Radar Municipal

Projeto de Lei nº 83/2012

Ementa

DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO DE SEMÁFOROS ANTIAPAGÃO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Autor

Aurelio Nomura

Data de apresentação

06/03/2012

Processo

01-0083/2012

Situação

tramitando

Comissões designadas

Tramitação

Encaminhamento

Encerramento

Processo encerrado em 30/11/-1 (TERMINO DE LEGISLATURA (ART. 275 REG. INT.))

Documentos

Links relacionados

Câmara Municipal de São Paulo (SPLegis)
Câmara Municipal de São Paulo (Biblioteca)

Redação original

"Dispõe sobre a instalação de semáforos antiapagão, no âmbito do Município de São Paulo, e dá outras providências"

A Câmara Municipal de São Paulo DECRETA:

Art. 1º Fica o Poder Público obrigado a instalar semáforos antiapagão, com sistema no-breaks ou outra tecnologia em todos os semáforos, situados no Município de São Paulo.

Parágrafo único. A Prefeitura Municipal de São Paulo deverá substituir ou modernizar todos os semáforos, no prazo de 05 anos, a contar da publicação desta Lei.

Art. 2º O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de 90 (noventa) dias, contados da data de sua publicação.

Art. 3º As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões, Às Comissões competentes."

"JUSTIFICATIVA

A cidade de São Paulo sofre constantemente com a falta de energia em razão das chuvas e, consequentemente os semáforos apagam. Também há problemas na fiação interligada ao semáforo e falhas internas do equipamento. A prefeitura não tem previsão para a instalação dos "no break", que suprem a energia elétrica nos caso de apagão. Até o momento, apenas um semáforo com essa tecnologia está funcionando na cidade.

Um semáforo é tão importante que não pode simplesmente falhar, ele tem ser imune a apagões. Conforme dados da CET, São Paulo dispõe de 45 equipes de manutenção de semáforos, e o tempo médio é de 5 horas para o atendimento das ocorrências.

De acordo com os dados da CET, só neste ano já houve 1.818 semáforos quebrados, em média 47 por dia. Com a instalação de semáforos mais modernos e com "no-break" a média de semáforos apagados por dia reduzirá dramaticamente.

Todavia, é atribuição do Município ordenar o trânsito urbano, através da correta e eficiente implantação da sinalização, de modo a zelar pela segurança dos munícipes, o que faz a presente proposta, na medida em que visa garantir o funcionamento dos semáforos mesmo na ausência de energia elétrica.

Diante dos fatos expostos, espero contar com o apoio dos nobres Pares na aprovação deste projeto, em benefício da cidade.