque a Prefeitura está atendendo a todo o INSS, já que o Presidente do seu partido não envia dinheiro para a realização desse serviço.

Wadih Mutran (PP) - Em aparte, diz que gostaria que o Vereador Milton Leite acrescentasse em seu discurso que os aposentados também serão beneficiados, pois haverá isenção do IPTU para aqueles que ganham menos de três salários mínimos.

101ª Sessão Ordinária (25/11/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, conta que está tendo a oportunidade de trabalhar com o Vereador Donato na Comissão de Finanças e nas CPIs. Homenageia-o pelo trabalho e parabeniza-o pela vitória na eleição para Presidente Municipal do PT.

69ª Sessão Extraordinária (25/11/2009)

Wadih Mutran (PP) - Em aparte, divulga que o aumento se refere à correção do valor venal do imposto.

67ª Sessão Extraordinária (24/11/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, comenta a visita do Presidente do Irã ao Brasil. Cita o problema do gás, discutido com o Presidente Evo Morales.

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, presta homenagem ao ex-Prefeito Celso Pitta.

99ª Sessão Ordinária (19/11/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, avalia que o melhor serviço de saúde está em São Paulo, porque pessoas do Brasil inteiro vêm se tratar na Cidade. Exorta os Vereadores do PT a colaborar na busca de soluções para a área da saúde na Cidade.

97ª Sessão Ordinária (17/11/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, ressalta que fazer política é trabalhar em favor do povo. Pede que a discussão política na Casa trate dos problemas da Cidade.

95ª Sessão Ordinária (11/11/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, fala da reunião da Comissão de Finanças e Orçamento, ocorrida hoje, em que um requerimento do Vereador Aurélio Miguel não foi aprovado.

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, rebate discurso do Vereador Ítalo Cardoso sobre o apagão ocorrido ontem. Ressalta que os Vereadores estão fazendo uma reivindicação, em nome do povo, para saber as causas do apagão.

64ª Sessão Extraordinária (11/11/2009)

Wadih Mutran (PP) - Em aparte, Informa que sempre foi orientado pelo PP a apoiar projetos bons para a Cidade. Orgulha-se de ter ajudado a Prefeita Marta e o PT a fazer um bom trabalho na Cidade.

94ª Sessão Ordinária (10/11/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, elogia o trabalho do Presidente Lula, mas não permite que o Vereador João Antônio critique o ex-Presidente Fernando Henrique. Fala que o Governo FHC baixou os juros e criou o real. Diz que o PT tem de agradecer ao ex-Presidente o bom Governo que está realizando.

87ª Sessão Ordinária (22/10/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, argumenta que dizer o que se pensa e sair de um partido é direito de todos, e que a lei é que precisa ser mudada.

85ª Sessão Ordinária (20/10/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, parabeniza o Vereador Agnaldo Timóteo pelo discurso sobre o trânsito da Cidade.

83ª Sessão Ordinária (14/10/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, diz que o Vereador Arselino Tatto fala do aparelho, mas não explica. Afirma que está havendo um problema para a instalação, mas que o Prefeito Kassab tem competência para resolver.

75ª Sessão Ordinária (22/09/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, ainda sobre o assunto do lixo, sugere que os Vereadores do PT peçam ao povo que não jogue lixo nas ruas. Diz que sempre fará parte da base de governos que administrem bem a Cidade. Lembra que Marta Suplicy transferiu despesas, por decreto, para a gestão posterior. Diz que área da Saúde em São Paulo é a melhor do mundo, mas está sobrecarregada por ter de atender pacientes de fora da Cidade.

71ª Sessão Ordinária (09/09/2009)

Wadih Mutran (PP) - Em aparte, comenta que, além de responsabilizar os munícipes pelas calçadas irregulares, deve-se responsabilizar as empresas autorizadas pela Prefeitura - Sabesp, Telefônica, Eletropaulo e outras - para proceder a reparo quando houver quebra de calçada para obras.

69ª Sessão Ordinária (03/09/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, registra a necessidade de divulgação, pelo Governo do Estado, da obra que está sendo realizada para construção de novas pistas na Marginal do Rio Tietê.

67ª Sessão Ordinária (01/09/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, cumprimenta a comunidade corintiana e o clube pela passagem do 99º aniversário do Sport Clube Corinthians. Fala da greve da Guarda Civil Metropolitana.

64ª Sessão Ordinária (20/08/2009)

WADIH MUTRAN (PP) Conta que o PT fez demagogia, querendo atacar os Secretários do Governo Kassab, por entenderem que não devem ter pro labore por participarem de comissão. Diz que há uma série de Ministros que recebem pro labore por participarem de comissões e não entende por que São Paulo não pode ter, por não ser do PT, mas Brasília pode. Solicita ao Vereador Francisco Chagas que traga à Câmara uma cópia das CPIs, quem as solicitou, porque o Governador Serra não as permite e se são contra o Governador; pois entende que os Governos Serra e Kassab são transparentes. Declara que o Governo Kassab não está proibindo o tráfego de ônibus, apenas quer regulamentar o setor dos fretados.

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem - Declara que os jornalistas fazem tudo de má fé e que, antes de falarem sobre os problemas dos Vereadores, deveriam ensiná-los a divulgar seus nomes e números. Questiona como dar oportunidade a um rapaz sem dinheiro que quer ser Vereador a fazer propaganda eleitoral. Informa que também foi contra a Lei Cidade Limpa.

47ª Sessão Extraordinária (19/08/2009)

Wadih Mutran (PP) - Em aparte, indaga ao Vereador Donato se a forma de complementar a remuneração dos secretários existia na época da Prefeita Marta Suplicy.

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, em nome de sua bancada, manifesta sua concordância com o encaminhamento da Mesa Diretora quanto ao PLO 09/2009.

Wadih Mutran (PP) - Em aparte, explica que há a necessidade de discussão do projeto da GCM, de interesse da plateia presente,para votação posterior. Diz que o Governo não pode dar aumento de salário à GCM, somente gratificação.

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, responde ao Vereador Ítalo Cardoso que a gratificação para a GCM concederá aumento maior do que reajuste de salário.

62ª Sessão Ordinária (18/08/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, reitera sua crítica ao Vereador Francisco Chagas e ao Governo Federal. Elogia o trabalho do Presidente, mas salienta que não o vê em São Paulo, só no Nordeste. Conta que entrou com um processo de indenização contra uma jornalista, porém a justiça não deu condições para sua defesa.

WADIH MUTRAN (PP) - Pela ordem, critica as constantes viagens do Presidente Lula e sua posição com relação ao Senador Sarney. Defende que o Governo Federal deva investir mais em São Paulo.

61ª Sessão Ordinária (13/08/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Pede à população e aos Vereadores que quando vierem a audiências públicas, sejam relativas ao Plano Diretor ou ao problema dos fretados, tragam sugestões para melhorar a proposta inicial e propiciar a elaboração de substitutivos.

46ª Sessão Extraordinária (12/08/2009)

Wadih Mutran (PP) - Afirma que os 54 Vereadores e o Presidente Antonio Carlos Rodrigues estão lutando para resolver o problema dos fretados. Pede aos motoristas dos fretados que deem suas opiniões. Cita que foram listados na reunião casos de proprietários que não conseguem pagar a prestação do veículo por estarem parados.

WADIH MUTRAN (PP) - Diz que todas as bancadas da Casa são favoráveis ao substitutivo. Informa que se deve votar o projeto em primeira discussão para que este não fique parado e, depois ser apresentado um substitutivo de interesse de todos.

WADIH MUTRAN (PP) - Alega que não obrigou o PT a votar favoravelmente. Explica que para haver andamento o projeto deve ser votado em primeira discussão.

59ª Sessão Ordinária (11/08/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Parabeniza os advogados do Brasil pela comemoração de seu dia hoje. Faz referência à fala do Vereador João Antônio, sobre declaração do Secretário Andrea Matarazzo na imprensa sobre atendimento de pedidos de Vereador nas subprefeituras.

48ª Sessão Ordinária (10/06/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Concorda com o Vereador José Américo, mas diz que antes não havia invasões porque os alunos respeitavam os professores e a Polícia, hoje não mais. Diz que o Vereador Senival Moura falou da insuficiência das AMAs, mas é do mesmo Partido que o Presidente da República, responsável pelo INSS e pelo SUS, porém quem está atendendo os usuários do INSS e do SUS são as AMAs. Desafia, como desafiou o Vereador Paulo Fiorilo, o Vereador Senival Moura a visitar a AMA Lapa ou São Miguel. Declara que o Prefeito e a Secretaria da Saúde estão preparados para atender a população, não para atender usuários do INSS e do SUS. Garante que pode provar a aprovação de 95% do Governador Serra e de 90% do Prefeito Kassab, mas o PT não pode provar a suposta aprovação de 80% do Presidente Lula.

WADIH MUTRAN (PP) - Esclarece ao Vereador Ítalo Cardoso o problema do cartão único dizendo que estão cuidando da juventude de São Paulo. Explica que muitos pais sabem que se seus filhos tiverem dinheiro, comprarão bebidas, cigarros e outras coisas; então, não dão dinheiro aos filhos. Conta que esses garotos chamam três ou quatro colegas, pagam a passagem com o bilhete, ficam com o dinheiro dos colegas e compram bebidas e cigarros, fato que também ocorria quando existia o vale-refeição.

44ª Sessão Ordinária (28/05/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Rebate as declarações do Vereador Netinho de Paula sobre a poesia que consta de livro distribuído pelo Governo do Estado. Relata que ontem, em reunião da Corregedoria, o Vereador Ushitaro Kamia foi absolvido no processo que investiga se ofendeu ou não o decoro parlamentar.

35ª Sessão Extraordinária (27/05/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Registra que a Corregedoria recebeu hoje o relatório do relator do assunto do Vereador Ushitaro Kamia. Informa que irá convocar reunião para deliberar sobre o relatório.

32ª Sessão Extraordinária (19/05/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Conta que, assistindo à televisão, soube que pacientes vêm do Rio de Janeiro se tratar em São Paulo, então o PT diz que a Saúde na Cidade está ruim, mas não cita as pessoas de outros Estados que vêm para São Paulo, que só está preparado para atender 12 milhões de pessoas, mas vem atendendo muito mais. Afirma que sobre o problema com um livro na Secretaria da Educação, o Governador assumiu a questão e ordenou o recolhimento em tempo hábil. Declara não serem como o Presidente Lula, alegando que o PT, quando interessa, não sabe nada; mas, quando interessa, sabe de tudo.

WADIH MUTRAN (PP) - Diz que projetos importantes são considerados ilegais, pois dão despesa. Sugere que se verifique no Regimento a possibilidade da criação de projetos de lei autorizativos, permitindo aos Vereadores expor suas ideias e enviá-las ao Prefeito, cabendo a ele verificar se o projeto é bom ou não para a Cidade.

WADIH MUTRAN (PP) - Parabeniza os argumentos dos Vereadores Ítalo Cardoso e João Antônio, pois se não for dado valor à Comissão de Constituição e Justiça, as inconstitucionalidades deixarão de ser corrigidas, acrescentando volume aos projetos sem condição de sanção pelo Prefeito. Sugere à Vereadora Mara Gabrilli que dê entrada a uma indicação para que o Prefeito elabore um projeto nos mesmos termos, provando que a ideia partiu da Vereadora. Diz que defenderá esse projeto.

30ª Sessão Extraordinária (12/05/2009)

PRESIDÊNCIA DO SR. WADIH MUTRAN SR. PRESIDENTE (Wadih Mutran - PP) - Passa ao item seguinte. - "PDL 07/2009, do Vereador ANTONIO CARLOS RODRIGUES (PR). Concede o Título de Cidadão Paulistano ao Professor Doutor William Abrão Saad. DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICAS. APROVAÇÃO MEDIANTE VOTO FAVORÁVEL DE 2/3 DOS MEMBROS DA CÂMARA". Solicita ao Secretário que proceda à leitura do parecer. - É lido o seguinte. "PARECER CONJUNTO DAS COMISSÕES REUNIDAS DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES E DE FINAÇAS E ORÇAMENTO SOBRE O PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 07/2009". Abre a discussão; encerra. Põe a votos o PDL 07/09; aprovado. Encaminha para promulgação. - "PDL 9/2009, do Vereador SOUZA SANTOS (PSDB). Dispõe sobre a outorga de Título de Cidadão Paulistano ao Pastor Jean Madeira, e dá outras providências. DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICAS. APROVAÇÃO MEDIANTE VOTO FAVORÁVEL DE 2/3 DOS MEMBROS DA CÂMARA".

35ª Sessão Ordinária (07/05/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Declara que a Associação Imobiliária Brasileira ajudou a financiar sua campanha eleitoral de forma legal. Oferece aos Vereadores beneficiários de doações da AIB uma declaração do presidente da empresa de que não feriu a legislação eleitoral.

29ª Sessão Extraordinária (06/05/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Informa que o PP é favorável ao projeto, pois assumiu esse compromisso com o Prefeito. Diz acreditar que os Vereadores trabalharão para aprovar o projeto ainda hoje. (Palmas).

33ª Sessão Ordinária (05/05/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Recorda que o Prefeito Kassab está destinando verbas para a expansão do Metrô, o que não foi feito nas gestões de Erundina e Marta. Exorta os colegas a colaborar para que as obras prometidas sejam concluídas. Parabeniza Serra e Kassab.

26ª Sessão Ordinária (15/04/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Sugere que o Vereador Arselino Tatto apresente documentos provando qual clube na Cidade não tem concessão da Prefeitura. Defende que o Corinthians representa bem a Cidade e o Estado e tem todos os méritos para ganhar a concessão e as obrigações pertinentes à ela. Considera que talvez seja mais barato conceder o Estádio ao Corinthians do que a Prefeitura administrá-lo.

23ª Sessão Extraordinária (15/04/2009)

Wadih Mutran (PP) - Estranha que o Vereador João Antônio não entenda que está em aprovação uma lei para a concessão das praças na Cidade e que o projeto de construção virá depois, para aprovação ou não da Casa. Diz que se deve discutir a Lei de Licitação para as praças.

22ª Sessão Extraordinária (14/04/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Defende que o Projeto atinge o âmbito social e visa proporcionar aos Presidentes de entidades sociais mais dignidade na locomoção para execução de trabalhos assistenciais.

21ª Sessão Extraordinária (08/04/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Cita o Vereador Aurélio Miguel e o Secretário de Transportes. Convoca os membros da Comissão de Finanças e Orçamento para uma reunião. Lembra que o Corregedor tem de manter sigilo e só pode tomar alguma iniciativa se houver denúncia, por escrito, com provas anexadas contra um Vereador ou partido. Propõe o aumento da competência da Corregedoria para que iniciativas possam ser tomadas mediante denúncias noticiadas pela imprensa.

22ª Sessão Ordinária (02/04/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Volta ao assunto da verba de custeio para lembrar que a Casa economiza mais de 1,5 milhão de reais desde que aprovou o sistema.

WADIH MUTRAN (PP) - Diz que não tem obrigação de divulgar na Internet como gastou as verbas concedidas pela Câmara, mas, sim, de prestar contas à Tesouraria. Acha que tal divulgação não tem nenhum valor jurídico. Desafia o jornalista da Rádio Bandeirantes a provar que há um funcionário na Câmara ganhando 42 mil reais.

19ª Sessão Extraordinária (01/04/2009)

Wadih Mutran (PP) - Declara ser impossível discutir um projeto com o PT indo à tribuna para atacar. Relembra que tudo já foi discutido com os moradores. Demonstra como seria importante que os comerciantes da Santa Ifigênia entrassem em acordo com a Prefeitura quanto à construção de um shopping.

18ª Sessão Extraordinária (01/04/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Informa, como Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, que foi criada uma comissão para investigar os problemas com medicamentos; e não sabe o resultado. Relata que denúncias vindas da Imprensa não são motivos para chamar o Secretário, pois há publicações de inverdades, como a denúncia feita à Câmara por meio do programa do Datena. Conclui que se deve acreditar somente no que é mostrado pelo Vereador Aurélio Miguel, e depois analisar.

WADIH MUTRAN (PP) - Fala que ouviu o Vereador Arselino Tatto querendo responsabilizar o Prefeito por essa insegurança, quando na verdade, o maior responsável é o Presidente Lula. Afirma que a falta de segurança não é somente em São Paulo, sendo assim, não cabe acusar o Governador Serra e o Prefeito Gilberto Kassab. Diz que PT não é dono do Brasil.

19ª Sessão Ordinária (26/03/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Considera absurda a afirmação, ouvida de várias pessoas, de que pedofilia é doença.

WADIH MUTRAN (PP) - Insiste que, se pedofilia é doença, não aceita que criança seja o "remédio".

Wadih Mutran (PP) - Diz ao Vereador Alfredinho que FHC fez a população voltar a viver de trabalho, não mais de juros de poupança. Critica que o Presidente Lula dá dinheiro para pessoas que não trabalham e deixa que banqueiros cobrem juros de 13,5%.

WADIH MUTRAN (PP) - Reporta-se ao caso de homem que foi flagrado roubando no cemitério e, por ser da televisão, declarou-se doente para não ser preso. Diz que não concorda com essa tese e vai brigar para que isso não aconteça mais na Cidade.

16ª Sessão Extraordinária (25/03/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Manifesta que, quando o Prefeito esteve na Casa para tratar do projeto, havia explicado que toda concessão passaria pela Câmara para aprovação. Fala que não aceita que alguns de seus colegas falem que o Prefeito Kassab está enfiando a propositura goela abaixo.

13ª Sessão Extraordinária (17/03/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Encaminha pela rejeição do veto por entender que o projeto vai diminuir a violência e proteger a sociedade.

13ª Sessão Ordinária (10/03/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Informa ao Vereador Ítalo que a Sabesp joga no Rio Tietê toneladas do lodo resultante da decantação da água tratada. Julga que não se pode acusar o Prefeito por eliminar uma biblioteca para fazer salas de aulas, porque S.Exa. segue orientação da direção da creche.

7ª Sessão Extraordinária (19/02/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Informa que não tem como orientar sua bancada. Diz que orientaria os Vereadores novos, no sentido de votar "sim", pois ninguém participou do Orçamento de 1997. Questiona sobre como alguém pode votar algo que não conhece. Acredita que cada Vereador tem a liberdade de votar como quer. Afirma que é uma votação de questões políticas, para ferir o Sr. Paulo Maluf.

WADIH MUTRAN (PP) - Esclarece ao Vereador Netinho que se referiu aos "Vereadores novos", àqueles que estão em exercício desde 1997. Explica que o Tribunal de Contas aprovou as contas do ex-Prefeito Celso Pitta, e acredita que essa aprovação é pelo fato de não haver irregularidades. Avisa ao Vereador Netinho que os dois têm os mesmos poderes, os mesmos direitos. Parabeniza-o pela coragem.

WADIH MUTRAN (PP) - Avisa ao Presidente que o Vereador Hanna Garib foi o relator em 1997. Parabeniza o Vereador João Antônio por sua ascensão. Menciona que faltou o Vereador dizer que o Tribunal de Contas é uma Assessoria da Câmara Municipal de São Paulo. Ressalta que o Tribunal de Contas afirma que as contas estão corretas. Afirma ser amigo do Sr. Celso Pitta.

7ª Sessão Ordinária (17/02/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Indica seu próprio nome para representar o PP na CPI do IPTU.

WADIH MUTRAN (PP) - Ressalta ao Vereador João Antônio que o PP não está protegendo o Prefeito Kassab e que os Vereadores votarão CPI sobre poluição do solo, que é tema de interesse da população. Diz que a Câmara e o Prefeito não têm responsabilidade sobre preço da merenda, já que o assunto é regido pelas leis de licitação.

4ª Sessão Ordinária (10/02/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Fala sobre o pronunciamento do Presidente Dalton Silvano a respeito das questões de ordem serem decididas nas reuniões da liderança. Diz que essas questões não devem ser decididas nas reuniões de lideranças e sim no Regimento Interno.

WADIH MUTRAN (PP) - Agradece as informações prestadas. Pede ao Presidente para perguntar à assessoria da Mesa se nessa Legislatura que se inicia não existe precedente.

Wadih Mutran (PP) - Fala que ouviu uma entrevista do Vereador em relação à merenda escolar, parabenizando-o pelas respostas. Diz que os Vereadores têm de fiscalizar o que está errado. Nega que tenha falado que a merenda escolar estava boa conforme afirmou o Vereador Tripoli. Salienta que, investigando com o ex-Vereador Paulo Fiorilo, estiveram em vários lugares e estava tudo em ordem com a merenda. Fala que pretendem fazer uma CPI no sentido de investigar irregularidades.

4ª Sessão Extraordinária (10/02/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Explica que serão votadas as contas de 1997 do ex-Prefeito Celso Pitta.

3ª Sessão Ordinária (05/02/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Diz que a denúncia feita pelo Vereador João Antônio é improcedente, porque recorte de jornal não serve como prova.

Wadih Mutran (PP) - Esclarece que fiscalizou, ao lado do Vereador Fiorilo, e constatou que o Governo Kassab fornece merenda escolar de qualidade às crianças, que estão mais sadias. Embora o PT diga que o Governo Kassab fornece uma salsicha para três crianças, alega que foi na época do PT que a merenda escolar era composta só de salsicha e frango.

Wadih Mutran (PP) - Responsabiliza o sistema de licitações pelos problemas denunciados.

1ª Sessão Ordinária (03/02/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Parabeniza o Líder da Bancada do PT pelo trabalho realizado em 2008 e deseja sucesso ao novo Líder; também parabeniza Vereador Claudio Fonseca pela reeleição.

1ª Sessão Extraordinária (03/02/2009)

WADIH MUTRAN (PP) - Diz que foi chamado de mentiroso pelo Vereador Ítalo Cardoso. Fala que foi a um hospital público e foi examinado pelo médico e não que tenha sido atendido na hora.

WADIH MUTRAN (PP) - Faz uma comparação entre um atendimento médico particular e um atendimento médico público, onde ele se consultou e teve um diagnóstico mais completo.

WADIH MUTRAN (PP) - Faz menção a reclamação de um Vereador do PT sobre atendimento à saúde. Diz que São Paulo tem o melhor tratamento de saúde do Brasil, e por isso é inevitável que venham pessoas de todo território nacional se tratar aqui. Com toda essa demanda é impossível o atendimento imediato.

WADIH MUTRAN (PP) - Discorre ter sido desafiado inúmeras vezes a conferir a saúde, os transportes e não recebeu críticas da população. Como Vereador está a disposição para visitar e verificar o atendimento à população de qualquer serviço prestado pela Prefeitura de São Paulo. Compara os índices de mortalidade do governo Petista com o do Sr. Prefeito Kassab.

WADIH MUTRAN (PP) - Diz que o nobre Vereador Roberto Tripoli não o entendeu corretamente. Repete o que disse anteriormente. Fala que defende a cidade de São Paulo fazendo críticas ou defendendo qualquer governo.

WADIH MUTRAN (PP) - Diz ter sido chamado de mentiroso.

1ª Sessão Solene (01/01/2009)

SR. PRESIDENTE (Wadih Mutran - PP) - Sessão Solene de instalação da 15º Legislatura da Câmara Municipal de São Paulo destinada ao compromisso e à posse dos Srs. Vereadores, do Sr. Prefeito, da Vice-Prefeita e a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Oradores: Cecilia de Arruda, Wadih Mutran, Agnaldo Timóteo, Jamil Murad, Gilberto Kassab, Alda Marco Antonio, Roberto Tripoli, Arselino Tatto, Cláudio Fonseca, Carlos Apolinario, Atilio Francisco, Claudinho de Souza, Eliseu Gabriel, Celso Jatene, Jooji Hato, José Olímpio, Claudio Prado, Aurélio Miguel, Marcelo Aguiar, Antonio Carlos Rodrigues, Juscelino Gadelha, Toninho Paiva, Dalton Silvano, Adilson Amadeu, Paulo Frange, Francisco Chagas, Milton Leite e José Police Neto.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo